Conversor

26/04/2012 16h05 - Atualizado em 05/08/2014 08h50

Os melhores conversores de vídeo gratuitos para todos os formatos; baixe

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

Os conversores de vídeo grátis são capazes de transformar os formatos de arquivos de vídeo digital.  Com eles, o usuário pode converter filmes para uma extensão compatível com o tocador instalado no computador. Pensando em facilitar a sua vida, preparamos uma seleção de conversores que executam tal tarefa para você gratuitamente.

Lista traz dez editores de vídeo grátis para baixar no computador

Format Factory

O Format Factory converte arquivos de imagem, vídeo e áudio, além de importar DVDs de filmes e CDs de música para arquivos no seu computador. O programa converte entre diversos formatos, como MP4, 3GP, MPG, AVI, WMV, FLV, SWF e RMVB de vídeo, MP3, WMA, AMR, OGG, AAC e WAV de áudio e JPG, BMP, PNG, TIF, ICO, GIF e TGA de imagem. Além da conversão, o programa repara arquivos de vídeo e áudio danificados, pode reduzir tamanhos de arquivo e realiza edições simples em imagens, como rodar e aplicar zoom.

Format Factory (Foto: Reprodução / Divulgação)Format Factory repara arquivos de vídeo e áudio danificados além de convertê-los (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

A interface do aplicativo é simples. Para converter seus vídeos, basta adicioná-los no programa e escolher o formato de saída que deseja na lista no painel esquerdo. O programa realiza a conversão em lote, ou seja, adiciona vários vídeos para conversão em sequência. Além disso, é possível configurar o Format Factory para desligar o computador após a conversão de todos os arquivos.

Any Video Converter

O Any Video Converter suporta os formatos mais populares de vídeo. Além disso, permite gravar discos em Blu-Ray e baixar vídeos do Youtube. Os formatos suportados são AVI, FLV, MOV, MP4, MPG, M2TS, MTS, RMVB, AVCHD, MKV, WebM(V8), QT, WMV, VOB, 3GP, 3GPP2, DivX, entre outros. O aplicativo também extrai o áudio dos vídeos e salva em diversos formatos, como MP3, WMA, M4A, OGG, WAVE e AAC. Além da conversão, o programa realiza algumas pequenas edições nos vídeos, como funções de corte, adição de legenda, rotação de vídeos e ajuste de parâmetros, como resolução e taxa de quadros.

Any Video Converter (Foto: Reprodução / Divulgação)Com o Any Video Converter é possível também fazer download de vídeos do YouTube  (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

O aplicativo permite a conversão de vídeos em lote e pode agendar o desligamento do computador para o término das conversões. Além disso, é possível converter os vídeos utilizando diversos núcleos de processamento, o que torna o processo mais rápido. A interface é simples e possui botões grandes para realizar as tarefas principais. Basta adicionar os vídeos na lista, escolher o formato de saída, que pode ser baseado no dispositivo que irá reproduzir o vídeo, e clicar no botão “Convert Now”.

Sothink Video Converter

O Sothink Video Converter suporta diversos formatos de vídeo, como AVI, MP4, MKV, MOV, WMV, TS, FLV, SWF, ASF, MPG, 3GP, 3G2, VOB e DV, bem como permite a conversão para formatos de dispositivos específicos, como o iPad, iPod, iPod Touch, iPhone, Apple TV, PSP, PS3, Xbox 360, Zune, Zune HD, Windows Mobile e Google Android. Além das funções normais de um conversor de vídeo, o programa permite a pré-visualização do vídeo para a realização de pequenas edições, como cortes no vídeo, redimensionamento, alteração de taxa de quadros entre outros.

Shothink Video Converter (Foto: Reprodução / Divulgação)Shothink Video Converter possibilita o usuário editar o vídeo, como, por exemplo, fazer cortes (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

A interface do programa é simples e possui botões grandes para as operações mais triviais. A conversão de um vídeo pode ser feita simplesmente arrastando um arquivo de vídeo para a janela do programa. Quando diversos vídeos são adicionados para conversão simultaneamente, uma fila é criada e um a um os vídeos são convertidos.

No entanto, o aplicativo gratuito tem uma restrição para a conversão de vídeos em alta definição, pois adiciona uma marca d’água do aplicativo a cada 10 minutos de vídeo. Para remover esses avisos, basta adquirir a versão Pro, que custa U$ 24,95, cerca de R$ 46. A versão Pro ainda realiza a conversão utilizando os diversos núcleos do seu computador, acelerando a conversão.

  •  
RMVB Converter (Foto: Reprodução / Divulgação)RMVB Converter  (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Softsea RMVB Converter

O Softsea RMVB Converter é um software simples para a conversão de arquivos RMVB para outros formatos mais populares, como o AVI, MP4, DIVX, FLV, MOV, WMV e 3GP para vídeo e MP3 para extrair o áudio. O formato RMVB é bastante popular na Internet, pois possui qualidade próxima de um DIVX, mas com um tamanho bastante reduzido.

O programa é bem simples. Possui apenas uma janela, na qual escolhe-se o arquivo a ser convertido, a pasta e o formato de saída. Após definir essas configurações, basta clicar no botão “Convert” e o vídeo é convertido.

DVD Shrink

O DVD Shrink é o programa ideal para fazer cópias de segurança dos seus DVDs. O programa converte um DVD gravado em um arquivo de vídeo digital, salvando-o em uma pasta definida pelo usuário. Essa pasta contém toda a estrutura de vídeos do DVD, incluindo o filme principal e os extras, e pode ser gravada em outro DVD. O programa permite escolher quais faixas de áudio e legendas se deseja salvar além de reduzir a qualidade do vídeo para caber em discos de menor capacidade.

DVD Shrink (Foto: Reprodução / Brothersoft)DVD Shrink faz cópia para outros DVDs (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Para converter um disco, basta abrir o disco, clicar em “Analysis”, para obter as informações, selecionar os itens que deseja incluir na cópia de segurança e clicar no botão “Backup”. O processo ocorre rapidamente e o usuário tem uma pré-visualização do vídeo enquanto a conversão é feita.

Quais são os melhores programas para edição de vídeo? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonatas Cordeiro
    2014-12-06T23:42:19  

    esse format factory é muito bom.

    recentes

    populares

    • Jonatas Cordeiro
      2014-12-06T23:42:19  

      esse format factory é muito bom.

  • André Abreu
    2012-04-26T21:36:05  

    DVD Shrink não é conversor! E que lista é essa que não possui Xvid4PSP nem Handbrake ambos muito superiores aos citados e totalmente gratuitos!... Acho que se for para escrever qualquer porcaria que pelo menos o faça direito!

    recentes

    populares

    • André Abreu
      2012-04-26T21:36:05  

      QUERO SABER ESTE É BOM MESMO?

  • Vinicius Mendes
    2014-11-14T22:10:13

    E conversores online? Indica algum?