19/01/2012 15h56 - Atualizado em 14/06/2016 15h20

O que é phishing e malware

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

O ambiente virtual está contaminado por pragas que se proliferam na velocidade da luz. Para se proteger delas, é preciso entender o que é cada uma e como agem e funcionam. Os vírus no seu computador podem apagar todo o tipo de conteúdo existente e contaminar outros dispositivos. Além disso, seus e-mails e redes sociais também podem estar correndo perigo. 

Como eliminar vírus do computador e do celular com o Malwarebytes

Phishing 

Phishing
é um tipo de golpe eletrônico com objetivo de furtar dados pessoais, como número de CPF e dados bancários.

Spam (Foto: Divulgação)Spam (Foto: Reprodução)

Phishing por e-mail

E-mails estranhos com mensagem de depósitos ou de sorteios de prêmios são muito comuns hoje em dia. Geralmente, esses e-mails contam com um link malicioso que leva a uma página sem sentido. Esse tipo de golpe instala programas chamados cavalo de troia nos computadores. Uma vez instalado, esse programa monitora praticamente qualquer atividade do usuário e capta dados importantes.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

iPhishing

iPhishing é uma variação do tradicional Phishing. Essa variação é responsável por explorar deficiências de segurança em dispositivos modernos. Sua manifestação mais comum é o envenenamento do DNS. Esse procedimento proíbe o usuário de acessar alguns sites, sendo possível acessar somente os programados.

Phishing (Foto: Divulgação)O que é Phishing? (Foto: Divulgação)

Ataque por mensageiros instantâneos

A contaminação de mensageiros instantâneos acontece de forma semelhante a dos e-mails: através de um link que, se clicado, instala um programa malicioso capaz de capturar os dados do usuário. O grande perigo são as máquinas de seus contatos que, caso infectadas, enviam links igualmente problemáticos para contaminar toda sua lista.

Sites de relacionamento

Sites de relacionamento são um dos pratos preferidos dos estelionatários virtuais. Isso acontece pelo número de compartilhamentos realizados nesta redes, e pelo nível alto de confiança que os usuários geralmente depositam nestes ambientes.

É muito fácil fazer um link ser clicado em uma rede social, e a contaminação por meio dos sites de relacionamentos é bastante comum.

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.  

O que é Malware?

Malware (espécie de apelido para o termo malicious software) é um programa que tem por objetivo capturar informações de um computador de forma ilícita ou, ainda, danificar o sistema.

Entre os tipos mais comuns de malwares, estão os vírus, que se propagam infectando outras máquinas com cópias de si próprios; o trojan, geralmente são programas disfarçados que executam atividades maliciosas; o spyware, que coleta informações de forma não autorizada; entre muitos outros tipos.

Como se proteger

A primeira medida a ser tomada é uma avaliação criteriosa do que você irá abrir ou não. E-mails com remetentes desconhecidos, links de amigos nos mensageiros (sempre pergunte se é a pessoa mesmo que está enviando), bem como promoções absurdas são as formas mais comuns de ataque. Na dúvida, devem ser sempre deletados imediatamente. Outra medida, não menos importante, é a instalação de um bom antivírus e antispyware, que eliminarão os programas tendenciosos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares