TechTudo

15/03/2012 17h41 - Atualizado em 03/12/2012 19h46

Saiba o que é nobreak e conheça as funções do aparelho

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

Um nobreak ou UPS (Fonte de Energia Ininterrupta, na sigla em inglês) é um condicionador que regula a voltagem e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele. Além disso, nobreak também é responsável por alimentar os dispositivos, em caso de queda de luz, através de uma bateria.

Os nobreaks são dispositivos de proteção para os eletrônicos (Foto: Reprodução)Os nobreaks são dispositivos de proteção para os eletrônicos (Foto: Divulgação)

Existem outros equipamentos com funções próximas a de um nobreak, como o filtro de linha e o estabilizador. No entanto, o nobreak costuma ser o dispositivo mais completo, pois é capaz de fornecer energia em caso de apagões.

Os nobreaks são medidos por números que representam sua potência, em VA (voltampere). Isto indica quanta energia a bateria pode produzir quando não houver luz, o que está diretamente associado ao tempo que ele é capaz de manter o equipamento ligado. Mas isso também depende do número de aparelhos ligados a ele e qual o consumo de cada um.

Uma das vantagens dos nobreaks em relação aos filtros de linha e estabilizadores é a presença de uma bateria (Foto: Reprodução)Uma das vantagens dos nobreaks é a presença de uma bateria (Foto: Divulgação)

A maioria dos nobreaks fornecem apenas 15 minutos de energia para um computador, por exemplo. É o tempo necessário para salvar e fechar todos os arquivos e programas e, desligar o aparelho com segurança.

As baterias desses despositivos têm um tempo de vída útil. Assim como as baterias de um carro, é importante trocá-las. O tempo varia de modelo para modelo, mas a média fica entre 2 e 3 anos.

Por que ter um nobreak?

Tempestades, como estas que ocorrem no verão, geram uma enorme variação de energia, devido às descargas elétricas de raios nas áreas próximas. Estas variações podem levar a queima total ou parcial de equipamentos.

É, também, muito comum ocorrerem variações de até 10%, para cima ou para baixo, na voltagem de redes elétricas, o que pode reduzir a vida útil dos aparelhos.

Tipos

Existem, basicamente, três modelos de nobreaks: os Stanby (Offline), o de Linha-Interativa e o Online.

O Stanby ou Offline é o mais básico e barato do mercado. Este modelo confia somente na sua bateria para conter as flutuações de energia e pode ou não possuir medidas de proteção contra surtos. Normalmente, um Standby não evitará que as flutuações de voltagem diárias diminuam a vida útil do eletrônico. É recomendado mais para pequenos equipamentos de escritórios e residências.

O de Linha-Interativa é similar ao primeiro modelo, mas possui uma diferença importante. Trata-se de uma peça chamada regulador automático de voltagem ou AVR (sigla em inglês). Essa peça regula as flutuações de voltagem que ocorrem na rede, sejam estas para cima ou para baixo.

Os Stanby e Linha-Interativa são os mais comuns no mercado atualmente, sendo indicados para PCs e equipamentos de importância.

Nobreaks podem ser bem maiores do que se imagina, ocupando salas (Foto: Reprodução) (Foto: Nobreaks podem ser bem maiores do que se imagina, ocupando salas (Foto: Reprodução))Nobreaks podem ser bem maiores do que se imagina (Foto: Divulgação)

Os nobreaks online

Nos nobreaks online com dupla-conversão, a energia que entra em corrente alternada é primeiro convertida para corrente direta, abastecendo a bateria e ligando uma peça chamada inversor. O inversor, por sua vez, converte novamente a energia para uma com corrente alternada limpa e de voltagem constate.

Este último tipo produz, de longe, a melhor energia que se pode encontrar no mercado. Contudo, estes modelos são muito caros e suas baterias são utilizadas constantemente, tendo uma vida útil reduzida. Por isso, são usados mais para servidores, hospitais, minas e em outros equipamentos que precisam rodar 24 horas por dia.

Nobreaks são usados em equipamentos hospitalares, servidores e, até em minas (Foto: Reprodução/Info) (Foto: Nobreaks são usados em equipamentos hospitalares, servidores e, até em minas (Foto: Reprodução/Info))Nobreaks são usados em equipamentos hospitalares, servidores e até em minas (Foto: Reprodução/Info)

Dessa forma, antes de adquirir qualquer um dos modelos acima, é necessário ponderar sobre o equipamento que se quer preservar com o nobreak.

Para saber quais características devem ser levadas em consideração na hora da compra e os tipos do aparelho existentes no mercado, confira a matéria que ensina como escolher um nobreak.

Tem alguma dúvida de tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daiana Medeiros
    2015-06-23T23:44:51

    Cara, ótimo artigo, utilizei para um trabalho no IFRJ, mas o termo correto seria "tensão" e não "voltagem" de resto, o texto tá excelente.

  • Eduardo Costa
    2014-12-18T14:31:45

    Ajeita só o "despositivos" aí que ficou feio! ;)