23/02/2012 17h01 - Atualizado em 27/02/2012 15h33

Papeis de parede 3d em movimento

Gabriela Viana
por
Da redação

Imagens saltando aos olhos em três dimensões no plano de fundo de seu desktop já é do gosto de muita gente. Mas imagina se o seu wallpaper 3D se mexesse? Por meio dos softwares dedicados à animação - como o Screen2Dream -, os papéis de parede 3D estão ganhando movimento - e as telas dos computadores dos admiradores da tecnologia.

GIF (Foto: Divulgação)O movimento do papel de parede 3D é causado
pela sobreposição de imagens (Foto: Divulgação)

No entanto, a terceira dimensão sugerida pelos planos de fundo não é tão verdadeira quanto parece. Isso porque, literalmente, não existe imagens em 3D. A tecnologia faz uso de uma ilusão de ótica, que é conhecida no campo da fotografia por estereoscopia. Esse fenômeno é responsável por similar uma profundidade inexistente em imagens estáticas, a partir da sobreposição de imagens.

O resultado dessa mesclagem é um papel de parede com altura, largura e uma falsa profundidade, permitindo que a fotografia seja chamada de 3D. A sensação de ver uma imagem em três dimensões no seu desktop é causada pela reunião da altura, largura e profundidade, somada às informações como distância, posição e tamanho interpretadas pelo olho humano.

Mas apesar de não serem reais como parecem, os wallpapers em 3D são divertidos e permitem criar um visual bacana e original no desktop. Para fazer o download do seu, clique aqui.

O TechTudo apoia o Brasil Sem Vírus, movimento que dissemina práticas de segurança e distribui antivírus gratuitamente. Estima-se que 80% dos brasileiros já estiveram com os computadores ameaçados por vírus e ataques de hackers. Você pode ajudar sua rede de amigos enviando uma vacina para eles. Seja voluntário!

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Anna Avila
    2012-02-25T10:41:59

    Clique aqui onde?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário