TechTudo

10/01/2012 08h53 - Atualizado em 22/10/2013 18h16

O que é SSL?

Marcela Vaz
por
Da redação

SSL é a abreviação de Secure Sockets Layer, ou seja, uma ferramenta de encriptação de páginas antes de serem transmitidas pela internet que autentifica as partes envolvidas. É muito utilizada para pagamentos online com cartão de crédito. Diversas versões dos protocolos de segurança estão em uso generalizado em navegação na web, serviços de e-mail, mensagens instantâneas e VoIP.

O SSL versão 3.0 foi lançado em 1996 e serviu posteriormente de base para o desenvolvimento do TLS versão 1.0, um protocolo padronizado da IETF originalmente definido pelo RFC 2246. "A criptografia torna muito difícil que pessoas não autorizadas compreendam informações transmitidas entre dois computadores. Portanto é muito improvável que alguém tenha interceptado esta página durante a transmissão pela rede", esta é a mensagem que o Mozilla Firefox exibe ao detectar um certificado de segurança SSL em uma página.

Mensagem que o Mozilla Firefox exibe ao detectar um certificado de segurança SSL em uma página. (Foto: Reprodução/ TechTudo)Mensagem que o Mozilla Firefox exibe ao detectar um certificado de segurança SSL em uma página. (Foto: Reprodução/ TechTudo)

Como saber se um site é confiável

Para saber se o site que você está acessando possui certificados de segurança, que garantirão que os dados da sua conta bancária, por exemplo, não sejam interceptados por terceiros, basta acessar na barra de menu do navegador (pode ser Internet Explorer, Opera, Mozilla Firefox, Google Chrome etc.) , "Arquivo", "Opções" ou "Ferramentas" - varia conforme o browser e sua versão - e clicar em "Propriedades da página". Na janela que se abrirá, procure pelo item "Segurança", onde é informado se aquele site é confiável e qual seu nível de segurança.

Outra forma de detectar rapidamente se o site é confiável é verificar se no lugar de "http", no enderço da página, está a forma "https", onde o "s" significa "seguro", como a página do Android Market. Outro recurso é o cadeado que algumas páginas exibem na barra de endereço; se a página estiver com o cadeado, pode ser considerada segura.

Protocolos

Ao acessar uma página com criptografia, algumas vezes é exibida uma mensagem para validação do certificado. A verificação permitirá que seja confirmado se o certificado é confiável, válido e se está relacionado com o site que o enviou. Se sua confiabilidade não for confirmada, no entanto, é possível acessar o site de qualquer forma, embora, não seja um ambiente seguro.

Protocolo de segurança da página "Aluno online" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). (Foto: Reprodução)Protocolo de segurança da página "Aluno online" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). (Foto: Reprodução)

Dentre os algoritmos e sistemas criptográficos estão os assimétricos ou de chave pública, como curvas elípticas, Diffie-Hellman e DSA de curvas elípticas, além dos simétricos, como Máquina Enigma (Máquina alemã de rotores utilizada na 2a Guerra Mundial) e RC4 (um dos algoritmos criados pelo Prof. Ron Rivest). Quanto aos sistemas open source, pode-se citar PGP, GPG e SSL.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares