Impressora 3D

10/01/2012 14h57 - Atualizado em 21/09/2015 17h26

O que é e como funciona a impressora 3D?

Gabriela Viana
por
Da redação

As impressoras 3D conseguem imprimir qualquer tipo de coisa utilizando a tecnologia de impressão tridimensional. Os materiais usados na impressão costumam ser resina plástica e modelagens com laser, e sua estrutura é de metal. Ao fazer a leitura de arquivos para impressora 3D, é possível criar os mais diversos tipos de objetos, como peças decorativas, alimentos e até mesmo tatuagem.

Conheça as impressoras 3D que copiam figuras ‘perfeitas’ e coloridas

No Brasil, é possível encontrar versões mais baratas, por menos de R$ 1 mil, como as da iBox Nano, Peachy Printer, entre outros. As máquinas fazem sucesso, principalmente, em feiras e exposições que atraem curiosos por saber como funciona a impressora 3D, e para quem quer abrir um negócio.

impressora 3d (Foto: Marcelo Paiva/TechTudo)Impressora 3D exposta em evento (Foto: Marcelo Paiva/TechTudo)

Se antes era necessário desenhar um determinado produto para depois projetá-lo e, somente então, poder produzir um protótipo, as impressoras 3D fazem todo este trabalho apenas com cliques no computador. Basta ter um aplicativo que desenvolva objetos em 3D, como o AutoCad, por exemplo.

Além de rápidas, as impressoras não apresentam materiais tóxicos na fabricação, e os materiais utilizados para a impressão não se deformam com o tempo. O equipamento, que já era utilizado por grandes empresas, chegou com alto custo para o público, mas vem diminuindo o preço gradativamente, e hoje já existem modelos bem acessíveis no mercado.

Há pouco mais de dez anos atrás, quando foi criada, para adquirar a tecnologia, era necessário desembolsar cerca de 30 mil dólares. Em 2009 já podia-se encontrá-la por cinco mil dólares e hoje, é possível adquirir um modelo tradicional simples por menos de R$ 700. Essa popularização permitiu a aquisição não só para produção industrial, mas também para uso pessoal.

chocolate-impressora-3d-home (Foto: Divulgação/EPSRC)Chocolate produzido por uma impressora 3D (Foto: Divulgação/EPSRC)

A evolução das impressoras 3D já alcançou níveis elevadíssimos, tornando possível até mesmo a impressão de alimentos e, até mesmo, imprimir tatuagens na pele.

Além destas possibilidades de uso, as impressoras 3D também estão sendo estudadas para fins medicinais. Calçados e palmilhas projetados especialmente para pessoas que sofrem com problemas ortopédicos, são algumas criações possíveis. Além disso, cientistas já apresentaram modelos capazes de reproduzir tecidos e ossos humanos tridimensionais, que podem auxiliar - a príncípio sem efeitos colaterais – em tratamentos diversificados.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D?
Descubra no Fórum do TechTudo.

Veja como funciona uma impressora 3D no vídeo abaixo:


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Erick Amaral
    2013-12-08T11:41:36

    tecnologia fantástica ! Mais um prova que demonstra o avanço incrível da tecnologia !

  • Filipe Ballesté
    2012-01-10T16:03:39

    Quem diria que essa tecnologia já existe a tanto tempo hein.... Muito Legal