TechTudo

10/01/2012 14h57 - Atualizado em 22/03/2013 15h55

O que é e como funciona a impressora 3D?

Gabriela Viana Da redação

A gama de produtos tridimensionais disponíveis no mercado é enorme. Mas você já imaginou poder imprimir o que quiser em três dimensões? É essa a proposta da impressora 3D, equipamento que faz uso de técnicas variadas – da deposição de resina plástica a modelagens com laser - para construir objetos.

As fascinantes impressoras 3D já podem ser adquiridas para uso pessoal (Foto: Divulgação)As fascinantes impressoras 3D já podem ser
adquiridas para uso pessoal (Foto: Divulgação)

Se antes era necessário desenhar - em variadas perspectivas - um determinado produto, para depois projetá-lo e somente então, poder produzir um protótipo, as impressoras 3D permitem a criação de um primeiro molde através de cliques no computador. Basta ter um aplicativo que desenvolva objetos em 3D, como o AutoCad, por exemplo.

Ágeis, as impressoras contam ainda com mais benefícios, como a ausência de materiais tóxicos na fabricação, o acabamento e a economia de tempo na prévia do primeiro molde. O equipamento, que já era utilizado pelas grandes empresas, ainda conta com um quesito mais atraente: a redução do preço.

Desde a sua introdução, a cerca de dez anos atrás, o equipamento teve drásticas quedas de valor - de 30 mil a cinco mil dólares, em 2009, podendo chegar a menos de mil, em um futuro próximo. Essa popularização permitiu a aquisição do equipamento não só para produção industrial, mas também para uso pessoal. Esse processo tornou possível a personalização de objetos pessoais por parte do consumidor, e a redução de custos para o pontapé inicial em um pequeno negócio.

Mas engana-se quem pensa que o equipamento somente funciona para a criação de primeiros moldes. As impressoras tridimensionais são capazes de construir peças mais complexas – em cera, resina e cerâmica - e até mesmo prontas, como capas de celulares, dobradiças e bonecos, menores que um centímetro e em tamanho real. A durabilidade dos produtos fica por conta pela flexibilidade dos materiais utilizados para a impressão, que não se deformam com o tempo.

A evolução das impressoras 3D já alcançou níveis elevadíssimos, tornando possível a criação de um avião não tripulado, que decolou vôo dias após ficar pronto. A aeronave, que funciona com um motor elétrico, foi desenvolvido pela Universidade de Southampton, no Reino Unido. Outra novidade na evolução do equipamento é a mini-impressora 3D, a base de resina. Desenvolvida por dois engenheiros da Universidade de Viena, na Áustria, o modelo é leve – cerca de 1,5 Kg - e pequeno, perfeito para a criação de objetos pessoais.

A mini-impressora 3D é um dos modelos mais leves do mercado (Foto: Divulgação)A mini-impressora 3D é o menor e mais leve
modelo do mercado (Foto: Divulgação)

Além das grandes possibilidades de uso, as impressoras 3D estão sendo estudadas para fins medicinais. Calçados e palmilhas projetados especialmente para pessoas que sofrem com problemas ortopédicos, são algumas criações possíveis. Além disso, cientistas já apresentaram modelos capazes de reproduzir tecidos e ossos humanos tridimensionais, que podem auxiliar - a príncípio sem efeitos colaterais – tratamentos diversificados.

  

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Erick Amaral
    2013-12-08T11:41:36

    tecnologia fantástica ! Mais um prova que demonstra o avanço incrível da tecnologia !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Filipe Ballesté
    2012-01-10T16:03:39

    Quem diria que essa tecnologia já existe a tanto tempo hein.... Muito Legal

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Erick Amaral
    2013-12-08T11:41:36

    tecnologia fantástica ! Mais um prova que demonstra o avanço incrível da tecnologia !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Filipe Ballesté
    2012-01-10T16:03:39

    Quem diria que essa tecnologia já existe a tanto tempo hein.... Muito Legal

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade