15/05/2012 09h17 - Atualizado em 08/07/2015 10h31

Guia de placas de vídeo: saiba como comprar a melhor para o seu PC

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Escolher uma boa placa de vídeo é essencial para quem busca um PC com bom desempenho gráfico, seja para edição de vídeos, utilizar múltiplos monitores ou “apenas” jogar, escolher uma boa placa de vídeo. Mas para cumprir essa tarefa não é preciso ser um especialista ou se aprofundar em especificações técnicas. Neste artigo, o TechTudo irá apresentar dicas e pontos chaves que você deve ter em mente na hora de escolher sua boa placa de vídeo.

Conheça as melhores placas de vídeo da Nvidia disponíveis no mercado

Veja dicas para comprar uma boa placa de vídeo (Foto: Divulgação/Nvidia)Veja dicas para comprar uma boa placa de vídeo (Foto: Divulgação/Nvidia)

O mercado de placas de vídeo

Atualmente, o cenário de placas de vídeo com foco em processamento gráfico é dominado por duas fabricantes de chips: NVIDIA e AMD. Ambas constroem a arquitetura para depois,licenciar o design para fabricantes menores como EVGA, Zotac, MSI e muitas outras.

Por isso, na hora de comprar uma placa de vídeo é comum encontrar apenas a referência, por exemplo “MSI GTX 970″, ao invés de “Nvidia GTX 970″. Mas tem diferença? Sim, existem algumas diferenças sutis. Uma fabricante pode lançar uma versão com clock (frequência de processamento) maior. Porém, é preciso ficar atento a algumas “maquiagens”, como grande número de memória RAM.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Opine no Fórum do TechTudo.

Qual será o propósito da sua compra?

Embora uma placa de vídeo de boa qualidade possa atender a diversos usos, na hora de comprar, é preciso estar atento para não pagar demais por um desempenho que você nunca irá usar completamente. Porém, é preciso estar atento também ao efeito contrário.

Notebook gamer (Foto:  Pedro Zambarda/TechTudo)É importante conferir se a placa atende aos requisitos do jogos do usuário (Foto: Pedro Zambarda/TechTudo)

Para quem vai comprar um modelo intermediário ou de baixo custo, é preciso ficar atento e verificar se a placa vai cumprir os requisitos recomendados para a atividade. No caso de jogos, veja se ela cumpre os requisitos da maioria dos jogos que você pretende jogar.

Itens para levar em consideração

Fique atento aos itens “quantidade de memória VRAM”, “largura de banda” e “velocidade da memória”. Muitas fabricantes de modelos de baixo custo exageram na quantidade de RAM, mas deixam o conjunto da placa com memória lenta (GDDR3) e pouca largura de banda (bandwith).

Assim como uma boa quantidade de memória VRAM é essencial, também é importante levar em consideração a largura da banda e a velocidade de memória. Prefira sempre, por exemplo, modelos com GDDR5. Outros itens, como “clock ” da placa, também são importantes, mas dificilmente uma placa de vídeo terá um clock de baixo valor ao cumprir os outros requisitos.

Nunca é demais lembrar que sempre que falamos em placas de vídeo robustas, falamos em fontes de alimentação. Não esqueça de adquirir uma fonte energia para o seu PC. Para mais informações, confira o <b>nosso tutorial</b> para calcular o consumo de energia de um PC baseado na sua configuração.

Aprenda a escolher a fonte do seu PC sem gastar muito (Foto: Divulgação) (Foto: Aprenda a escolher a fonte do seu PC sem gastar muito (Foto: Divulgação))É importante escolher a fonte ideal (Foto: Divulgação/Corsair)

Por último, um item que parece bobo, mas muita gente com PC antigo pode cometer um erro, comprar um modelo de placa incompatível com o seu computador. Por exemplo, comprar uma placa com padrão de conexão PCI Express, quando seu computador antigo ainda é AGP. Entretanto, quem tem PC semi-novo, também deve ficar atento, pois já existem placas com PCI Express 3.0.

Placas de vídeo baratas

Com alguns modelos de placa chegando na casa dos cinco mil reais, comprar uma placa de vídeo top de linha pode ser algo fora de cogitação. Felizmente, há modelos que atendem bem a equação custo/benefício.

Série Radeon R7 é uma boa opção de entrada (Foto:  Divulgação/Radeon)Série Radeon R7 é uma boa opção de entrada (Foto: Divulgação/Radeon)

A Radeon R7 250, por exemplo, é uma placa de vídeo que custam em torno de R$ 400 a R$ 500 reais e pode garantir um bom desempenho em jogos na resolução FullHD, mas com muitos efeitos desligados. Ela se dá bem na resolução HD (1280×800 pixels).

Outro modelo com preço competitivo é a Geforce GT 730. Essa placa é basicamente a GT 630 com melhorias na memória. Ainda assim, ela garante um bom resultado, mas é preciso ficar atento a largura de banda para não comprar um modelo com 64bits. A Geforce GT 730, consegue rodar jogos pesados como Crysis 3, mas apenas com as configurações gráficas setadas no “médio”.

Placas de vídeo intermediárias

No campo das placas intermediárias, estão os modelos que já chegam perto ou ultrapassam o valor de mil reais. Nessa faixa, um boa placa seria a GeForce GTX 960, da Nvidia. Baseada na arquitetura Maxwell, das top de linha, ela oferece vários efeitos exclusivos de placas top da Nvidia como: PhysX Flex, ShadowPlay (gravar enquanto joga), GameStream (jogar por streaming através de tablets da Nvidia) e diversos filtros como multi-frame anti-aliasing, G-Sync e etc.

GeForce GTX 960 é uma intermediária com perfil de 'top de linha' (Foto: Divulgação/Nvidia)GeForce GTX 960 é uma intermediária com perfil de 'top de linha' (Foto: Divulgação/Nvidia)

A concorrente direta de Geforce GTX 960 é a AMD Radeon R9 285. A placa da AMD apresenta uma leve vantagem, mas possui consumo de energia maior também. Mas no geral ambas têm configurações parrudas e servem de parâmetro na hora de escolher uma boa placa intermediária.

Placas de vídeo de alta performance

Já para quem ficar na vanguarda, os modelos top de linha de cada fabricante podem custar muito mais caro que um PC novo. Um dos diferenciais das placas de alto desempenho é a possibilidade de ligar duas placas em um mesmo computador e compartilhar o processamento gráfico. O nome da tecnologia varia de acordo com o fabricante, mas o princípio é o mesmo, ou seja, as placas irão trabalhar em conjunto.

A Geforce GTX 980 Ti, é um bom exemplo de placa top de linha. Essa “monstra” com 6 GB de memória GDDR5 conta com algumas derivações feitas por outras fabricantes incluem até resfriamento líquido. Há também a GTX Titan X, uma edição especial da própria Nvidia. Ela consegue ser ainda mais poderosa que a GTX 980, apresentando colossais 12 GB de RAM GDDR5.

Com atraso da R9 390X, Radeon R9 290X ainda a opção da AMD para top de linha  (Foto: Divulgação/AMD)Com atraso da R9 390X, Radeon R9 290X ainda a opção da AMD para top de linha (Foto: Divulgação/AMD)

No lado AMD, a top de linha é a XFX Radeon R9 290X. Embora não tenha configurações tão robustas quanto as da concorrência, R9 290X tem um bom desempenho, apesar de ser uma placa um pouco antiga. A AMD atrasou um pouco o lançamento da nova R9 390x que ainda não chegou ao mercado.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jackson Silva
    2012-05-15T10:16:32  

    tenho uma 9500 gt, uma asus m2n32 sli deluxe, 5gb ram, 1tb de hd e ainda nao enconteri jogo aki qie eu nao rode com desempenho maximo e olha que o meu processador é uma athlon x2 64 6200 da amd.

    recentes

    populares

    • Jackson Silva
      2012-05-15T10:16:32  

      Tá jogando metin ou tibia???

  • Luiz Filipi
    2012-05-15T10:53:33  

    Jacson c deve ta doidão... com essa configuração vc deve estar rodando pac man com tudo no maximo.... sua configuração é muito ruin.. deve ta jogando fifa 98 e cod 2, max payne 2........ estou até agora pensando como vc conseguiu colocar 5 GB de ram no pc.... posta endereço de pente de memorias com 2,5 GB ai rsrsrs

    recentes

    populares

    • Luiz Filipi
      2012-05-15T10:53:33  

      Um pente de 4GB e um de 1GB. Qual o problema? Para colocar RAM no PC não é obrigatório colocar dois pentes iguais.

  • Willyan Silva
    2012-05-15T17:03:51

    hahah que lixo.. só pq eu falei que o governo eh ladrão no ultimo post não publicaram... cade a liberdade de expressão?

  • Lucas Garcia
    2012-05-15T12:47:44

    aonde c pagou 1900 nisso tudo fernando henrique? =O

  • Adão Mendes
    2012-05-15T09:59:07

    Bom artigo, mas esqueceram de comentar que algumas placas das gerações de 2010 e até 2009 ainda são boas compras até hoje. Placas como GT440 e GT240 (ambas de entrada), 9800GT, GTS250, GTS450, GTX460, HD5670, HD5770, HD6670, HD6770 (todas essas últimas, ótimas placas pra games) e outras, são boas compras pra quem não quer gastar uma fortuna com placa de vídeo e ainda assim gostaria de garantir boa qualidade em qualquer jogo. Nem sempre as últimas placas lançadas são as melhores escolhas, prova disso são várias dessas que citei.

  • Wesley Pereira
    2012-05-15T10:46:14

    Faltou falat sobre os bits ou interface da memória, por exemplo uma placa de 256 bits é capaz de rodar jogos com gráficos como os do Playstation 3 e Xbox 360 numa boa, sem que haja redução de resolução ou perca de elementos gráficos.

  • ALEXANDRE MARTINS
    2012-05-15T10:08:35

    Eu já tive ambas as marcas e posso garantir que Nvidia é muito superior a AMD, sem comparação ... tem jogo que não roda , não é compativel , não roda o recurso de simulção de física ... etc... Fora AMD , a não ser que vc. queira ver só videos no seu micro , ai tudo bem !!

  • Oswaldo Quintanilha
    2012-05-16T00:37:55

    Texto simplesmente ridículo. Chegar e dizer que uma Radeon 6770 e a 6790 são de "entrada" é simplesmete um absurdo. E falo porque além do conhecimento que tenho, possuo uma 6770, e com 1GB de memória DDR5, rodando a pelo menos 4,8 Mhz, eu rodei SEM LAG Battlefield 3 na tv da sala, em full HD (1920 x 1080) e com gráficos no ultra. Sem contar os inúmeros títulos atuais que ela roda com folga. Mais atenção na próxima, Tech Tudo, vocês normalmente não erram feio assim.

  • Hélio Santos
    2012-05-15T21:15:53

    Texto ridiculamente escrito. Não sou nenhum expert no assunto, mas também não sou tão leigo quanto a maioria e o que li foi um monte de nomes cuspidos de modo aleatório.

  • Fabio Nobre
    2012-05-15T11:11:53

    Jackson.. se vc rodar Battle Field 3, Diablo 3, SC2 e HON no máximo como eu.. aí eu falo q vc fez milagre! eu tenho um i5 2500k, HD Seagate Barracuda 1TB, Radeon 6850, DDR3 2x4 8gb Corsair Vengeance, fonte Antec 650W, Mobo Gigabyte Z68..tudo isso num gabinete Sentey Centinela GS-6100R Atx e mouse Razer Abyssus! um pc de R$2.700,00 mto top! :)

  • Estaley Costa
    2012-05-16T09:25:29

    Texto ridiculo, foi perfeita a colocação do Marcio Luiz, computador desde quando é só placa de video ? óbvio uma boa placa de video é sempre muito bom, só que que o texto de "vocês" não falou que pra ter uma placa de video boa tu precisa ter o resto do computador bom também, porque ter uma placa de video boa e não ter um processador, uma fonte boa pra aguentar firme, memória, HD, entre outras coisas não vai adiantar grandes coisas ter uma boa placa de video.

  • Flavio Santos
    2012-05-16T06:29:12

    Uma coisa e falo quer jogar compra um PS3 ou um Xbox 360. Essas placa além de ser muita caras vc tem que investir tbm no seu pc entre memoria e processador ai a conta vai lá em cima . Com esse dinheiro dar para comprar uma tv full HD e um console .

  • Sergio Silva
    2013-01-19T11:17:46

    Longe de ser um verdadeiro guia, este artigo apenas dá uma visão geral, muito superficial, sobre o universo das placas de vídeo. Mesmo dentre os especialistas no assunto, é difícil o consenso sobre as melhores placas e GPUs. De tudo que foi dito aqui, as únicas coisas que valem a pena ter em mente, na hora de comprar uma placa de vídeo é: 1. Compre de acordo com a sua real necessidade. Se você não é um gamer pro ou um especialista em modelagem 3D, irá gastar dinheiro à toa em uma placa high end; 2. Definida a primeira questão acima, compre a melhor que o seu dinheiro permitir.

  • Jhony Ferreira
    2012-05-21T11:53:27

    concordo com alguns comentários abaixo nao é tudo placa de video se nao tiver o resto do conjunto "decente" nao adianta de nada ter uma GTX 690 certo? e pude perceber que realmente o autor é um fã da nvidia e nao tenho nada contra nao só axo que deveria expor isso em 1 artigo e sim falar das tecnologias q cada uma tem pois Nvidia nao é melhor que ATI nem vice e versa pois possuem tecnologias diferentes e cada fabricante atende clientes diferentes.dependendo da situacao uma é melhor que a outra e dependendo do conjunto tbm uma pode ser melhor que a outra.

  • Estaley Costa
    2012-05-16T09:29:04

    E tem outra coisa, pra você montar uma maquina BOA eu disse BOA para games aqui no BRASIL menos de 2,500R$ tu não consegue.

  • Dyony Ferreira
    2013-07-11T14:47:12

    eu sou feliz com minha ati shappire 7870 2gb e não tive que gastar uma fortuna para ter desempenho.825,00 roda bf no talo sem problemas.e comparando com a caríssima nvidia geforce para comprar uma com mesmo desempenho teria que desembolsar uma bagatela de 1.400,00 então se queres um produto de qualidade com menor preço é ati na cabeça com certeza.kkkk

  • Fabiano Jung
    2013-06-20T09:23:07

    Ô , se fosse esses preços que estão ali.Aki um GTX 560 nao sai por menos de 900R$, e Uma gtx 690 tá R$2500 no paraguay

  • Rodrigo Alves
    2012-05-15T12:53:03

    -Concordo com o Adão mendes. -Algumas placas das gerações anteriores são muito boas e conseguem rodar jogos atuais com uma qualidade satisfatória. Outro dia realizando uma pesquisa no Google vi uma Geforce 8800Ultra que tem uma configuração que batia todas as placas da serie 9, menos a 9800Gtx que dizem ser a mesma placa melhorada. Então nem sempre as ultimas placas são a melhor escolha.

  • Jose Filho
    2012-05-15T14:27:41

    Comprei uma MSI da serie nova de placa mae na cpu house e gostei muito. To usando com uma georce gtx 560 e me agradou muito o custo x beneficio.

  • Camila Luzentti
    2012-05-15T14:17:09

    Comprei recentemente uma HD6870 por 510 reais, recomendo a todos, estou jogando battlefield 3 no ultra e sem leg!

  • Henrique
    2012-05-15T13:14:43

    não recomendo a GTX 550 ti. o desempenho deixa a desejar.

  • Willyan Silva
    2012-05-15T15:55:24

    Se vc for na "terrinha" buscar... fica barato.. montei um I7 2600K + Asus P8P67 Deluxe + 16 DDR 3 Corsair Vengeance + GF GTX 550 TI Asus Supercloked Edition + SSD 60 GB Corsair Force GT + Fonte Corsair 650W Modular 80 Plus Silver + 2x 1 TB Seagate Momentus, fora coolers da Cooler Master (V6 GT e afins)... gastei R$ 2.600 numa maquina que custa 10 mil aqui no Brasil.

  • paulo lima
    2012-05-15T14:57:29

    Théo Araujo Vc gastou 900 com o Qbex, e com mais 600 vc pegou uma fonte, uma 560ti e um SSD de 120gb?? ou seria com mais 1500 reais?

  • Théo Araujo
    2012-05-15T14:44:51

    Hoje em dia nem tá tão caro pra montar um pc Mid pra Top... Eu comprei um Qbex no submatrino, com i5 2310 2,9ghz, 4 gb de ram, hd de 1 TB, monitor 21,5 `` ... por 890,00 reais , depois comprei uma fonte Corsair 650W, uma VGA Gtx 560TI, SSD 120gb e coloquei mais um pente de 4 gb... com menos de 1500,00 to com um PC pra rodar tudo no maximo por mais 1 ou 2 anos... e caso precise, faço alguns upgrades pontuais e a vida util do PC ainda vai durar mais...

  • Leonardo
    2012-05-15T16:15:02

    Théo Araujo voce é um fanfarrão, em dizer isso. E Willyan Silva, sua sugestão não é correta, passar pela "terrinha" e não pagar os impostos de importação é crime! Existem mtas alternativas com lojas autorizadas aqui no Brasil. As pessoas que querem supercomputadores devem pesquisar muito para não fazer más escolhas. Pessoas oportunistas aparecem aos montes e aqui não é diferente. Como não tem leis especificas para internet, ainda cada um fala o que quer. Lamentavel.