02/02/2012 20h30 - Atualizado em 02/02/2012 20h30

Movimento “Brasil sem Vírus” e onde os Macs ficam nessa

Larissa Herbst
por
Para o TechTudo

Os leitores do TechTudo já devem saber sobre o Movimento “Brasil sem Vírus”, já que o site vem promovendo uma série de ações, dicas e recursos para a “vacinação” das máquinas brasileiras através da conscientização do assunto.

Comercial de segurança da AppleComercial de segurança da Apple (Divulgação)

A questão aqui é que, quando falamos de vírus, usuários de Mac e Linux têm a resposta automática: a melhor solução é migrar para o sistema que eu uso! Eu mesma sempre enfatizo que essa é uma das grandes vantagens de usar o Mac OS X e ter mais segurança nas minhas máquinas.

Mas e aí? Diz a lenda que Linux é difícil de usar e Macs são muito caros. Apesar de termos o iPhone mais caro do mundo e a Apple Online Store com o mesmo título, há controvérsias em ambas as afirmações anteriores. Não vou, no entanto, entrar nessas questões. Não vem ao caso. A ideia aqui é falar diretamente onde os Macs entram nessa história de vírus.

Para me ajudar nesse possível vespeiro de briga de plataformas, convidei meu amigo e ex-professor Edgar Albuquerque para colaborar no assunto. Ele é professor universitário, formado em Letras e Filosofia, Mestre e doutorando em Educação, geek desde 1987, quando ganhou seu primeiro MSX.

Vulnerabilidade

A vulnerabilidade existe em qualquer sistema, seja desktop, smartphone, tablet, etc. Ou seja, o risco depende do próprio usuário, desde abrir um e-mail suspeito até a opção de não manter os programas atualizados com possíveis correções.

De onde vieram os Macs?

Nem todos sabem disso, mas na transição para o Mac OS X, a Apple adotou um kernel (“núcleo”) de BSD. Resumindo em termos simples, tanto Mac OS X como Linux são originários de um mesmo padrão conhecido como Unix.

Multi-touch Mac OS X Lion (Foto: Divulgação)Multi-touch Mac OS X Lion (Foto: Divulgação)

A diferença dessa “origem” para outros sistemas, como o Windows, é que ela foi projetada para priorizar a segurança.

Por mais que as novas versões do Windows tenham implementado melhorias, como as características de resistência e estabilidade, as brechas de segurança, somada à popularização do produto da Microsoft, aumentam as chances de ataques e comportamentos virais.

Existe vírus para Mac?

Sim. No entanto, como já dito anteriormente, a contaminação depende do comportamento e disciplina do usuário. Geralmente, os “ataques” para Macs são mascarados como plugins e ferramentas extras. Essas tecnologias se aproveitam da ingenuidade de quem instala sem saber a procedência do arquivo.

Mac precisa de antivírus?

Depende. É sempre bom que servidores tenham o maior número de barreiras possível para manter sua segurança. Nunca se sabe quando o usuário será “sorteado” nesses ataques, mas a probabilidade é bem remota.

Não só pela questão Unix e pela menor base de máquinas, como, também, pelas barreiras que a própria Apple coloca em suas máquinas e serviços. A pré-aprovação da Mac App Store, por exemplo, já garante mais segurança para o usuário baixar programas com mais confiança.

No site da própria Apple, há a seguinte recomendação:

"O Mac foi desenvolvido com tecnologias integradas que protegem contra softwares maliciosos e ameaças de segurança. Contudo, já que não existe sistema 100% imune, veja algumas formas que podem ajudá-lo a proteger as suas informações o máximo possível.
• Baixe arquivos somente de sites conhecidos.
• Use o FileVault 2 para codificar tudo no seu Mac.
• Controle o acesso ao seu Mac bloqueando a tela após um determinado tempo de inatividade.
• Exclua arquivos confidenciais desatualizados com segurança com o Secure Empty Trash".

Além disso, sobretudo, é importante manter suas máquinas sempre atualizadas, independente da marca estampada na caixa.

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Antonio Abe
    2012-02-14T00:33:19

    Eu instalei um aplicativo para limpar o iMac ,mas depois disso ele começou a aparecer um tela azul antes de iniciar .isso e normalL?como eu posso saber se meu Mac esta com vírus?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Ferreira
    2012-02-05T06:33:28

    Sou usuaria de mac a anos e anos pelo fato de , os produtos sao visivelmente melhores , mais bonitos, com maior qualidade etc.... Adoooooro quem tem um mac sabe disso agora quem nao tem? chupe o dedo e fale mal.... Nao tem nada mais primitivo que um windows...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anderson Pontes
    2012-02-04T20:40:07

    Se tudo mundo muda-se pro MAC tenho serteza que esse sistema operacional eria ter muitos problemas com virus como o windows tem hoje.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniele Cicco
    2012-02-04T15:33:03

    O que acontece é que se a pessoa desenvolve um virus para um MAC OS ela espalha o virus e infecta 10mil pessoas jah para windows ela infecta 10 milhões de pessoas, por causa da ja citada popularidade do windows....se tds mudacem pro MAC OS ou pro Linux as coisas concerteza iriam mudar.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Simone Nogueira
    2012-02-04T13:32:20

    Quanto a Apple ta pagando pelo post? To pensando em publicar algo parecido no meu blog.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Jeveaux
    2012-02-04T12:32:09

    Uso mac desde 1989, instalo tudo quanto é porcaria pra testar e nunca peguei um virus.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Sotti
    2012-02-03T14:48:06

    Tem que ser muito tapado pra clicar nesses plugins.kkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário