Sistemas Operacionais

18/04/2012 05h30 - Atualizado em 18/04/2012 16h36

Como funciona o reconhecimento facial

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

O reconhecimento facial é uma técnica de biometria baseada nos traços do rosto das pessoas. Não é segredo que os seres humanos têm uma facilidade para reconhecer os rostos das pessoas com precisão. Mesmo que duas pessoas sejam parecidas, nós somos capazes de distingui-las. Essa técnica pode ser transmitida para os computadores, mas, para isso, precisa-se definir traços únicos que devem ser mapeados em códigos binários. Neste artigo, aprende-se como se codifica um rosto e como essa técnica é aplicada nos softwares.

O rosto de uma pessoa é formado por diversas características, que são chamados pontos nodais. Existem cerca de 80 pontos nodais na face humana. Alguns exemplos de pontos nodais são a distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o tamanho do queixo e a linha da mandíbula. Cada um desses pontos nodais é medido e armazenado em uma base de dados, formando a assinatura facial. A obtenção da assinatura facial completa a etapa de extração de características.

Marcação de características da face humana (Reprodução / Tutorial Info Dica).Marcação de características da face humana (Reprodução / Tutorial Info Dica).

No entanto, para um programa de computador, antes de extrair os pontos nodais do indivíduo, é necessário rastrear a imagem capturada para detectar a localização e a posição do rosto. Somente após esta etapa, pode-se calcular os pontos nodais, que requerem a correta posição dos elementos da face, como olhos, nariz e boca. O rastreamento da imagem é feito tomando-se como base uma imagem capturada pela webcam do computador ou do celular ou por uma imagem armazenada. A imagem pode ser uma foto ou um quadro de vídeo. A partir dessa imagem, aplicam-se filtros para detectar as formas que se assemelham com a cabeça humana, como os olhos, a boca, o nariz, entre outras características comuns da face humana, realizando-se a etapa de rastreamento do rosto.

Rastreamento da face humana com marcação dos olhos, nariz e rosto (Reprodução / Oddcast).Rastreamento da face humana com marcação dos olhos, nariz e rosto (Reprodução / Oddcast).

Nesse momento, percebe-se uma diferença fundamental entre as etapas de rastreamento da face e a extração de características. O rastreamento baseia-se em formas geométricas comuns nos rostos de todas as pessoas, admitindo algumas variações. Já a extração das características do rosto humano consiste em calcular as especificidades de cada rosto, buscando nos detalhes as diferenças entre as pessoas.

Marcação de rosto em foto (Reprodução / Pluginjquery). (Foto: Marcação de rosto em foto (Reprodução / Pluginjquery).)Marcação de rosto em foto (Pluginjquery)

No entanto, para consideramos a totalidade da tecnologia de reconhecimento facial, precisa-se reconhecer o rosto que acabou de ser capturado em uma base de dados. Para isso, compara-se as características extraídas da imagem capturada com as características armazenadas no banco de dados em busca do dono daquele rosto.

Aplicativos práticos de reconhecimento facial

Diversas aplicações utilizam o reconhecimento facial, desde a autenticação no seu smartphone e a marcação de seus amigos nas fotos até a inspeção dos torcedores em um estádio de futebol. No entanto, a tecnologia ainda possui algumas falhas. Por exemplo, o reconhecimento facial do Galaxy X, com Android Ice Cream Sandwich, desbloqueia a tela ao ser apresentado à uma foto do seu dono.

Para utilizar o reconhecimento facial em seu computador, existem alguns aplicativos, como o KeyLemon, gratuito, que modificam a autenticação dos usuários utilizando imagem da webcam para fazer o reconhecimento facial. O programa funciona para Windows e Mac.

Interface de autenticação do Windows 7 com reconhecimento facial do programa KeyLemon (Reprodução / ComPixels).Interface de autenticação do Windows 7 com reconhecimento facial do programa KeyLemon (Reprodução / ComPixels).
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lizandro Marques
    2013-09-27T16:59:39

    Muito legal o teu artigo. Qto ao Ronald Araújo...Vai plantar batatas!!!! kkkk Flw

  • Carlos Algarte
    2012-04-25T11:35:38

    Visidon App Lock (Google Play) App para qqer Android de reconhecimento facial, Versão free (acima) faz apenas o controle facial na entrada dos aplicativos, porém a versão pró já faz o controle de desbloqueio do celular pelo reconhecimento facial. Muitos dizem q 'isso' vai ser pro ICS. Desculpa mas qqer um que baixe esse aplicativo terá isso com ou sem ICS. Ah e só pra constar existe o Liveness na versão pró que analisa se há movimento facial para evitar que uma foto sirva para desbloqueio(sim um video bem feito pode servir p/ desbloquear o aparelho). Otimo aplicativo, porém poucos conhecem

  • Pedro Pisa
    2012-04-18T23:16:33

    Boa noite Ronald. Obrigado pelo comentário. Você poderia nos indicar os pontos onde a matéria pecou para que possamos corrigi-la? Abraços.

  • Ronald Araújo
    2012-04-18T16:47:52

    Não se faz um artigo onde não se tem o domínio do conteúdo! Ou pelo menos tenta estudar o conteúdo antes de escrever qualquer coisa!