TechTudo

20/04/2012 07h00 - Atualizado em 20/04/2012 07h00

Criador do Ubuntu diz o que pensa sobre o desenvolvimento do kernel Linux

Augusto Campos Para o TechTudo

A polêmica sobre o tamanho da contribuição ao kernel Linux efetuada pela Canonical, empresa responsável pela manutenção da bem-sucedida distribuição Ubuntu, é reavivada ciclicamente pelos seus detratores. Dessa vez, no entanto, recebeu uma resposta direta do principal representante do projeto.

Quero começar sendo franco sobre o que penso: mesmo quando há mérito na crítica, muitas pessoas que vejo criticar a ausência de contribuição alheia em projetos open source usam os mesmos projetos em benefício pessoal e contribuem muito menos. E não há como negar que a questão do tamanho da contribuição da Canonical ao desenvolvimento do kernel Linux é polêmica e, por isso, volta à baila regularmente.

marksittingMark Shuttleworth (Foto: Reprodução)

Nesta matéria do The Inquirer, publicada anteontem, o fundador da empresa e do Ubuntu, Mark Shuttleworth, é citado respondendo o que pensa a respeito. Esteja ele certo ou errado, vou reproduzir o trecho central de suas declarações:

“É absolutamente verdade que não temos qualquer interesse nos fundamentos centrais do kernel Linux, nenhum mesmo. O kernel Linux já era um sucesso antes de o Ubuntu ser fundado, o que estava faltando naquele momento era o comprometimento com a experiência do usuário, a qualidade da integração que o Ubuntu essencialmente trouxe. Eu não acho que qualquer pessoa que pense nisso a sério diria que a enorme quantidade de trabalho que fazemos não é uma contribuição.”

Ele também disse que, na própria comunidade de desenvolvedores do kernel Linux, basta ir a uma conferência para perceber que 70% deles usam o Ubuntu em seus computadores para desenvolver o kernel. E fazem isso porque, assim, seus laptops simplesmente funcionam, as atualizações de software simplesmente funcionam, etc. Ainda segundo ele, estes desenvolvedores que se beneficiam do Ubuntu também rejeitam quando uma empresa concorrente da Canonical, repetidamente, vem trazer números sobre o quanto cada um contribui em linhas de código para o kernel, como se fosse a única medida de contribuição válida.

Sem entrar em detalhes, vale mencionar que ele também não se furtou a apontar o dedo para a concorrente, dizendo que ao mesmo tempo em que ela o acusa de não contribuir, ela usa (como deveria usar, aliás) o código desenvolvido pela Canonical em outras camadas, incluindo a inicialização mais rápida do sistema, suporte a nuvem e mais.

Se fosse uma conversa entre dois usuários de fórum, eu classificaria como #mimimi. Como é entre dois pessoas das maiores empresas do mercado de distribuições Linux, vou me abster de classificar, imaginando que haverá mais capítulos nesta novela.

Ao mesmo tempo, acredito que contribuir com código-fonte para o kernel e outros projetos basilares do ambiente open source é importante. Mas, também, é importante contribuir com desenvolvimento de aplicativos, com integração e, até mesmo, com o desenvolvimento de canais de distribuição e suporte.

fabulaFabula para ilustração (Foto: Reprodução)

Apontar o dedo para alguém que contribui em alguma dessas áreas dizendo que deveria estar contribuindo em outra, me lembra aquela velha fábula do velho, do menino e do burro, em que os passantes criticam o velho por puxar o burro ao invés de montá-lo. Aí ele nonta e é criticado por ir montado e deixar o menino indo a pé. Depois ambos montam e são criticados por deixarem uma carga pesada demais para o burro. No final, terminam ambos carregando o burro.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Joander Dias
    2013-10-18T09:46:31

    Ele está certo! Os esforços da Canonical trouxeram algo que o universo open source não tinha: usuários.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lex Aleksandre
    2012-04-21T05:27:41

    Eu reconheço os méritos e contribuições da Canonical e seu Ubuntu ao Open Source e ao GNU/Linux; minha preocupação é com relação ao rumo que estão tomando.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joander Dias
    2013-10-18T09:46:31

    Ele está certo! Os esforços da Canonical trouxeram algo que o universo open source não tinha: usuários.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lex Aleksandre
    2012-04-21T05:27:41

    Eu reconheço os méritos e contribuições da Canonical e seu Ubuntu ao Open Source e ao GNU/Linux; minha preocupação é com relação ao rumo que estão tomando.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade