TechTudo

16/02/2012 17h13 - Atualizado em 16/02/2012 19h15

O que é iPhone?

Aline Jesus Para o TechTudo

O iPhone divide opiniões sobre o fato de ser - ou não - o melhor smartphone do mundo. O título de "mais famoso", no entanto, não há como negar que é dele. Lançado por Steve Jobs em 2007 e lapidado a cada ano, ele já está em sua quinta versão (4S) e parece ainda causar o mesmo êxtase do primeiro modelo nos seus usuários. Qual é o motivo de tanto hype em cima deste pequeno aparelho e por quais razões ele modificou o conceito da telefonia celular? Afinal, o que é esse tal iPhone do qual todo mundo fala?

Steve Jobs é o pai do iPhone - lançado em 2007 na América do Norte (Foto: Reprodução)Steve Jobs é o pai do iPhone - lançado em 2007 na América do Norte (Foto: Reprodução)

O conceito de smartphone (telefone inteligente) foi levado à risca na produção do iPhone, desde o seu primeiro modelo. O aparelho da Apple é um celular, sim, mas muito mais do que isso. Ele é capaz de entrar na Internet, tirar fotos, enviar e-mails, mensagens de texto e imagem, reproduzir música e vídeo, permitir o download de aplicativos, e funciona como leitor de livros… É um verdadeiro símbolo da convergência digital.

Confira neste especial feito pelo TechTudo algumas das principais características que tornaram o iPhone tão badalado.

Touchscreen do iPhone

O primeiro detalhe a ser observado quando uma pessoa olha pela primeira vez para o iPhone é: “onde estão os botões”? A “experiência iPhone” é totalmente sensitiva. Com uma tela sensível ao toque dos dedos, ele funciona sem a necessidade de se apertar (quase) nada. Existe apenas um único botão, que funciona como uma espécie de tecla “volte-me ao ponto inicial”, e mais nada. Também não é preciso nenhuma canetinha especial para escolher qual aplicativo que você quer usar: basta tocar com o dedo mesmo.

É possível até mesmo utilizar mais de um dedo graças à tecnologia chamada multitouch, o que traz também alguns recursos bastante úteis ao iPhone, como a “técnica de pinça”. Usando o polegar e o indicador, “estique ou puxe” a tela para aumentar ou diminuir o tamanho de um texto ou imagem na tela. Para escrever, não há teclado físico, somente o virtual – com direito a dicionário multi-idiomas e corretor ortográfico automático.

4S é o mais novo modelo do iPhone (Foto: Reprodução)4S é o mais novo modelo do iPhone (Foto: Reprodução)

Aplicativos do iPhone

A App Store, loja de aplicativos oficial do iPhone, já soma mais de 10 bilhões de downloads de arquivos desde o lançamento. Os números, portanto, falam por eles. Talvez os aplicativos sejam os grandes atrativos para uma pessoa que está começando a ter contato com o aparelho. Existem programas para as mais diversas funções que você possa imaginar. São jogos, editores de imagem, mensageiros instantâneos, redes sociais, editores de textos, planilhas e apresentações, players de mídia, navegadores em GPS, além de softwares de empresas, canais de televisão e rádio, jornais etc.

Alguns são pagos, outros gratuitos, mas todos de muito fácil acesso. Basta acessar a App Store pelo seu celular ou então pelo computador e depois fazer a transferência via USB. O fato de o iPhone produzir, rodar e compartilhar arquivos de texto, planilhas, slides e vídeos em diversos formatos é um dos seus principais atrativos. A integração com o iTunes, serviço de compra de músicas, filmes e livros da Apple, facilita bastante. O smartphone é um verdadeiro combo de funções, com tudo sempre ao alcance de um toque.

Sistema operacional

Outro diferencial do iPhone em relação a todos os outros smartphones é o seu sistema operacional, o iOS. Criado pela Apple exclusivamente para a linha iPhone, ele é totalmente baseado na interface sensível ao toque, além de usar e abusar de recursos como o acelerômetro. Devido ao seu sucesso, o sistema passou a ser exportado para outros aparelhos da empresa, como o iPod touch e o iPad.

A cada ano, assim como o iPhone, o iOS é atualizado e vai ficando cada vez melhor e mais seguro. Ele torna a navegação simples, intuitiva, e facilita a configuração do aparelho.

O sistema operacional iOS é quem dá vida às funcionalidades e aplicativos do iPhone (Foto: Reprodução)O sistema operacional iOS é quem dá vida às funcionalidades e aplicativos do iPhone (Foto: Reprodução)

 

Ao contrário de seu principal concorrente, o Android, o iOS não é um sistema operacional muito personalizável. Ele é bem tradicional, e mantém seus padrões e características sem que se possa modificar muita coisa. Ainda assim, suas especificações técnicas são bem interessantes. Na versão atual, por exemplo, é possível editar fotos da câmera, bem como é possível realizar o multitasking, que permite utilizar diversos aplicativos ao mesmo tempo.

Diferentes modelos

Do primeiro iPhone lançado até o atual modelo 4S, muita coisa mudou. Os primeiros modelos, 2G e 3G, já saíram de linha. Nos Estados Unidos, o modelo 3GS de 8 GB é o único da primeira geração que ainda é vendido. Depois dele, vieram o 4 e o 4S. Anunciado em 9 de janeiro de 2007, o iPhone foi lançado no dia 29 de junho de 2007 na América do Norte, mas só chegou ao Brasil ano seguinte, já com o modelo 3 trazendo novidades como o GPS, jogos com acelerômetro e aplicativos da App Store. A presença da conexão 3G foi outro destaque, sem falar na câmera de 2 megapixels. O layout ainda era semelhante ao dos seus antecessores, bem fino e arredondado, com tela de 3,5 polegadas e resolução de 320×480 pixels.

A Apple lançou, em 2009, o iPhone 3GS – “S” de "speed" (velocidade). Mais rápido em tudo (execução de aplicativos, conexão com a Internet, navegação no sistema, tempo para ligar), ele trouxe ainda evoluções na câmera, que agora teria 3.0 megapixels, gravação e edição de vídeos no próprio iPhone, autofoco, bússola digital e comando de voz. Um ano depois, em junho de 2010, o iPhone 4 já chegava às lojas. Por fora, ele mudou. Ganhou contornos mais quadrados, apesar de manter o mesmo tamanho. A principal evolução, no entanto, foi por dentro. A resolução da tela passou a ser de 960 × 640 pixels, a câmera é de 5 megapixels com autofoco e flash LED, com gravação de vídeo HD 720p a 30 fps, câmera frontal de VGA para fotos e vídeo a 30 fps, chamadas por vídeo (Facetime) e processador 1 GHz Apple A4.

Modelos 2G e 3G abriram a linha de lançamento da era iPhone (Foto: Reprodução)Modelos 2G e 3G abriram a linha de lançamento da era iPhone (Foto: Reprodução)

Para o 4S, lançado no ano passado, pouca coisa mudou. Mas ainda assim, o iPhone seguiu sua evolução. Com chip A5 dual-core, vídeo em 1080p, câmera com nova lente e 8 megapixels, além da chegada do Siri, assistente pessoal que comanda o aparelho por telefone, o novo modelo “frustrou” um pouco quem esperava uma revolução na quinta versão do iPhone. Para a sexta versão (iPhone 5), que deve sair do forno ainda neste ano de 2012, algumas mudanças mais significativas devem acontecer.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Willian Brunetti
    2012-03-04T14:13:22

    meu irmao tem um galaxy y lançamento 2012 mais eu acho que o iphone da apple e melhor tem mais aplicativos e mais rapido em tudo e a apple tem mais elenco porisso acho ela melhor que a galaxy

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Zazzo
    2012-02-25T23:22:34

    Thiago Nunes: Leia bem antes de comentar, eu tenho um Iphone e nao um Galaxy. Sim meu Iphone jà travou. E quando comparo é porque também tenho muitos amigos com Android e vejo as limitaçoes do meu telefone. Quem é fa boy aqui nao sou eu... E nao fale em copiar, que isso a Apple faz e muito ou sera que é ela que cria tudo? haha De produto apple no momento oque mais me traz felicidade é meu macbook pro 13" esse sim nunca me deu problemas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jairo Reis
    2012-02-19T12:43:01

    Sempre que o assunto é Iphone, eu sempre vejo usuários avançados que não conhecem o BUMP, se o Bluetooth era o problema, com o BUMP ele não é mais. Aposto que não devem conhecer o viber, whatsapp e muito menos o Buscar Iphone, esse ultimo serve para localizar o aparelho em caso de furtos, e o melhor de tudo, ele é grátis na App Store. ter um IOS ou Android é questão de gosto e buscar informação sobre o aparelho comprado. na minha opinião o IOS é um sistema completo e o Android é um sistema bom com falhas de segurança que ainda vai se completar futuramente nas proximas 10 atualizações.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Zazzo
    2012-02-17T20:35:25

    Oque nao aconselho, pois, além de correr o risco de instalar algo que prejudica o normal funcionamento do telefone, te impede de fazer atualizaçoes do IOS, ficando preso as atualizaçoes que os Hackers desenvolvem, que muitas vezes levam meses. E repito ou a Apple se mexe e faz um Iphone 5 muito bom ou jà ficaram pra traz, muito mais um android agora que um IOS limitado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Zazzo
    2012-02-17T20:35:00

    Réplica ao Eduardo Seixas: Eu tenho um Iphone e sei muito bem as limitações dele e vantagens. Realmente é um telefone confiàvel, mas muito limitado. Pra um usuário avançado isso faz uma tremenda diferença. Quando a instalar qualquer porcaria, se quiser também faço jailbreak e instalo qualquer porcaria, inclusive essa é uma das formas que te possibilita quebrar esses bloqueios estúpidos que a apple impõe ao usuàrio. Continua...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade