03/02/2012 20h45 - Atualizado em 14/04/2014 10h48

Como escolher um roteador Wi-Fi para sua casa

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Se você procura um roteador de Internet sem fio para sua casa, algumas funções precisam ser observadas: qual é o padrão mais adequado para a velocidade? Como saber se o aparelho é seguro? E até mesmo levar em conta a potência do gadget. Neste tutorial, você vai aprender a fazer a melhor escolha de roteador wireless. Confira as dicas:

Como transformar um PC em um roteador Wi-Fi?

roteador (Foto: roteador)Roteador D-Link (Foto: Divulgação)

Para cada situação e finalidade, há uma série de configurações. Abaixo, o TechTudo preparou um artigo para você saber como escolher um roteador Wi-Fi para sua casa.

Velocidade

A velocidade do roteador não interfere na contratada pelo seu provedor. A do aparelho diz respeito à antena interna do roteador, que irá distribuir a conexão entre as máquinas conectadas.

Para pessoas que irão somente acessar a Internet para pesquisas, entrar em redes sociais e/ou conferir a caixa de correio, um de padrão G (802.11g), velocidade 54Mbps é suficiente. Já se a finalidade da conexão é transferir grandes quantidades de dados (como enviar ou receber muitos arquivos), assistir vídeos online ou jogar, o roteador, preferencialmente, deve ser um que obedeça ao padrão N (802.11n), que fornece velocidade de até 300 Mbps.

É válido, entretanto, ressaltar que a velocidade indicada pelo fabricante varia muito. Deve-se levar em conta, ainda, os obstáculos (como paredes) entre o roteador e os aparelhos.

Segurança

Outro fator importante a considerar é a segurança. É importante ter o cuidado de proteger os computadores, evitando invasão de pessoas com objetivos maliciosos. Para isso, há protocolos que evitam a entrada em sua rede. O mais interessnate é o WPA2, que possui funções firewall, controle de acesso, filtragem de conteúdo, entre outros. O protocolo é comum nos aparelhos vendidos atualmente, porém é sempre bom conferir.

Antena e potência

Se a sua rede será criada em um lugar muito grande e com várias barreiras como paredes, é preciso prestar atenção na dupla antena e potência, pois ela garantirá sinal forte e estável à conexão.

Outra dica é procurar saber, especialmente quem tem interesse em expandir a rede no futuro, se o aparelho possui uma antena capaz de ser substituída por outra de maior capacidade ou se é possível acoplar um amplificador de potência.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Sergio Amaral
    2013-06-18T08:26:34   , respondido respondido 2014-10-06T09:24:03

    Possuo internet wi-fi da NET, tenho que atualizar e realizar quais os procedimentos para tornar minha internet mais rapida?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Sergio Amaral
      2013-06-18T08:26:34   , respondido respondido 2014-10-06T09:24:03

      se o problema for no wifi, recomendo comprar um roteador e usar o da net só como modem! o aparelho wifi da net é um horror. aqui eu uso um tp-link para melhorar o sinal!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Raymundo Barbosa
    2014-01-03T14:13:27   , respondido respondido 2014-06-09T08:09:18

    O artigo não ajudou em nada, na verdade fiquei foi com mais duvida. Começa o artigo mostrando um D-Link que é amado e odiado por muitos, não uma boa e depois não respondeu a principal questão dos usuário que é: Qual o melhor roteador para uso domésticos ? mais de forma genérica, pois todo mundo tem notebook, smartphone, tablet etc. com sistemas Windows, Android, iOs, etc...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Raymundo Barbosa
      2014-01-03T14:13:27   , respondido respondido 2014-06-09T08:09:18

      Esse Dlink aí é incompatível com produtos da Apple (principalmente iPhone).

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jáderson Silva
    2014-05-05T10:41:55

    Sério Globo, não deixem publicar artigos assim por favor. Artigo sem conteúdo, não atinge seu objetivo e só confunde a cabeça dos usuários.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciana Guinancio
    2012-02-22T20:09:11   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:37

    Tenho um notebook sem wifi e quero comprar uma impressora wifi. Vou precisar comprar um adaptador wifi e um roteador? Pensei que só precisasse de um adaptador para o notebook, mas o vendedor me disse que preciso de um roteador também. É verdade? Obrigada!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luciana Guinancio
      2012-02-22T20:09:11   , respondido respondido 2013-10-30T10:38:37

      verdade, o roteador que vai fazer a "ponte(gateway)"entre seu notebook e a impressora. pois o adaptador só capta sinal wireless, ele não emite, portanto a impressora não se comunicaria com seu notebook.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Andressa Paiva
    2013-04-18T16:56:31

    Gostaria de uma indicação de um roteador para uma casa de 2 pavimentos, pegamos internet cabeada de um lan house. Se puderem ajudar por favor :)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Técnico
    2012-02-04T00:02:35

    Complementando: >>> Obstáculos: Vidraças e Isopor bloqueiam o sinal mais do que paredes. >>> Segurança: a filtragem de MAC impede que PCs não autorizados se conectem á rede. >>> Antena/sinal: caso queiram levar o sinal á um ponto mais distante, podem ser usados AP's (Access pPint), que são repetidores de sinal.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Barretao2012
    2013-09-29T17:31:26

    se possivel use dois roteadores ,um em cada pavimento,um mandando sinal sem fio ou com fio para o outro se necessario e possivel ,pra nao precisar gastar muito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Abreu
    2012-02-06T11:36:55

    CORRIGINDO: "Já se a finalidade da conexão é transferir grandes quantidades de dados (como enviar ou receber muitos arquivos), assistir vídeos online ou jogar, o roteador, preferencialmente, deve ser um" que tenha conectores RJ45 para cabeamento físico!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário