TechTudo

25/05/2012 15h41 - Atualizado em 25/05/2012 15h51

Conheça os nerds famosos da web brasileira

Guilherme Neto Da Contém Conteúdo

Esta sexta-feira (25) é o dia em que várias pessoas manifestam seu orgulho de serem nerds em todo mundo. O Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd, é celebrado por muita gente que não tem vergonha de demonstrar sua paixão por games, quadrinhos ou livros.

Na Internet, já tem gente que conseguiu se dar muito bem falando sobre esses assuntos. O TechTudo lembra aqui alguns nerds famosos da web brasileira.

jovemnerd (Foto: jovemnerd)Jovem Nerd (Foto: Reprodução)

Deive Pazos e Alexandre Ottoni - Os “Jovens Nerds” em pessoa, os dois são empresários bem sucedidos que ganham a vida falando sobre quadrinhos, videogame, RPG, livros e outras “nerdelâncias”, como descreve “Alottoni” em seu perfil no Jovem Nerd. O blog nasceu em 2002 com a simples pretensão de repercutir novidades interessantes sobre o mundo geek.

A partir do desenvolvimento de material original, o interesse pelo site acabou crescendo. O Jovem Nerd virou um portal e um grande negócio para os dois rapazes. Hoje, além do blog, eles mantêm a loja virtual NerdStore e os programas em áudio e vídeo NerdCast e NerdOffice, respectivamente, distribuídos pela internet. Há outros projetos, como a publicação de livros sob o selo Nerdbooks ou a rede social Skynerd.

omelete (Foto: omelete)Omelete (Foto: Reprodução)

Marcelo Forlani e Érico Borgo - Outra dupla que trabalha falando sobre cultura nerd. Tudo começou com o Omelete, um site fundado pelos dois amigos no ano de 2000. Inicialmente, a página era voltada aos fãs de histórias em quadrinhos de super-heróis americanos. Com o tempo, o portal foi crescendo em produção e visitas, se tornando um dos maiores sobre cultura pop no Brasil.

Com a ajuda de muitos colaboradores e colunistas, hoje o Omelete comenta as grandes produções da indústria cultural em cinema, TV, quadrinhos, músicas e games. O site passou a produzir também material em vídeo através do OmeleTV, programa semanal distribuído no YouTube.

O Omelete diferencia-se por seu olhar analítico e aprofundado sobre cultura pop, principalmente as obras transmídias de grande apelo. Todo esse conhecimento gerou o livro “Almanaque do Cinema”, publicação da Ediouro que relembra a história da sétima arte.

pcsiqueira (Foto: pcsiqueira)PC Siqueira (Foto: Reprodução)

PC Siqueira – O rapaz dos olhos estrábicos popularizou os vlogs no Brasil depois do sucesso com sua série de vídeos no YouTube. O assunto abordado? Qualquer coisa que lhe viesse a mente: o importante era fazer uma análise crítica até mesmo sobre as coisas mais banais. Ilustrador profissional, PC Siqueira chamava a atenção ainda pelo seu vestuário “nerd” (onde usar um óculos enorme pode ser o suficiente para ser visto como tal), além das tatuagens com referências aos games Pac-Man e Space Invaders.

O canal MasPoxaVida acabou crescendo rapidamente, atraindo atualmente milhões de visualizações no YouTube. Seu status de celebridade lhe rendeu convites para participar de diversas campanhas publicitárias, além do posto de VJ da MTV, onde apresenta um programa sobre videogames.

ludobardo (Foto: ludobardo)LudoBardo (Foto: Reprodução)

Arthur Protásio – O rapaz por trás do vlog LudoBardo, Arthur Protásio tornou-se uma referência sobre games entre o grande público. Em sua série de vídeos publicados no YouTube, ele lança um olhar profundo sobre o mundo dos videogames, refletindo principalmente no papel dos jogos eletrônicos como mídia e obra narrativa. Para isso, toma como base livros e estudos acadêmicos, além de pesquisas que abordam a indústria de games.

Embora seja formado em Direito, Arthur escolheu dedicar-se a uma vida acadêmica e criativa sobre games e ficção. Ele atualmente ocupa o posto do IGDA Rio, a divisão carioca da associação internacional de desenvolvedores de jogos eletrônicos, que tem o objetivo de fomentar a produção de games.

Arthur também é coordenador do CTS Game Studies, grupo de estudos da Fundação Getúlio Vargas dedicado a jogos eletrônicos. “Eu coordeno as atividades do projeto, que também são variadas, mas sempre com uma raiz acadêmica. O foco é na produção de conteúdo a partir de estudos e na concretização em forma de artigos, palestras, relatórios”, contou em entrevista ao TechTudo.

gagagames (Foto: gagagames)Gagá Games (Foto: Reprodução)

Roberto Bechtluff – Também conhecido pelo apelido Gagá, Roberto é referência quando o assunto são games antigos. Seu blog Gagá Games surgiu em 2008 e hoje recebe cerca de mil visitas diárias. “No início, o blog servia mais para me estimular a jogar os jogos até o fim. Comecei fazendo um “diário de bordo”: eu escolhia um game e todo dia jogava ao menos meia hora. Depois postava como tinha sido a jogatina”, explicou em entrevista ao TechTudo. Atualmente, uma equipe de seis escritores atualiza o site relembrando diversos sucessos (e até fracassos) do passado.

Apesar da fama no meio retrô gamer brasileiro, Roberto mantêm sua profissão de tradutor de inglês freelancer. “Meu blog tem uns anúncios, mas aquilo rende pouca coisa, mal paga a hospedagem”, explica. Em compensação, o trabalho no Gagá Games já rendeu algumas vantagens, como colaborações na revista Old!Gamer, publicação da Editora Europa sobre games clássicos.

O “Gagá” já descolou até alguns presentes como cartuchos e um Nintendo DS. “Muitas vezes os presentes têm valor sentimental para os doadores, que mandam junto longas cartas escritas à mão e me pedem para cuidar com carinho dos cartuchos que jogaram quando tinham 12 anos”.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Nuno Filho
    2013-02-09T04:55:15

    Jovem Nerd é o melhor sem duvidas ;D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nuno Filho
    2013-02-09T04:55:15

    Jovem Nerd é o melhor sem duvidas ;D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade