23/02/2012 12h16 - Atualizado em 23/02/2012 19h26

5 coisas que não se deve falar no Facebook

Carol Fernandes
por
Para o TechTudo

É preciso pensar com cuidado antes de divulgar informações na Internet. Embora as interações nas redes sociais sejam geralmente informais, não dá para saber ao certo o alcance das suas publicações. Por isso, o TechTudo selecionou algumas atitudes que devem ser evitadas no Facebook.

Nunca fale mal da empresa que trabalha ou do chefe no FacebookNunca fale mal da empresa que trabalha ou do chefe no Facebook (Foto: Divulgação)

1. Evite falar besteiras para parecer engraçado

Empresas de RH têm utilizado o Facebook como parte dos seus processos seletivos. Escrever besteiras nas redes sociais pode acabar com a chance de ser efetivado em alguma empresa. Por isso, use o bom senso e procure utilizar o seu perfil no Facebook como um curriculum vitae.

2. Nunca fale mal da empresa que trabalha ou do chefe

Não gostar do ambiente de trabalho ou do chefe não é nenhum crime, mas escrever nas redes sociais que o "supervisor é um mala", a "empresa é ruim" e "não está com vontade de trabalhar", atrapalha a carreira profissional, ou pior, pode resultar em uma demissão. Lembre-se: apesar de você não ter o chefe ou colegas de trabalho no Facebook, não significa que eles não consigam acessar as informações que você posta sobre o ambiente de trabalho.

3. Não revele seu paradeiro

Evite falar, em tempo real, o que você está fazendo, mesmo que as férias estejam ótimas. Contar onde e com quem você está pode mesmo ser perigoso, já que criminosos podem monitorar o que você divulga nas redes sociais.

4. Evite postar no mural o que deveria ser dito de maneira privada

Algumas pessoas adoram mostrar que são interessantes diante daqueles que as observam. Se você vai dar uma festa e quer convidar alguém, faça-o privadamente. Nem todo mundo precisa conhecer a lista de convidados e os detalhes da festa. Assim, você evita uma grande exposição e possíveis penetras.

5. Procure não queixar-se

Todo mundo tem dias ruins. Mas não é preciso fazer do Facebook um diário com desabafos e queixas. Se tem algo a dizer a alguém, fale pessoalmente, não no mural. Se tudo deu errado, deixe para desabafar com um amigo de forma privada. Não se torne uma pessoa inconveniente ao transformar as tragédias pessoais em públicas.

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Cristiano Oliveira
    2014-03-11T16:35:33

    Mas o que é isso á nossa constituição e as leis, a sociedade incentivando as pessoas á menir e negar o que aconteceu. quando uma pessoa cometes vários crimes ela não deve ser bem vista na sociedade como se nada tivesse acontecido, lembrando que é á justiça quem vai ver isso,mas á confiança no caso nesta empresa deve ser perdida.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elizete Piccoli
    2012-02-24T07:24:14   , respondido respondido 2014-03-11T16:11:12

    não devemos falar mal da empresa que trabalhamos, se não serve procure outro emprego

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Elizete Piccoli
      2012-02-24T07:24:14   , respondido respondido 2014-03-11T16:11:12

      De certa forma não e tão simples assim, somente mudar de empresa, a verdade não pode ser negada e á questão da prova como está no código penal só contribui para que o crime organizado(o tráfico de drogas)e uma pessoa pense,planeje e articule o que vai fazer e depois sumam com as provas, o erro, o crime primeiro deve ser evitado á todo custo e não você fez vai pagar .

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Idelvan Adelino
    2013-02-21T14:18:22

    Ótimas dicas, pois nem sempre á gente tem noção do que deve e o que não deve, ser dito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Glaucia Chagas
    2012-02-26T22:29:03

    As pessoas que não concordam de jeito nenhum é porque provavelmente nunca foram prejudicados e na verdade nem pensam nessa possibilidade. Tem que ser comedido sim em redes sociais, mas caso não queira, tudo bem, cada um que decide, contudo se algo vier a dá errado depois o prejudicado vai a pessoa mesmo, fato.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luana Mendonca
    2012-02-24T08:16:21

    Acredito que apesar de ser uma rede social e que estamos entre amigos, temos sim que tomar cuidado com o que postamos no Face... Como pessoas inteligentes que somos muitas vezes temos opiniões diferentes e geralmente quando expressamos essas opiniões em uma rede que além dos nossos amigo mais pessoas conseguem acessar, podemos causar discórdias e muitas vezes violência por causa de uma simples postagem no Face. Também defendo que certas coisas devem ser ditas sigilosamente. Não é ser hipócrita eu acho, é respeitar o direito dos outros e não ofender ninguém, mesmo sem querer...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Resende
    2012-02-24T07:55:07

    Hipocrisia total, não é? Por isso que o serviço público ainda é uma boa opção para quem não quer ser imoral. Seguir esses conselhos aí, não é participar de uma rede social. É simplesmente preencher um curriculum online. Coisas para robozinhos de gravata...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yaharam Bishum
    2012-02-24T03:15:30

    Ah, mandem também a cópia da lista dos políticos que eles corrompem!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciana Santos
    2012-02-24T03:05:51

    sem noção isso, face é lugar de interagir com as pessoas não é a chatice de um curriculo. SEM Noção!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Flavia Vieira
    2012-02-23T23:56:36

    Seja escravo, finja um sorriso no rosto e ganhe mal! Desculpe... não sou obrigada a ficar mostrando meu perfil para ninguém que esteja fora da minha rede de "amigos" tanto que deixo bloqueado para visitante externo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • thomas silva
    2012-02-23T22:54:20

    Nossa!!! não tem que tirar nem por, o comentário do Vinicius Mello é perfeito. Depois que se ve algumas noticias bizarras do facebook como ser preso ou que morreram. Ter algo assim é borrice mesmo. Se for ter, então use o LinkedIn, que é para contato profissional, afinal, já que estão usando as outras para isso, não pode falar nada que vc é crucificado. Perder vaga de emprego! ser demitido! Preso!. Vamos mudar a frase "Parado! tudo que você digitar será usado contra você"

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Inelva Andrighetti
    2012-02-23T22:49:02

    Concordo, em número, gênero e grau. Dica perfeita, pois, quem posta tudo, com certeza, está correndo perigo. Cuidado, nunca é demaissss!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aline Barbosa
    2012-02-23T21:45:29

    sera possivel um absurdo desses naum se pode nem mais ser inconveniente...então p/q serve redes sociais?sò para dizer mentiras e naum oq realmente estamos pensando ou sentindo!!!!afff

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Amanda Alves
    2012-02-23T19:15:31

    vixi....rsrsr....to toda errada*

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Mello
    2012-02-23T19:15:28

    ou façam como eu, não tenham facebook, nem orkut nem twiter, a não ser que você precise dele para alguma informação útil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marco Gomes
    2012-02-24T10:16:16

    Na verdade o melhor é desligar o computador e ir receber conteúdo de qualidade na TV Globo. #sarcasm

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wallace Ferreira
    2012-02-24T09:39:51

    MATÉRIA BOA..:) como minha amigo ali falo (Luciana Santos) o face ñ é para vc ficar fornecendo varios dados pessoais,tais como seu telefone,endereço e coisa e tal...oq foi dito na materia e realmente importante...tenq ter muito cuidado mesmo na hora de fazer essas coisas...vc pode estar trazendo o problema para vc mesmo(a) então se liga aqui...ñ forneça dado pessoal.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rosny Conrad
    2012-02-24T00:01:16

    Concordo plenamente, tenho visto cada postagem sem graça; queixando-se da vida, se minsibindo, reclamando ded coisas que não interessam a ninguém, cada papo furado e sem nexo, eu disse nexo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Belens
    2012-02-23T19:00:08

    descobriram a américa

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edilson Souza
    2012-02-23T16:01:09

    Isso sim é um serviço de ultilidade pública, valeu!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrique Brito
    2012-02-24T08:44:41   , respondido respondido 2013-10-01T15:28:02

    Carol Fernandes (autora da matéria), vou fazer pra voce um roteiro de cinco coisas que voce não deve fazer ao escrever uma matéria porque voce foi mal demais. "...como se fosse um curriculum vitae...." que lixo, bem de acordo com a globo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Henrique Brito
      2012-02-24T08:44:41   , respondido respondido 2013-10-01T15:28:02

      E quem é vc? Escreve onde? Sai daí invejoso!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário