02/04/2012 19h44 - Atualizado em 12/02/2016 13h56

Desencontro 2012: discussões de alto nível e alto impacto nas mídias sociais

Nick Ellis
por
Para o TechTudo

O último dia do Desencontro trouxe painéis e workshops muito interessantes. É preciso fazer muitos elogios para a programação do evento, que foi escolhida com muito cuidado pelo Alexandre Inagaki, e todos os envolvidos na organização. 

Painel que moderei no Desencontro 2012 (Foto: Foto: Pedro Brandão (Being))Painel que moderei no Desencontro 2012 (Foto: Pedro Brandão - Being)

O terceiro dia do evento começou com o painel sobre os benefícios e malefícios da pirataria no cinema, capitaneado pelo Jurandir Filho do Cinema com Rapadura, e a presença de Raphael PH Santos do vlog Iradex, Izzy Nobre do Hoje é um Bom Dia, e Rogério Bonfim da rede social FilmoW, criada para reunir os fanáticos por cinema. De acordo com a conversa, se por um lado a pirataria prejudica a indústria cinematográfica, por outro também pode servir como ferramenta de divulgação de filmes obscuros, que ninguém assistiria.

O painel “Política e a democratização nem sempre amistosa da Internet” contou com a mediação do anfitrião do evento, Emerson Damasceno, e a participação de Caio Túlio Costa (que coordenou a campanha de Marina Silva na ultima campanha presidencial), Vicente Gioielli, Fernando Gouvêa (Gravataí Merengue) e Roberto Maciel (do Diário do Nordeste). O assunto em pauta eram as campanhas eleitorais em tempos de internet, em uma discussão sobre a legislação que rege o tema.

Depois foi a vez de Lucas Radaelli, conhecido como “Demolidor Brasileiro”, citando o super-herói com deficiência visual dos quadrinhos. Lucas deu uma verdadeira aula de como preparar o conteúdo de um site para se tornar mais acessível para quem tem alguma deficiência de visão ou audição. Apesar de tratar o assunto de uma forma simples e prática, a palestra de Lucas deixou a todos os presentes emocionados, citando inclusive vantagens de SEO para que adotar a acessibilidade nos sites.

O painel de humor, o segundo assunto de maior sucesso na internet teve lotação esgotada, o que é fácil de entender pelos palestrantes. O papo moderado por Mauricio Cid do Não Salvo, contou com a presença Maurício Ricardo (BBB e Charges.com.br), Claudinho Castro (do blog Ahnão), Falcão (famoso cantor do gênero brega) e o comediante de standup Marcos Castro que fizeram a platéia rir muito.

Qual o segredo para se destacar no meio da imensa quantidade de vídeos do YouTube? O painel sobre o conteúdo audivisual contou com os vloggers PC Siqueira do Mas Poxa Vida e da MTV, Cauê Moura do Desce a Letra, Kéfera Buchmann do 5inco Minutos, Kaio Oliveira do Xafurdaria e Pablo Peixoto do Qu4tro Coisas, em uma conversa moderada por Marina Santa Helena (Supremas).

Não consegui assistir ao painel sobre o jornalismo, que deve ter sido bem interessante, pois tive o prazer e a honra de moderar o painel “Qual o futuro das mídias sociais?” com a participação do curador do evento, o grande Alexandre Inagaki (Pensar Enlouquece), Gilberto Knuttz do Uêba, Rodolfo Sikora do Gengibre, nosso colaborador Ticiano Sampaio (do blog Droider) e Alex Primo (professor da UFRGS). O papo foi interessantíssimo, e só teve um problema, acabou muito rápido.

O painel “Publicidade, marketing e redes sociais”, foi mediado por Eric Messa (Meio & Mensagem), com os participantes Ian Black da New Vegas, Sandro Rodrigues  do Centro Europeu, W. Gabriel e a escritora Martha Gabriel. A conversa foi muito interessante.

Mauricio Cid, Ivo Neuman, Luide de Matos e Fred Fagundes (entre outros) subiram ao palco principal para apresentar a nova versão do Não Salvo, mostrando o que o futuro reserva para este portal de humor. Rosana Hermann encerrou o Desencontro com um painel divertidíssimo, mostrando como as gafes e erros no Twitter podem render muitas risadas (e novos seguidores).

A organização do Desencontro está de parabéns pela seleção dos painéis e palestrantes, além de workshops sobre temas como Podcasts, apresentado por Eduardo Sales Filho do Papo de Gordo e Tato Tarcan e Prof. Maury do WeRGeeks (além dos já citados PH Santos e Jurandir Filho), Tumblr (por Cristiano de Souza, o Catupiry) ou SEO (feito por Jhonny Jessé do site Coca Gelada).

Painel de monitoramento de menções (Foto: Reprodução)Monitoramento de menções (Fonte: OR Digiweb)

O Desencontro 2012 foi um dos melhores eventos de mídias sociais que já participei no Brasil. O impacto do evento foi impressionante, atingindo a mais de 7 milhões de usuários únicos, segundo a Or Digiweb, que criou uma ferramenta para monitorar todas as menções ao Desencontro. O evento fez tanto sucesso que a tag #CurtiNoDesencontro está nos trending topics do Twitter. Que venha a edição de 2013! 

Confira como foi o segundo dia do evento

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Camila Camargo
    2012-04-02T19:52:37

    Confesso que fiquei pensativa acerca do evento. Não pela qualidade dos participantes, longe disso, TODOS, são excelentes profissionais. Acredito que a proposta ou o nome, não me chamaram a atenção. Mas acompanhando os comentários sobre o evento no Twitter e Facebook, minha opinião se mostrou completamente equivocada. Me lamento por ter perdido ou não acompanhado mais de perto, mesmos à distância. Certamente em 2013, este evento estará na lista dos mais importantes e "must be" do Brasil. Parabéns Nick, parabéns a todos os participantes.