28/02/2012 19h13 - Atualizado em 08/03/2012 20h00

O que é resolução?

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Uma câmera profissional digital com 18 megapixels, um celular que tira fotos com 8 megapixels ou uma câmera compacta com 6 megapixels? Se você está de olho na mega câmera com 18 megapixels achando que a imagem vai ter melhor resolução, a resposta é depente.

Afinal, resolução é a quantidade de pixels por unidade de comprimento impresso em uma imagem. Vence a "briga" da resolução, quem tiver mais quantidade de pontinhos por unidade na foto, ao mesmo tempo que ganha quem tiver um sensor que capture a mesma quantidade de pontinhos para dar o resultado esperado: nitidez.

Pixel nada mais é que um elemento de imagem, uma junção de Picture e Element. Normalmente é medido em pixels por polegada, ou como é mais conhecido: DPI “Dots Per Inch”. Por outro lado, a câmera que tem 6 megapixels nada deixa a desejar se comparada com outra que foi feita com câmera de 18 megapixels, considerando um visualização digital (tela, iPad, software, etc).

Na prática, resolução é...

Para ficar mais prático, imagine que uma foto é feita de vários pontinhos (pixels). Cada pontinho tem uma cor e se juntarmos muitos pontinhos teremos uma imagem completa. Ou seja, quanto mais pontinhos uma imagem tiver, maior será a qualidade dela e mais detalhes teremos.

resolução imagemFoto à esquerda com menos pixels. À direita,
imagem com 300 DPIs (Foto: Reprodução).

Se uma imagem tem poucos pixels por polegada ela está em baixa resolução.

A menor resolução de captura digital é a 72 DPI , ou seja ,ela possui 72 pontos ( pixels ) por polegada (DPI).

Quando as imagens são para Internet, 72 DPI é o mais indicado.

Mas você for imprimir uma imagem com 72 DPI ela ficará cheia de quadradinhos (pixels), completamente serrilhadas e sem nitidez como mostra a foto acima. Para fugir dessa aberração, basta lembrar que aumentar a resolução da imagem e diminuir o tamanho do arquivo funciona, mas aumentar a resolução e manter o tamanho do arquivo estoura a imagem totalmente.

Se você tentar imprimir uma imagem de 300 DPI’s, com 5 cm, no tamanho 20×25 cm, ela pode perder a qualidade. Mas, em uma imagem de 15 cm, por exemplo, o indicado é imprimir do mesmo tamanho ou menor para não perder a qualidade.

Esteja sempre atento no tamanho da imagem. Há câmeras digitais que captam imagens em 72 DPI’s. Se a máquina gerar uma foto de 40×60 de altura, a solução é diminuí-la e converter para 300 DPI para imprimir em 10 x 15. Nunca pegue uma imagem de, por exemplo, 10×15 em 72 DPI’s e converta para 300 DPI, pois a imagem ficará totalmente distorcida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dsadsa
    2012-02-29T14:39:12

    Um artigo bem técnico e interessante pra quem entende, mas acho que seria mais interessante explicar porque uma camera de 18mp pode ser pior que uma de 5mp, porque mp não mede qualidade e afim..