Internet

05/01/2012 10h34 - Atualizado em 05/01/2012 10h39

O que é moodle?

Claudia Sardinha
por
Para o TechTudo

O Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, ou seja, Ambiente de aprendizado Modular Orientado ao Objeto) é um sistema de gerenciamento de aprendizagem. Ele é voltado para a web, onde os professores podem criar salas de estudo online, disponibilizar material didático e propor tarefas interativas como fóruns, criação de wikis e testes. Para os alunos esse ambiente facilita a troca de conhecimento e de arquivos multimídias.

moodleTela inicial de configuração da ferramenta de E-learning do Moodle. (Foto: Reprodução)

É um sistema colaborativo, de código livro e gratuito, que permite a criação e a administração de cursos na Web. Começou na década de 90, criado por Martin Dougiamas que era Webmaster na Curtin University of Technology na Austrália e responsável pela administração do LMS, usado pela Universidade naquela época. A versão oficial saiu em 2002

Participantes (usuários):

Os participantes requeridos para o uso do sistema são o Administrador – responsável pela administração, configurações do sistema, inserção de participantes e criação de cursos; o Tutor – responsável pela edição e viabilização do curso e os Estudantes.

Todos usuários possuem apenas um login de acesso geral para todos os cursos. Isso permite, por exemplo, que um usuário seja aluno em um curso e professor/tutor em outro.

Formatos de cursos

O Moodle permite criar três formatos de cursos: Social, Semanal e Modular. O curso Social é baseado nos recursos de interação entre os participantes e não em um conteúdo estruturado. Os dois últimos cursos são estruturados e podem ser semanais ou modulares. Esses cursos são centrados na disponibilização de conteúdos e na definição de atividades. No Semanal informa-se o período em que o curso será ministrado e o sistema divide o período informado, automaticamente, em semanas. No Modular informa-se a quantidade de módulos.

tela_moodleTela do Moodle, ferramenta de e-learning para alunos online. (Foto: Reprodução)

Como usar

Usar o moodle é bem fácil. Para que tudo isso funcione, o moodle deve ser instalado num servidor onde todos terão acesso. Mas isso não precisa ser local, ou seja, dentro da escola o universidade. Existem sites que oferecem esse serviço de forma gratuita. Seria mais como criar um blog usando o blogger, por exemplo. Daí é só criar o seu ambiente personalizado, cadastrar quem irá participar e pronto. Então acesse http://moodle.org/ e experimente essa excelente ferramenta de estudos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares