25/04/2012 13h48 - Atualizado em 26/04/2012 11h43

O que é Google Drive e como usar?

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

O Google Drive é o novo serviço de disco virtual que o Google lançou ontem (24/04), oferecendo 5 GB de espaço gratuito para seus usuários. O serviço permite o armazenamento de arquivos na nuvem do Google e possui aplicativos para sincronização para Windows, Mac e Android. Os dispositivos iPad e iPhone deverão receber aplicativos exclusivos em breve.

Logotipo do Google Drive (Foto: Reprodução / Divulgação)Logotipo do Google Drive (Foto: Divulgação)

Os arquivos armazenados no Google Drive, podem ser compartilhados com seus amigos e colaboradores através da conta do Google. Você poderá decidir com quem irá compartilhar cada arquivo além de decidir o nível de permissão de cada pessoa, escolhendo quem apenas poderá visualizar, editar ou comentar nos seus arquivos.

Para arquivos compatíveis com o Google Docs, o novo serviço tem integração automática, oferecendo aos usuários edição colaborativa de seus arquivos no Google Docs. Além desta integração, o Google Drive traz integração com o Google+, pois adiciona suas fotos e vídeos do Google Drive em um álbum da rede social do Google, permitindo que o usuário compartilhe o material com seus amigos. Existe ainda a integração com o Gmail, para que seja enviado um link da versão atual dos seus arquivos para seus amigos e colaboradores.

Integração com o Gmail e o Google+ (Foto: Reprodução / Divulgação)Integração com o Gmail e o Google+ (Foto: Reprodução)

Uma funcionalidade de destaque no novo serviço é a busca dos arquivos, que é feita em todo o conteúdo do arquivo, através de palavras chaves e filtros, como, por exemplo, tipo de arquivo e usuário criador. O serviço promete ainda reconhecer objetos dentro das suas imagens e textos escaneados, fornecendo dados sobre seus documentos.

Além da busca poderosa, o Google Drive possui uma ferramenta de visualização dos arquivos, que exibe no navegador do usuário mais de 30 tipos de arquivos. Os arquivos variam de vídeos em alta definição a arquivos do Adobe Photoshop, passando por documentos de texto, planilhas e apresentações.

O serviço Google Drive integra um controle de versão para os arquivos armazenados. Todas as modificações feitas nos arquivos são registradas e guardadas automaticamente por 30 dias. Caso o usuário deseje, é possível escolher uma versão para salvar para sempre. Assim, os usuários podem ter controle do que foi feito nos seus arquivos, conhecendo o que foi alterado, quando e por quem.

Controle de versão para todos os arquivos (Foto: Reprodução / Divulgação)Controle de versão para todosos arquivos
(Foto: Reprodução)

Embora ofereça 5 GB gratuitos para seus usuários, o Google Drive foi lançado com opções de contas pagas, com planos que variam de 25 GB por US$ 2,49 por mês, a pacotes gigantes como os 16 TB por US$ 799,99 por mês. A contratação de um dos planos do Google Drive aumenta o tamanho a conta do Gmail do usuário para 25 GB automaticamente. O serviço está disponível, ainda, para as empresas que possuem conta no Google Apps for Business.

O serviço, porém, ainda não está disponível para todos os usuários, mas o Google está registrando usuários que desejam ser notificados no momento do lançamento.

Para se registrar, siga os passos abaixo:

Passo 1. Vá até a página do Google Drive. Clique no botão “Login” e insira seu nome e senha na tela de autenticação do Google;

Página inicial do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Página inicial do Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 2.  Clique afirmando que quer ser notificado sobre o lançamento do Google Drive;

Notificação para utilizar o Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa) Notificação para utilizar o Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 3. Você será informado que o registro foi feito com sucesso e que você será notificado quando o Google Drive for liberado para você.

Confirmação de registro para notificação (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Confirmação de registro para notificação (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

No entanto, se você já é um dos contemplados com o acesso ao Google Drive, siga nosso passo a passo sobre como utilizar o novo serviço do Google.

Como usar o Google Drive:

Passo 1. Entre no Google Drive e se autentique com sua conta do Google. Observe, na imagem abaixo, que a interface se parece muito com o a interface do Google Docs;

Página principal do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Página principal do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 2. Baixe o Google Drive para a sua plataforma e confirme que aceita os termos de serviço para baixar o aplicativo;

Aceitação dos termos do serviço e confirmação de download (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Aceitação dos termos do serviço e confirmação de download (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)

Passo 3. Após instalar o aplicativo, entre com seu nome de usuário e senha do Google;

Autenticação no aplicativo do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Autenticação no aplicativo do Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 4. Após a autenticação, informa-se sobre a criação da pasta Google Drive no computador. Todos os arquivos adicionados a essa pasta, são automaticamente sincronizados o Google Drive;

Informação sobre a criação da pasta Google Drive no seu computador (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Informação sobre a criação da pasta Google Drive no seu computador (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 5. A janela da imagem abaixo, afirma que após o término das configurações, seus arquivos atuais, incluindo os arquivos do Google Docs, seráo sincronizados. Clique no botão “Advanced Setup” para decidir quais pastas do seu Drive devem ser sincronizadas com o computador;

Informação sobre a sincronização do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Informação sobre a sincronização do Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 6. Na parte superior da janela, pode-se escolher a localização da pasta no computador. Na parte de baixo, define se o Google Drive inicializa junto com o computador e na parte central, define-se as pastas que serão sincronizadas;

Configurações do Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Configurações do Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Parte 7. Após a configuração, pode-se observar a pasta do Google Drive começando a sincronizar os arquivos. Além disso, ao clicar no botão do serviço na área de notificação, você pode obter informações como a quantidade de espaço utilizado;

Arquivos sendo sincronizados com o computador (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Arquivos sendo sincronizados com o computador (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 8. Para criar uma nova pasta, você pode utilizar tanto a pasta no seu computador quando a interface Web. Pelo navegador, clique no botão destacado na imagem abaixo;

Criação de nova pasta na interface Web (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Criação de nova pasta na interface Web (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 9. Defina um nome para a nova pasta;

Definição do nome da nova pasta (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Definição do nome da nova pasta (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 10. Para inserir novas imagens na pasta que acabou de ser criada, basta arrastá-las para a pasta compartilhada no seu computador;

Adição de arquivos do computador para o Google Drive (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Adição de arquivos do computador para o Google Drive (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 11. Aguarde as imagens serem sincronizadas com o Google Drive. Um símbolo de certo na cor verde, como nos arquivos da imagem abaixo, significa que um dado arquivo está atualizado no seu Google Drive;

Sincronização de novos arquivos completada (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Sincronização de novos arquivos completada (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 12. Seus arquivos podem ser visualizados na sua conta do Google Drive. Para escolher o modo de visualização por ícones (grade), pressione o botão em destaque na imagem abaixo;

Visualização dos arquivos em grade (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Visualização dos arquivos em grade (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 13. Ao clicar em uma das imagens, você é direcionado para uma página de visualização do arquivo. Nela, você pode adicionar uma descrição para o arquivo no Google Drive;

Editando descrição de arquivo (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Editando descrição de arquivo (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Passo 14. Você também pode compartilhá-lo com seus amigos, em uma interface semelhante a do Google Docs.

Interface de compartilhamento de arquivos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa) (Foto: Interface de compartilhamento de arquivos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa))Interface de compartilhamento de arquivos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa) (Foto: Interface de compartilhamento de arquivos (Foto: Reprodução / Pedro Pisa))

O Google divulgou dois novos vídeos comercias sobre o novo serviço, mostrando como será o uso colaborativo dentro da plataforma do Google Drive, confira abaixo:

Seja o primeiro a comentar


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Lucimara Novaes
    2015-03-30T00:16:34

    Por favor nao sei o que acontece nao consigo abrir minha pastas de fotos no googlo drive aparece essa msg ""Nenhum APP instalado compativel....Abrindo no modo da Web.... sao fotos muito importante para mim como recupera-las....desde ja obrigada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Kailo Kiani
    2015-01-30T09:55:26

    Vc coloca toda a informação da sua vida nas mãos do Google, e eles prometem que vão guardar essa informação para vc, de graça, e que não vão usar essa informação contra vc, nem para investigar a tua atividade on line. Pode confiar...KKKKK

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Italo Dione
    2013-12-31T00:58:40

    Eu coloquei varias pastas com fotos na pasta "GOOGLE DRIVE" que foi criada em meu pc.. só que os arquivos não estão sendo enviados para o site, essas pastas estão lá há 24 horas... alguem pode me responder?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • José Neto
    2012-07-24T19:49:57

    Gostaria de saber se ao armazenar os arquivos no Google Drive, ao sincroniza-los em outro computador, os mesmos são baixados automaticamente durante a sincronização ou são criados apenas atalhos?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Pisa
    2012-04-26T12:03:17

    Obrigado pelo aviso Bruno Grossi. Alteramos a matéria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Grossi
    2012-04-25T14:35:50

    Gostaria de comunicar uma errata: Pouco antes do "Passo 1", é informado que o valor de 25GB é de USD 4,99/mês; na verdade é USD 2,49/mês.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Algarte
    2012-04-25T22:46:25

    Skydrive > Google Drive. 25gb > 5gb. Sem mais. Nisso a google ainda precisa melhorar um pouquinho mais..... ;)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário