24/04/2012 06h00 - Atualizado em 24/04/2012 06h00

Aplicativos grátis e sites lentos exigem mais bateria do que o necessário, dizem pesquisadores

Aline Jesus
por
Para o TechTudo
Gmail foi eleito o site mais verde pelo estudo (Foto: Reprodução)Gmail foi eleito o site mais limpo (Foto: Reprodução)

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Stanford fez uma pesquisa interessante: os estudiosos descobriram que sites “mal programados” acabam gastando mais bateria do seu celular. Os testes foram feitos com smartphones com o sistema operacional Android instalado e mostraram, por exemplo, que o layout da Wikipédia poderia ser otimizado para exigir 30% menos do consumo de energia.

O relatório revela que os sites mais populares costumam ter folhas de estilo e códigos em javascript que acabam consumindo uma fração significativa da energia necessária para renderizar a página. Segundo a pesquisa, os desenvolvedores das páginas ainda não entenderam como lidar com os acessos que vêm dos celulares. Apesar de as visitas de smartphones só aumentarem, o público deste tipo de dispositivo não vem recebendo a atenção necessária.

“Acreditamos que este estudo possa mostrar a importância de se desenvolver sites otimizados para dispositivos móveis. Sites que não acabem drenando a bateria dos celulares. Até porque isso pode diminuir o tráfego da página”, diz a pesquisa.

E os estudiosos dão algumas dicas, por exemplo: é melhor usar fotos em extensão .jpeg do que .gif e .png. Dentre os sites visitados, o Apple.com foi o pior. O Gmail, por sua vez, foi o mais elogiado. Fácil, com o HTML utilizado nas funções principais e sem muito javascript, o cliente de e-mail do Google foi eleito “o site mais limpo” da pesquisa, que será apresentada de forma completa na conferência World Wide Web 2012, em Lyon, França, nesta semana.

Vale lembrar que, recentemente, um outro estudo mostrou que os aplicativos grátis para os celulares Android também acabam gastando mais bateria do que os pagos – por usarem muitos anúncios e outros fatores. Um alerta interessante para os usuários, que normalmente não sabem os motivos de suas baterias acabarem tão rápido.

Via BBC

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares