Internet

14/03/2012 19h03 - Atualizado em 16/03/2012 16h43

Internet tem 3 vezes mais audiência que a TV no Brasil

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Um relatório feito pela Forrester Research, e publicado pelo site AdAge revela que os sites de mídias sociais e vídeos on-line contam com mais audiência que TV no Brasil. Hoje, a adoção da web como principal meio de informação e entretenimento é de 48%, e a previsão é que em 2016, esse número alcance a marca de 57%.

Pesquisa da Forrester revela que no Brasil, a audiência da web é 3 vezes maior que a TV (Foto: Reprodução/Forrester)Pesquisa da Forrester revela que no Brasil, a audiência da web é 3 vezes maior que a TV (Foto: Reprodução/Forrester)

O estudo mostra que as iniciativas feitas pelo governo brasileiro começam a se refletir no número de pessoas conectadas, e no aumento do consumo de conteúdo dessas mídias. Apesar de um avanço lento, o Plano Nacional de Banda Larga está em operação, e conta com a parceria das empresas de telecomunicações para oferecer aos brasileiros uma oferta básica de conexão à Internet com preços acessíveis.

O relatório consultou 4.020 pessoas maiores de 18 anos e com acesso à web em 22 cidades brasileiras. O estudo foi feito em novembro do ano passado, e procurou observar o comportamento dos internautas. Os brasileiros gastam aproximadamente 23,8 horas por semana na Internet, e assistem apenas 6,2 horas de TV. Nesse período conectado, os brasileiros gastam 89% do tempo nas mídias sociais, e nesse grupo, 81% usam regularmente o Facebook, e 63% são de usuários do Orkut.

Quando falamos de vídeos on-line, 86% dos entrevistados utilizam a Internet para essa finalidade, e a pesquisa mostra que o brasileiro está mais propenso a ver os vídeos do que a produzí-los: apenas 16% dos consultados informaram que produzem vídeos regularmente para sites como o YouTube. Tais taxas de crescimento são importantes para empresas de propaganda e diferentes setores do comércio, uma vez que a população conectada brasileira tende a crescer nos próximos anos.

Outro fator que contribui para o crescimento on-line é a redução do valor dos aparelhos e pacotes de dados na telefonia móvel. O Brasil tem 19 milhões de smartphones ativos, e a metade deles foram comprados nos últimos seis meses. Versões alternativas de smartphones estão chegando ao mercado nacional, para compensar o elevado preço de um iPhone ou BlackBerry.

Mas ainda temos um longo caminho pela frente, até alcançar uma condição melhor no cenário da Internet móvel. A pesquisa da Forrester conclui que apenas 40% dos brasileiros conectados estão acessando a web móvel regularmente, gastando apenas 2,2 horas de acesso semanal por dispositivos móveis.

Via AdAge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dennis
    2013-10-04T01:18:09

    Qual a graça de assistir TV, um lugar onde você não da opiniões, só tem comerciais e propagandas, é obrigado a ouvir e ficar quieto, a tv influência as pessoas com notícias editadas(rede globo mandou um abraço). e por ai vai... INTERNET É O PRESENTE, INTERNET É O FUTURO !!

  • Joao Filho
    2012-03-29T13:29:21

    Também, com a programação ruim é melhor ficar na web mesmo!

  • Henrique Soares
    2012-03-20T11:57:51

    Acho é bom. Afinal quanto tempo assistimos uma programação chata só porque não havia nada melhorar a fazer.

  • Adilson Santos
    2012-03-19T14:41:33

    Humm, acho que vai chover! gametag: ppxboxpp

  • Manoel Souza
    2012-03-16T11:02:41

    Normal, com tanta porcaria na tv aberta! não é atoa q a população se obrigue a procurar entretenimento na web apesar de tambm portar inutilidades ainda esmaga a TV em termos de opções.Os melhores programas da TV aberta passam em orários surreais, qual criança estará acordada na madrugada para assistir um programa educativo?ou pior alguem segue aquelas dicas de decoração ou culinária?o que 99% dos programas da rede "ABERTA" nos trazm de benefícios? continua......

  • Manoel Souza
    2012-03-16T10:57:53

    ......voc não pode escolher o q vai ver, por q é sempre a mesma coisa, na web você faz a sua programação, recorre ao que lhe convém! deve ser por esse motivo simples! acredito que com a melhora de disponibilidade de recursos para acesso a internet as TVs irão ficar a mingua.

  • Lex Aleksandre
    2012-03-16T10:51:00

    Também pudera, a tv brasileira é um lixo!