Internet

13/04/2012 15h41 - Atualizado em 07/05/2012 11h29

O que é meme?

Carolina Ribeiro
por
Da redação

Apesar dos vídeos "Para nossa alegria" e "Luiza está no Canadá" serem conhecidos, poucas pessoas sabem, de fato, o que é um meme ou qual é a sua origem. Qualquer coisa pode se tornar uma piada na rede: citações, desenhos, fotos ou vídeos. Claro, desde que se torne um viral e se espalhe pela Internet.

Ui, nós vamos ensinar o que é meme (Foto: Divulgação)Ui, nós vamos ensinar o que é meme (Foto: Divulgação)

Significado de meme

Segundo a Wikipédia, este termo é sinônimo de "fenômeno da Internet", ou seja, é tudo o que faz sucesso e se propaga rapidamente na rede. Exemplo recente disso é o garoto Jefferson, que soltou a voz ao cantar "Para a nossa alegria" e teve mais de 8 milhões de views.

Dos que fizeram sucesso até hoje, pode-se entender que o termo tem a ver com brincadeiras e piadas em citações, desenhos, fotos ou vídeos que se propagam com uma grande velocidade na rede e ganham o gosto popular.

Origem

É provável que o primeiro meme tenha sido criado, em 1998, por Joshua Schachter, de 24 anos, no serviço Memepool. Nele, os usuários postavam na Internet links interessantes.

No evento Contagious Media, em 2000, a palavra meme foi utilizada pela primeira vez. O objetivo foi traduzir em uma expressão uma mensagem que rapidamente é difundida e ganha novas versões de acordo com o contexto. Depois disso, a palavra meme caiu no gosto das pessoas.

Outra explicação possível, destacada pelo escritor Richard Dawkins no livro "O Gene Egoísta", de 1976, se refere a "uma unidade de evolução cultural", que espalha a mensagem de uma pessoa para outra. A partir disso, podemos interpretar que toda a informação com aspecto cultural propagado entre indivíduos é considerado um meme. 

Memes famosos

Pintinho Piu

O vídeo do garoto Dheymerson Lima, de 11 anos, cantando "Pintinho Piu" virou destaque em 2011. Não é para menos, já que a publicação tem mais de 9 milhões de views. O jovem narra a história de um fazendeiro e dubla o som de vários animais. Depois de publicá-lo no YouTube, o menino apareceu em vários programas de TV e virou uma webcelebridade.


Ui, ele existe

Ele de fato existe! O físico e diretor do Planetário Hayden, em Nova Iorque, Neil deGrasse Tyson, se tornou mais um meme da Internet. Isso aconteceu quando ele usou uma expressão, conhecida aqui como “Ui”, para explicar a sua preferência por Isaac Newton.


Trollface

Quem nunca viu ou compartilhou os memes Forever Alone, Troll Face e Me Gusta nas redes sociais? Eles contam histórias que lembram muitas situações cotidianas.

Forever Alone  (Foto: Divulgação)Forever Alone (Foto: Divulgação)

Mais memes do momento

Luiza que está no Canadá

Para Nossa Alegria

Top 10: pessoas que se tornaram piada na Internet

Tumblr "Minha Mãe Tá no Face" mostra casos inusitados no Facebook

Agora vocês entenderam o que é meme, menos a Luiza que está no Canadá!
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vadim Vladimir
    2013-07-04T08:39:52

    Nossa... essa é coisa mais nerd que já pude ver. Não tem utilidade alguma, não tem graça e ainda ganhou uma matéria. Quando a internet chegou por aqui todo mundo dizia: "o futuro será mais concorrido, pois todos agora terão acesso a informação"; e não foi assim, agora os meninos estão todos alienados e não sabem fazer bom uso dessas informações, estão todos virando nerds que passam o dia em redes sociais e jogando... Bem, a notícia boa é pra quem coloca o filho na escola e cobra resultados, o menino terá mais oportunidades nesse mundo de futilidades.

  • Fabio Silva
    2013-05-12T23:06:13

    a google esta pagando ate 10 mil por mes , vão pra lá seus idi...quero dizer pessoas lindas ! =)

  • Oi Boa
    2013-05-12T20:58:23

    Pelo amor né Globo....buscar conceitos na Wikipédia e publicar é demais......já ouriram falar de fontes confiáveis????

  • Rogerio Coelho
    2013-05-02T15:28:53

    Wikipédia passando informações erradas (segundo a/o jornalista, claro), os memes são da década de 70, e a relação de memes com sucesso na internet, é a mesma de máquina de escrever com avião de carga.

  • Marcos Bosco
    2012-05-17T18:25:30

    É isso mesmo ALCIR

  • Paulo Junior
    2012-04-17T11:50:25

    Quem cunhou o termo "meme" foi Richard Dawkins, em 1976... O termo não surgiu na internet e originalmente não tem nada a ver com ela. Apenas foi incorporado à rede, já que seu significado é algo como "uma informação cultural facilmente difundida e reconhecida por uma comunidade ou grupo de indivíduos", o que se aplica perfeitamente ao que chamamos de "meme" na internet. Vale lembrar que o termo é análogo a "gene", porém, com referência às lembranças, à memória (memo).

  • Leka Nira
    2012-04-16T23:25:47

    meme é assim um Chuck Norris como 1º bailarino no Bolshoi sacou?

  • ALCIR
    2012-04-16T20:35:12

    er... não. o "Ui", que por sinal perdeu todo o sentido no português, vem de "Watch out, we got a bad*ss over here"...

  • Oswaldo Quintanilha
    2012-04-14T01:40:19

    Achei que a matéria poderia ser mais abrangente, mas gostei da extensa definição do termo "meme". Podiam ter cidado o famosíssimo meme do Yao Ming, que talvez seja o mais popular no momento..