Sistemas Operacionais

30/01/2012 09h57 - Atualizado em 31/01/2012 19h57

Perigos de acessar Wi-Fi público

Gustavo Ats
por
Para o TechTudo
Símbolo de Wi-Fi (Foto: Divulgação)Símbolo de Wi-Fi (Foto: Divulgação)

É comum encontrar shoppings, cafés, aeroportos e restaurantes que disponibilizam Internet sem fio gratuita para seus clientes, mas essas facilidades trazem efeitos colaterais perigosos para a privacidade dos usuários das redes Wi-Fi públicas. Acontece que nem sempre os estabelecimentos se preocupam com a segurança dos dados das pessoas que acessam. É justamente esta falta de preocupação que se torna um prato cheio para pessoas mal intencionadas.

Isso porque existem várias formas de ataques através das redes sem fio, e a maior parte delas pode ser executada até por pessoas com pouco conhecimento de Informática. Então, cabe ao usuário conhecer e saber como se proteger desses ataques.

Rede Fantasma

A forma mais comum de se conseguir dados de usuários desavisados é criar uma rede Wi-Fi falsa com um servidor de nomes (DNS).  Ao se conectar nesses servidores e acessar um site importante (e-mail, redes sociais e transações financeiras), o DNS “engana” o computador fazendo com que ele acesse uma página clonada para que o usuário deposite suas informações em um banco de dados particular.

Com essas informações, o dono do servidor pode acessar seu e-mail, suas redes sociais e até mesmo fazer transações bancárias em seu nome.

Sniffer

Sniffer é um programa ou um dispositivo dedicado especializado em interceptar pacotes de dados numa rede. Esses dispositivos conseguem capturar dados como conversas de mensagens instantâneas, senhas não criptografadas e arquivos enviados e baixados do seu computador.

Os Sniffers são praticamente indetectáveis para quem utiliza o Windows, e mesmo os usuários Linux tem certa dificuldade para encontrar ferramentas de detecção.

Ataques de Xploits

Todo sistema possui falhas, e são justamente essas falhas que podem ser exploradas por hackers antes mesmo da empresa responsável pelo software lançar um patch de correção. Dependendo da gravidade das falhas de segurança, o hacker pode ter acesso completo ao seu computador.

Cuidados

Conhecendo os ataques é bem mais fácil saber quais são os cuidados a se tomar para não cair nas armadilhas de redes sem fio desprotegidas. Além das dicas de sempre, como manter antivírus, firewall, sistema operacional e demais softwares atualizados, é importante:

. Verificar se a rede sem fio é mesmo a rede oferecida pelo estabelecimento. Em locais como shoppings e aeroportos, qualquer um com um laptop pode simular uma rede sem fio e criar uma rede duplicada. Vale a pena perguntar ao atendente qual é o nome da rede e conferir com aquele que você está tentando acessar.

. Desabilitar os compartilhamentos de arquivos e impressoras, pois eles aumentam as portas abertas em seu computador.

. Verificar se o site realmente é o que parece.

. Digitar a senha errada de propósito na primeira vez. Se o site não der o erro que você está acostumado a ver, desconfie.

. Evitar fazer transações financeiras nesse tipo de ambiente.

Em alguns casos, a melhor saída é optar por não usar as redes Wi-Fi públicas com frequência. Se você realmente precisa utilizar a Internet fora de casa, é recomendável a compra de um Modem 3G.

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiano Palmer
    2012-01-30T16:53:05

    Os Anonymous são a favor do roubo de propriedade intelectual, então são a favor de qualquer roubo!

  • Geogia Nascimento
    2012-01-30T15:38:59

    Uma matéria tão bacana dessa...pra que se importar com foto? ts ts ts

  • Bruno Técnico
    2012-01-31T22:02:08

    Nossos comentários são de peso, tiraram a foto dos anonymous. Oo (Nossa, esse é o pior captcha do mundo)

  • LUIZ BRANDAO
    2012-01-31T20:35:45

    Pior que colocar a foto do Anonymous é botar a legenda como ''Grupo cracker Anonymous'' lol

  • Bruno Técnico
    2012-01-31T14:49:18

    TechTudo, pelo amor de Deus, não exagerem,q uerem traumatizar os usuários de internet wi-fi?? ''-- Colocaram a foto dos Anonymous representando a ameça da rede Wi-Fi (se eles invadem sistemas, que tem centenas de especialistas á protegendo, uma rede Wi-Fi é meu na chupeta).

  • Daniel Benicio
    2012-01-30T20:06:29

    já usei várias redes públicas q nunca aconteceu isso comigo! mas á partir de hoje vou usar o menos possível dpois dessa informação!!

  • Danillo Maciel
    2012-01-30T12:19:11

    Não sei porque colocaram uma imagem dos Anonymous na matéria. Pra que isso? Os Anonymous não vão se aproveitar de uma brecha no WI-FI para hackear sua conta bancária. Eles não fazem esse tipo de coisa, isso é um enorme preconceito. Anonymous não são um grupo de hackers, Anonymous é uma ideia, que qualquer um pode ser. É a ideia de que devemos acabar com estes governos corruptos, que devemos acabar com as injustiças que este serviço capitalista totalitário nos trás. Isso é Anonymous. Desinformados.