TechTudo

18/03/2012 08h05 - Atualizado em 09/05/2013 08h45

16 apps que não podem faltar em um smartphone com Android

Ticiano Sampaio Para o TechTudo

Ganhar o primeiro smartphone Android sempre cria dúvidas no usuário, que não sabe quais são os melhores aplicativos a se instalar. Para orientar os donos de novos aparelhos nessas escolhas iniciais, seguem aqui 16 sugestões de apps para Android muito interessantes que não podem faltar em nenhum dispositivo recém-adquirido.

Screebl (Foto: Reprodução/Screebl)Screebl (Foto: Reprodução/Screebl)

Screebl

O Screebl é uma sacada genial que deveria ser incluída como função nativa do sistema nas próximas versões do Android. O que ele faz é evitar que a tela do dispositivo se desligue naqueles momentos em que você esteja navegando pela internet, acompanhando feeds de notícias ou lendo e-books.

O app se baseia simultaneamente nas leituras do sensor de proximidade e do acelerômetro, detectando os momentos em que o seu rosto está próximo do celular o suficiente para uma leitura, mas não tão próximo quanto em uma chamada telefônica. Do acelerômetro são usadas as informações sobre a posição do aparelho, identificando aquelas nas quais ele se encontra quando está em uso.

O celular perfeitamente na horizontal e sem nada perto do sensor de proximidade, por exemplo, indica ao Screebl que o dispositivo está sobre a mesa e que a tela pode ser desligada, obedecendo ao intervalo das configurações do Android. Caso seja detectada uma situação de uso, o app ignora esse intervalo e mantém a tela em funcionamento.

Twicca (Foto: Reprodução/Twicca)Twicca (Foto: Reprodução/Twicca)

Twicca

A existência de vários aplicativos diferentes para uso do Twitter gera uma dificuldade nos usuários que queiram aproveitar o serviço. Mesmo assim existe um que possui destaque: o Twicca.

O maior trunfo do app é a sua interface ousada. Ao romper com as práticas dos aplicativos mais comuns na mesma categoria, o Twicca ganha versatilidade e permite um uso muito ágil da rede, requerendo apenas que o usuário se adapte à sua utilização e ganhe intimidade com a interface.

Como ele apresenta maneiras peculiares de operar e de acessar algumas funções, é necessário um passeio para aprender a usar bem o app. Depois de bem adaptado, o usuário terá pleno controle de todas as funções oferecidas para interagir com a rede social com muita agilidade, seja por meio do Twicca diretamente ou a partir de um dos vários plug-ins disponíveis para ele.

Facebook

Continuando com os apps para redes sociais, seu Android não pode ficar sem o aplicativo oficial para acesso ao Facebook. Com ele, o uso da rede se torna ainda mais interessante, na medida em que você pode participar e fazer contato com seus amigos de qualquer lugar, além de poder enviar fotos no exato momento em que elas foram tiradas.

As possibilidades oferecidas pelo app instalado vão muito além das que se tem com o Facebook via web.

Foursquare (Foto: Reprodução/MestreAndroid)Foursquare (Foto: Reprodução/MestreAndroid)

 

Foursquare

O Foursquare é um serviço baseado em geoposicionamento, por isso, ele só faz sentido em um dispositivo móvel.

Com o app instalado no seu Android, você poderá fazer check-in em qualquer lugar, registrando sua vida social, dando dicas de o que fazer nos lugares por onde anda e até mesmo facilitando encontros com amigos, que podem ser avisados da sua localização.

Skype

As vantagens de se ter o Skype num smartphone são várias. Com ele, você pode usar telefonia via internet como se estivesse em uma chamada comum.

Nos aparelhos com câmera frontal, o Skype oferece ainda a possibilidade de realização de vídeo chamadas. Essas conferências podem ser feitas tanto entre usuários de smartphones quanto entre celulares e desktops.

Google Goggles (Foto: Reprodução/Google)Google Goggles (Foto: Reprodução/Google)

 

Google Goggles

O Goggles é aquele tipo de aplicativo onde a tecnologia se aproxima da magia. Ele possibilita usar a câmera do seu Android para reconhecer objetos, construções, monumentos e obras de arte, tudo com base no escaneamento da imagem e na comparação com dados disponíveis na internet.

Além disso, o app também pode funcionar como um leitor de códigos de barras, para pesquisa de produtos.

Evernote (Foto: Reprodução/Evernote)Evernote (Foto: Reprodução/Evernote)

Evernote

O Evernote é um app de produtividade que permite fazer anotações tanto a partir do seu desktop quanto do seu smartphone. Essas anotações vão para uma nuvem, podendo ser acessadas a qualquer momento pelo seu dispositivos ou por meio do site do serviço.

Além disso, suas anotações de texto podem ser complementadas com imagens e áudio, tornando a solução ainda mais versátil. É sem dúvida a melhor maneira de carregar por aí uma lista de compras ou mesmo salvar ideias para um novo trabalho, tudo organizado por tags.

Soundhound (Foto: Reprodução/Android Market)Soundhound (Foto: Reprodução/Android Market)

Soundhound

Para quem gosta de música, o Soundhound é a indicação unânime dessa lista. Trata-se de um aplicativo que "escuta" a canção que está sendo tocada em um determinado ambiente e indica ao usuário o seu nome, autor e álbum em que se encontra.

O Soundhound tem o app Shazam como único concorrente, mas mostra-se bem mais eficaz que o rival em testes práticos. Analisando boas gravações, ambos chegam a ser equiparáveis, mas o Soundhound é superior pela capacidade de reconhecer até mesmo uma música cantarolada pelo usuário, algo em que o Shazam costuma falhar.

Claro, se você for um desafinado irremediável, nenhum dos dois irá identificar o que você está tentando cantar. Isso é tecnologia, não magia.

PowerAMP Music Player

O PowerAMP é um player de música, e apesar de não ser gratuito, oferece um mês para testes antes que você decida se vale a pena pagar (algo em torno de R$ 9,00) por ele.

O diferencial do app é notado pelos usuários que gostam de usar formatos de áudio lossless (sem perdas) e curtem a possibilidade de alterar a equalização das músicas. Para eles, o PowerAMP oferece o que há de melhor, além de uma belíssima interface gráfica, que também disponibiliza widgets interessantes.

mVideoPlayer (Foto: Reprodução/AreaCellphone)mVideoPlayer (Foto: Reprodução/AreaCellphone)

 

mVideoPlayer 

O player de vídeos padrão do Android faz apenas o básico, deixando na mão o usuário que deseja alguns recursos extras, como a possibilidade de rodar vídeos com legendas externas baseadas em arquivos .srt, por exemplo.

Esse é o forte do mVideoPlayer. Além de reconhecer vários formatos, o app oferece o melhor suporte a legendas externas, possibilitando alterar inclusive a fonte usada para sua exibição.

Netflix (Foto: Reprodução/BGR)Netflix (Foto: Reprodução/BGR)

 

Netflix

O app oficial do Netflix para Android vem amadurecendo bastante para cumprir sua função de colocar todo o acervo de filmes e programas de TV na palma da sua mão. Para usar o aplicativo ilimitadamente, basta ter disponível uma rede Wi-Fi.

Como a conta do Netflix pode ser acessada pelo smartphone e pelo desktop, é possível continuar a assistir os filmes de onde eles pararam, e usufruir das recomendações que o sistema faz com base nas suas preferências de programação.

Pulse News (Foto: Reprodução/Macworld)Pulse News (Foto: Reprodução/Macworld)

Pulse News

Celulares com Android são lançados hoje com telas maiores que 4 polegadas, o que faz desses dispositivos boas plataformas para leitura. Para completar essa experiência, tudo o que você precisa é de aplicativos que reúnam e organizem os conteúdos que você deseja acessar.

O Pulse News tem a melhor interface entre os leitores de notícias. Ele organiza suas leituras em prateleiras navegáveis, exibindo imagens e permitindo que você possa facilmente escolher o que deseja ler.

O app traz ainda recomendações de fontes de conteúdo, e permite ao usuário incluir os seus próprios feeds de notícias.

Google Docs

Ter no dispositivo móvel uma boa suíte para visualizar e editar documentos, planilhas e apresentações em qualquer lugar sempre foi um dos maiores desejos de recém-chegados a sistemas alternativos ao Windows. No Android, o app oficial do Google Docs oferece tudo isso, gratuitamente, e trabalhando com a nuvem.

Pixlr-o-matic (Foto: Reprodução/AndroidTapp)Pixlr-o-matic (Foto: Reprodução/AndroidTapp)

Pixrl-o-matic

Uma das maiores manias entre usuários de smartphones, em grande parte devida ao sucesso do Instagram, é a de aplicar efeitos sobre fotografias e compartilhá-las em redes sociais. O Pixrl-o-matic permite fazer isso, em grande estilo, com o seu Android.

Com o Pixrl-o-matic instalado você tem um grande leque de filtros, efeitos de luz e molduras para aplicar sobre as suas fotos. O app não conta com uma rede de compartilhamento própria, mas facilita o compartilhamento da sua arte nas redes sociais já existentes.

ZDBox

O ZDBox é um verdadeiro canivete suíço para a realização de ajustes e pequenas tarefas de manutenção no sistema Android. Com ele instalado, você ganha, ainda, uma ótima ferramenta para controle de tráfego mensal no seu plano de dados e também para monitoramento preciso da carga da bateria.

ZDBox (Foto: Reprodução/ZDNet)ZDBox (Foto: Reprodução/ZDNet)

O aplicativo possui também um ótimo sistema de “Não perturbe”, facilitando a programação de horários em que o seu smartphone deve entrar ou sair do modo silencioso.

Há também uma eficiente solução de privacidade através do bloqueio de aplicativos, permitindo que você determine, entre os seus apps instalados, para quais deles será exigida uma senha de acesso. Além disso, é possível visualizar que aplicativos se encontram rodando em segundo plano e escolher alguns deles para encerramento.

Ainda na gestão de apps, o ZDBox permite desinstalá-los com muita praticidade e também gerir quais deles devem estar instalados na memória interna do seu Android e quais deles devem ir para o cartão SD, por razões de economia de espaço.

Por fim, há uma função de limpeza de cache do sistema, que pode render um bom ganho de desempenho em smartphones com hardware mais modestos.

Android Lost

Android Lost (Foto: Reprodução/TheAndroidLove)Android Lost (Foto: Reprodução/TheAndroidLove)

São muitas as opções de apps para localização de smartphones em casos de perda ou furto. O Android Lost, por sua vez, parece ser o mais poderoso deles disponível para a plataforma. Uma função presente no app faz com que ele se destaque: a possibilidade de ativar a rede de dados através de uma mensagem SMS.

Não importa o quanto engenhoso é o sistema de rastreamento que você usa, ele será inútil sem rede de dados. Se você costuma desligar a rede e vem a perder o seu aparelho com ela desativada, nada pode ser feito.

Usando o Android Lost uma mensagem contendo o texto “androidlost apn enable” vinda de um número previamente autorizado ou contendo um código PIN pode ativar a rede de dados e liberar o uso das funções de rastreamento.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Sidnei Ferreira
    2012-04-04T11:05:23

    Concordo com o pessoal Cerberus é o melhor que tem nesse quesito rastreamento e bloqueio de celular

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sebastião Santos
    2012-03-20T11:32:51

    Caraca, quem fez essa lista deve usar iOs. Cerberus é infinitamente superior.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sebastião Santos
    2012-03-20T11:31:59

    Sem dúvidas, Cerberus é o melhor. Vale a pena pagar uns trocados para ter a proteção do Cerberus que é próximo da perfeição.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danilo Picucci
    2012-03-19T18:01:45

    Luciano, concordo com você sobre o Cerberus... Ele é pago, mas há 15 dias atras eles distribuiram licenças gratuitas para todo mundo que instalou o App. É o melhor de fato!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ayrton Lima
    2012-03-19T01:18:42

    Muito legal, tenho um Galaxy Note e essas dicas vão ser boas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade