TechTudo

24/03/2012 17h21 - Atualizado em 24/03/2012 17h21

Carros do futuro: tecnologias não tão distantes do nosso tempo

Jacídio Júnior Da Contém Conteúdo

BMW Vision ConnectedDrive (Foto: Reprodução)Como será o carro do futuro? (Foto: Reprodução)

Ligar o rádio, travar as portas, iniciar percurso pré-programado… Dirigir, em um futuro não muito distante pode limitar-se somente a comandar o veículo por voz. Ou seja, muito em breve, guiar o carro será uma ação mais segura, divertida e fácil.

Para mostrar aos leitores algumas das novidades que vêm sendo desenvolvidas pelo mundo, o TechTudo preparou este artigo.

Segurança

Um dos maiores esforços da indústria é o de criar veículos que jamais sofram acidentes. Algumas ferramentas com este objetivo já estão disponíveis em modelos de luxo, a exemplo dos sistemas que monitoram pontos cegos do carro, o estado físico geral do motorista, que realizam o controle eletrônico de estabilidade – que avisa sobre a saída do automóvel de sua trajetória -, advertência sobre colisão dianteira e faróis adaptáveis.

Vale lembrar que não existe ainda um carro que possua todas essas ferramentas trabalhando em conjunto. E, por meio da união desses sistemas, a Volvo espera zerar, até 2020, o número de acidentes com mortes e feridos para quem estiver dirigindo um de seus veículos. Mas falta aí um detalhe interessante: atualmente estão em desenvolvimento os sistemas de direção automatizada, que realizariam todo o processo inerente ao deslocamento do automóvel por meio da comunicação do veículo com os outros presentes na pista, sem a necessidade da intervenção do motorista.


Se por enquanto um sistema 100% automatizado ainda gera polêmica – por causa de fatores como responsabilidade por eventuais falhas –, uma ideia interessante para comunicação entre veículos vem sendo desenvolvida pela empresa americana GPSTrackit, o V2V (“vehicle-to-vehicle”, ou “veículo para veículo” em tradução livre).

Trata-se de um sistema que realizaria troca de dados entre carros por meio de uma rede Wi-Fi fechada, fazendo com que o “automóvel” alerte o motorista, por meio de sinais sonoros e LEDs instalados no painel, sobre qualquer tipo de comportamento diferenciado de outro veículo na pista. Esse sistema não tira a autonomia de ação do condutor. A intenção é fazer com que a tomada de decisão seja mais rápida para que os acidentes possam ser evitados.

Comunicação entre veículosComunicação entre veículos poderia prevenir acidentes (Foto: Reprodução)

Outro item que chama a atenção quando o assunto é segurança é a saúde do condutor. Com essa necessidade em pauta, a Universidade de Munique, em parceria com a BMW, está desenvolvendo um projeto que transforma o volante em uma ferramenta para aferir os possíveis problemas do motorista. O sistema realiza a leitura da frequência cardíaca, oxigenação do sangue e pressão sanguínea por meio de flashes de luz emitidos contra os dedos do motorista. As informações são exibidas no console do carro.

O Volante coleta dados sobre saúde do motoristaO Volante coleta dados sobre saúde do motorista (Foto: Divulgação)

Se durante o percurso algum tipo de anomalia for detectada, o sistema está apto a tomar decisões como bloquear ligações, diminuir o volume ou desligar o rádio, tomar controle parcial do automóvel e, em situações mais graves, parar completamente o veículo. Outro detalhe interessante: as informações obtidas pelo equipamento podem ser armazenadas ou enviadas diretamente para o médico responsável. Uma forma de cuidar da saúde em qualquer momento.

Diversão

Imagem 01Diversão para os pequenos no banco de trás (Foto: Reprodução)

Um projeto desenvolvido pela GM em conjunto com uma universidade de Israel dá aos vidros traseiros do veículo uma infinidade de possibilidades para tornar as viagens mais interessantes.

Os passageiros podem brincar com um desenho que interage com o ambiente e ver as imagens captadas por outras janelas ao redor do mundo. Por enquanto, essa é só uma ideia criada para testes, mas é uma excelente maneira de transformar qualquer trajeto em uma experiência única. Diversão e um pouco de cultura de forma garantida.

Os motoristas também serão agraciados com uma forma simples e ágil de descobrir onde estão e como chegar ao seu destino. O projeto desenvolvido pela Panasonic visa colocar à disposição do condutor uma gama de informações em um painel interativo localizado atrás do volante.

A partir do momento em que o GPS é acessado, um vídeo – realizado em tempo real – surge na tela enquanto as indicações de direção vão sendo sobrepostas à imagem à medida que o veículo desloca-se. Uma forma de interação com o carro que deve tornar o ato de dirigir ainda mais simples.

Com todas essas ferramentas interativas não há como fugir do “esquema” social da rede. O Facebook vem desenvolvendo, em parceria com a Ford, ferramentas para criar um veículo que, entre outras coisas, dará o check-in quando o proprietário chegar ao evento no qual confirmou presença pelo Facebook, realizará streaming das músicas que os amigos estiverem ouvindo naquele momento e permitirá ao motorista permanecer conectado ao Facebook Mesenger durante o trajeto. Tudo isso para que a conexão com a web não seja desfeita em nenhuma hora do dia. Uma maneira de carregar a sua rede social para qualquer lugar.

Conforto e design

Imagem 02Design diferente, mas conforto garantido (Foto: Divulgação)

Conforto e design são quesitos que também estão presentes na lista de inovações. Tecnologia desenvolvida pela Philips em conjunto com a BASF visa possibilitar uma iluminação diferenciada do interior do veículo por meio da instalação de um painel solar de OLED – material usado nas novas TVs e monitores – sobre o teto. Durante o dia, enquanto a ferramenta capta energia solar, o teto torna-se transparente, uma forma incrível de curtir o visual durante a viagem. Durante a noite, o formato da iluminação do interior do carro é um destaque a mais. Com um painel composto por placas hexagonais, o visual interno do veículo torna-se único, melhorando a qualidade do tempo diante do volante.

Algo que deve ser notado quando fala-se em novas tecnologias, principalmente no mercado automotivo, é a necessidade das ideias serem adotadas em larga escala para que a produção possa surtir efeito no dia a dia do trânsito. Óbvio que nem todos esses protótipos devem chegar às ruas, mas, de qualquer forma, dão uma ideia do que nos espera em um futuro não muito distante.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Paulo Lima
    2012-03-24T20:20:16

    cada vez mais perto da realidade humana mostrada na animação da Pixar/Disney Wall-e

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cassiano Pereira
    2012-03-24T19:40:09

    concordo plenamente com o colega Robson, pois o ser humano ficará ainda mais sedentário. O homem cada dia querendo ir além. o final não vai ser tão bom!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robson Romeir
    2012-03-24T18:45:34

    Num futuro não tao distante... Não terá o homem prazer algum em conduzir um veiculo,aliás, o homem nao vai nem conduzi-lo. Um dia seremos apenas "sedentaristas" vegetais que controlará a maquina apenas com a mente e o piscar do olho, deveria haver limites para essa evolução. Maldita tecnologia!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aldinan Sena
    2012-03-25T10:54:50

    A responsabilidade ao volante é a melhor tecnologia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eduardo Filho
    2012-03-25T01:01:35

    Com a irresponsabilidade de '''certos motoristas ''' hoje em dia como se vai confiar no próprio jeito humano de conduzir um veículo,hoje os motoristas usam álcool,os energéticos,as drogas,,aí eu digo pessoas não confiam na tecnologia,,mas entre tudo,,hoje prefiro acreditar na tecnologia do que no ser humano ao volante!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade