Sistemas Operacionais

28/02/2012 19h03 - Atualizado em 08/03/2012 17h59

Windows Phone 7.5 Tango: Conheça as melhorias e mudanças desta nova versão

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Uma das principais novidades do primeiro dia da Mobile World Congress 2012, em Barcelona, foi o lançamento do Nokia Lumia 610, o primeiro Windows Phone 7 popular do mercado. Além do hardware de baixo custo - o que barateará seu preço final -, o aparelho já conta com a mais nova versão do sistema operacional móvel da Microsoft, o Windows Phone 7.5 Tango. Mas o que será que veio de novo nesta edição? Conheça aqui suas melhorias e as principais diferenças em relação a sua versão anterior.

Windows Phone 7.5 Tango: feito para smartphones com 256 MB de RAM (Foto: The Verge)Windows Phone 7.5 Tango: feito para smartphones com 256 MB de RAM (Foto: The Verge)

Alguns rumores do passado já falavam sobre a possibilidade de a Microsoft lançar uma versão do Windows Phone para smartphones com recursos de hardware mais modestos. Tais previsões se confirmaram nessa nova versão que, de fato, possui recursos mais restritos, próprios para compensar as configurações de dispositivos menos custosos.

Restrições para aplicações em segundo plano

As principais mudanças presentes no Windows Phone Tango são as séries de restrições implementadas para rodar em smartphones com 256 MB de memória RAM. Basicamente, se algum dispositivo com 256 MB de RAM vier com o Windows Phone Tango, ele deixará de executar algumas tarefas em segundo plano.

Para esta tarefa, o próprio sistema se encarregará de limitar os aplicativos em background, garantindo uma melhor performance e estabilidade do sistema. A Microsoft acredita que isso fará com que aproximadamente 95% dos apps existentes sejam executados sem dificuldades. Por outro lado, a própria Microsoft está incentivando os desenvolvedores a testarem os seus aplicativos em telefones menos poderosos, e todos os aplicativos já existentes na Marketplace estão passando por testes. Os usuários de telefones com Windows Phone Tango serão alertados sobre os aplicativos que contarem com algumas limitações de uso para o aparelho em específico.

Outras mudanças realizadas para garantir um bom desempenho em smartphones mais modestos incluem a remoção dos uploads automáticos para o SkyDrive e a remoção do recurso Bing Local Scout. Além disso, vídeos comprimidos usando alguns codecs antes suportados pela plataforma deixarão de funcionar, e as opções de gerenciar assinaturas de podcasts e de assistir videocasts no aparelho serão desativadas.

Melhorias no MMS permitem envio de vídeos e múltiplas imagens

Mas nem tudo se converteu em restrição no Windows Phone Tango, principalmente para usuários com dispositivos mais avançados. O recurso de envio e recebimento de mensagens em MMS recebeu muitas melhorias, e a partir de agora é possível enviar vídeos e até múltiplas imagens. Além disso, há um novo recurso de notas de voz que permite a gravação de mensagens de áudio de até um minuto.

Em testes feitos pelo pessoal do site The Verge na MWC, em Barcelona, foi observado um erro na tentativa de envio de vídeos maiores que a capacidade permitida pelo MMS, com uma mensagem de erro que não pode ser removida. Entretanto, como a versão final do Windows Phone Tango só será lançada em abril, fica a esperança de que esses pequenos erros sejam corrigidos até lá.

Entre as vantagens da nova versão do sistema operacional, está também a possibilidade de exportar e gerenciar contatos individualmente no cartão SIM do celular. Outra novidade é o ícone que aparece na barra de status do smartphone quando algum aplicativo está acessando as informações de localização do seu dispositivo.

O ícone 8 representa o acesso de algum aplicativo às suas informações de localização (Foto: Reprodução/NeoWin)O ícone 8 representa o acesso de algum aplicativo às suas informações de localização (Foto: Reprodução/NeoWin)

 

 

De modo geral, apesar das pequenas falhas de execução, as primeiras impressões do sistema são muito boas, principalmente pelo fato de a Microsoft desenvolvê-lo para ser executado em aparelhos populares.

Via The Verge e NeoWin

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Samuel Silva
    2012-03-08T11:19:48

    eu só vim usar mmsaki na europa pq ai no Brasil existe mas só na teoria....

  • Bárbara Rocha
    2012-03-01T07:55:39

    Esse negócio de MMS... Nunca vi isso funcionar, e tenho dois celulares que (supostamente) têm essa função.

  • Márcia Calazans
    2012-02-29T15:28:41

    Falo em nome de Wagner Calazans, concordo, Win Phone só´no HTC e uso no ultimate!

  • Wagner Filho
    2012-02-29T07:25:44

    Sem chance. Windows Phone só da HTC.