16/04/2012 17h26 - Atualizado em 10/09/2015 13h43

Qual a diferença entre Core 2 Quad e Quad Core?

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Ao comprar um computador, notebook, tablet e até mesmo um smartphone, a primeira coisa que muitos usuários olham é o processador. Se este contiver as palavras “quad-core” em sua nomenclatura, os olhos de muitos brilham. Porém, até hoje, muitos têm dúvidas com relação à diferença entre os processadores “Quad Core” e o processador “Core 2 Quad”. 

Quad-Core ou Dual-Core: veja qual notebook atende melhor suas necessidades

Eles são a mesma coisa? Se não, qual a diferença? Veja a diferença entre esses dois termos nos próximos parágrafos.

Qual a diferença entre Core 2 Quad e quad-core? (Foto: Divulgação/Intel) (Foto: Qual a diferença entre Core 2 Quad e quad-core? (Foto: Divulgação/Intel))Qual a diferença entre Core 2 Quad e quad-core? (Foto: Divulgação/Intel)

Quad Core

O termo ‘quad core’ se refere a uma característica dos processadores. Essa nomenclatura surgiu com o lançamento da microarquitetura Core, da Intel, que teve como principal representante o processador Core 2 Duo, Core 2 Solo e Core 2 Quad.

A palavra ‘core’ se refere ao número de núcleos físicos de processamento que estes chips possuem. Assim, processadores ‘quad-core’ possuem quatro núcleos físicos de processamento. A concorrente AMD também lançou processadores quad-core, ou seja, com quatro núcleos de processamento. Os primeiros foram os Athlon II.

Processador quad-core visto por dentro (Foto: Reprodução/Wikipédia)  (Foto: Processador quad-core visto por dentro (Foto: Reprodução/Wikipédia) )Processador quad-core visto por dentro (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Antigamente, cada processador possuía apenas um núcleo de processamento (CPU). Com a estagnação no aumento da frequência (clock), os engenheiros precisaram encontrar alternativas para aumentar a capacidade de processamento dos chips. Foi aí que, usando uma nova técnica de processamento, chamada paralelismo, foi inserido um segundo núcleo. Daí, foi só questão de tempo para chegarem ao mercado processadores com quatro núcleos físicos de processamento.

Numa analogia simples de entender, imagine que um determinado trabalho é dado para quatro pessoas fazerem, ao invés de uma. Logicamente, o tempo de execução deste serviço será quatro vezes menor, pois quatro pessoas trabalhando é melhor do que apenas uma. Na prática, é mais ou menos assim que os processadores quad-core trabalham. Hoje em dia, encontramos chips de quatro núcleos até nos computadores mais básicos, bem como em smartphones e tablets. Algumas fabricantes já estão até desenvolvendo processadores para uso doméstico de dez núcleos!

Core 2 Quad

O Core 2 Quad, por sua vez, não é uma característica física do processador, mas é um modelo específico, lançado pela Intel em meados de 2007. Como já explicamos nos parágrafos anteriores, este chip faz parte da microarquitetura Core, que teve como outros integrantes os processadores Core 2 Duo (que trazia dois núcleos físicos de processamento) e Core 2 Solo (que trazia apenas um).

Para a época, o Core 2 Quad era um monstro, sendo muito potente, bem como igualmente caro. Basicamente, ele tinha o dobro de potência do Core 2 Duo. Isso por que ele trazia dois processadores Core 2 Duo num mesmo encapsulamento. Ele teve versões lançadas tanto para desktops quanto para notebooks.

Quad-core ou octa-core: qual a diferença entre os processadores? Confira no Fórum do TechTudo.

Ambos utilizam o soquete LGA775> Os Core 2 Quad que utilizaram o processo de fabricação de 65 nm não suportavam as instruçoes SSE4.1, possuíam 8 MB de cache L2 e clock externo de 266 MHz. Já os fabricados com o processo de 45 nm aceitavam instruçoes SSE4.1, tinham clock externo de 333 MHz e algumas versões chegavam até a 12 MB de cache L2.

Poranto, não confunda Habeas Corpus com Corpus Christi. Processadores quad-core são uma coisa e o processador Core 2 Quad é outra. Inclusive, é extremamente difícil encontrá-lo à venda no mercado. Já processadores quad-core são muito fáceis e atualmente são utilizados até mesmo em celulares.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares