31/05/2012 15h34 - Atualizado em 31/05/2012 16h25

Lumia 800: divórcio, dois meses depois

Elis Monteiro
por
Para o TechTudo

Espero que vocês ainda se lembrem da última coluna que publiquei aqui, dias antes de entrar de férias (sim, depois de quatro anos eu as consegui). Pois é. Estávamos falando sobre o Nokia Lumia, mais particularmente sobre o modelo Lumia 800, que ganhei num sorteio que a Vivo realizou no dia do lançamento. Quem leu a coluna ainda deve guardar a imagem de uma mulher apaixonada pela cor, pela textura, pelo sex appeal do dito modelo. Acontece que, passados dois meses de convivência, o casamento entrou em crise. Confesso: temos diferenças inconciliáveis. O que parecia um grande amor não passava de uma paixão fugaz.

Nokia Lumia 800 (Foto: Nokia Lumia 800)Nokia Lumia 800 (Foto: Nokia Lumia 800)

Os primeiros dias foram empolgantes. Depois de anos e anos vivendo com o meu iPhone e tendo meus pensamentos adivinhados, o que, confesso, me deixou preguiçosa, resolvi encarar a mudança. O Windows Phone 7.5 parecia ser o sistema perfeito: bonito, interface simples e distribuição inteligente de funções – uma tela inicial configurável e, uma segunda, “à direita”, em lista, oferecendo as opções presentes na tela inicial e outras que não foram selecionadas para o “desktop”.

Tenho mais de dois mil contatos no Facebook, e de uma hora para outra ganhei todos estes na minha lista de contatos para “ligação” e mensagens. Simplesmente desesperador."
Elis Monteiro

No primeiro dia parti para a personalização, incluindo contas de e-mail, contatos e minhas redes sociais, que puderam ser jogadas para a tela inicial, e eran atualizadas automaticamente, no esquema push. Não encontrei grandes problemas. Mesmo sendo Windows, ele não me exigiu fidelidade absoluta ao Windows Live. Me empolguei e acabei retomando um Hotmail velho de guerra e cheguei a pensar em usá-lo. Na prática, não consegui aguentar três contas de e-mail e apaguei, ficando apenas com a conta corporativa e o meu velho Gmail.

Ainda no software, as funções são acionadas rapidamente e não encarei telas azuis nem travamentos, mas há alguns defeitinhos que podem ter aparecido tanto pela minha inabilidade em lidar com um novo sistema quanto pela incompetência do Windows (cá entre nós, está mais que provado que quanto mais simples, melhor. Mestre Steve Jobs não passou por este planeta à toa, certo?).

Um exemplo bobo: no início das configurações devo ter selecionado alguma coisa que impediu a separação posterior dos contatos. O WP acabou juntando amigos do Facebook com os contatos do SIM card. Fucei por semanas e não nenhuma mísera opção de separação. Para bater o martelo como erro irreparável, precisaria que algum usuário testasse de casa e me contasse. O resultado, para mim, ficou parecendo uma grande confusão: tenho mais de dois mil contatos no Facebook, e de uma hora para outra ganhei todos estes na minha lista de contatos para “ligação” e mensagens. Simplesmente desesperador.

O design do Lumia também é sedutor, não só pela cor (o meu é azul) mas também pelo corpo emborrachado. Ele é muito bom de “pegada”. A câmera é supervalente (8 megapixels) e a Nokia fez bem em colocar o botão de disparo físico, e não apenas no software (coisa pra lá de irritante). Mas aqui também encontrei um porém: os encaixes para o SIM card e para o carregador estão lado a lado. Ótimo que não seja necessário abrir tampa nenhuma (já era essa história de mexer na bateria, né?), mas as duas tampas deslizam e precisam se encaixar. Aqui entra um probleminha: com o manuseio, que nem foi exagerado, uma das “palhetas de encaixe” quebrou, e tive de usar um clipe para abrir e retirar o SIM card.

A bateria também não foi valente. Depois de um mês de uso, a Nokia avisou que havia uma atualização de firmware que daria 30% a mais de vida útil. Sinceramente, pra mim não fez muita diferença. No geral, ele me deixava na mão antes do horário comercial. Meu uso de redes sociais é intenso, e o de ligações, moderado. Mesmo assim não sou a mais gulosa das consumidoras de bateria. Não há motivo para tão pouca autonomia. Fiquei na mão várias vezes e acabei com a impressão de que o aparelho não é de confiança, o que é péssimo, ainda mais para mães que temem chamadas do colégio dos filhos.

Já o Facebook, quando funciona, entra todo desconfigurado. Nunca, durante os dois meses em que usei DIRETO o aparelho, consegui ter acesso ao meu status a ponto de inserir um texto, por mínimo que fosse."
Elis Monteiro

O teclado virtual não é o mais confortável, principalmente para mulheres com unhas grandes. Durante as férias, diante da diminuição da ansiedade, minhas unhas acabaram crescendo. Quanto mais isso acontecia, menos perícia eu mostrava no manuseio das teclas. No final, estava sonhando com um Siri para Windows Phone.

Quanto às redes sociais, a diferença é abissal, e acho que o fenômeno tem a ver com a pouca quantidade de aplicativos disponíveis para WP. Baixei a versão oficial do Twitter a do Facebook, e confesso que detestei muito as duas. Ao ponto de chamá-las de infelizes nas poucas vezes em que consegui atualizá-las usando o aparelho. Cheguei a ficar dias sem aparecer nas redes por conta de defeitos que podem parecer mínimos, mas para hard users (meu caso) é mortal. Um exemplo: no Twitter, quando você responde um tweet para duas pessoas ele só cola a primeira, originária da mensagem. Pior: caso você não se lembre das arrobas, babau: ele não as completa nem oferece opções usando as primeiras letras dos apelidos. Sofrível.

Já o Facebook… nossa… quando funciona, entra todo desconfigurado. Nunca, durante os dois meses em que usei DIRETO o aparelho, consegui ter acesso ao meu status a ponto de inserir um texto, por mínimo que fosse. A sensação que tenho é que tanto a Microsoft quanto o Facebook erraram na mão. Não consegui achar outros aplicativos para comparar e acabei desistindo de usar o Face no celular. Diga-se de passagem, as versões do Face para iOS e Android também não são muito completas. Mister Zucka está nos devendo essa.

Tentei, gente. Mas a sensação é de que falta alguma coisa para o Windows Phone. Parece que ainda não está pronto. Quem sabe na próxima versão, caso eu possa baixá-la no Lumia 800 (acho que não vou poder) a gente tente novamente. Por enquanto, confesso que desisti e sei que muitos vão dizer que uma vez infectada pelo vírus do iOS, nunca mais você será o mesmo. Na verdade, eu digo que o que morde e faz a diferença é o vírus da simplicidade.

Vou escrever mais uma coluna sobre o Lumia e se vocês tiverem dúvidas, mandem por favor que a gente vai fuçando juntos.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Igor Busch
    2012-06-06T16:45:30

    Natanael c/ todo respeito vc só leu os 3 primeiros post's não é possivel !!! o lumia 800 vc aglutina os contatos SE QUISER ISSO É OPÇÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! entendeu , vcs são cegos não é possivel de novo falo AGRUPAR OS CONTATOS É UMA OPÇÃO !!!! ENTENDERÃOOOOO........

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luís Fernando
    2012-05-31T15:47:08

    Isso não é problema no W.P. e sim dificuldades de interação sua com o aparelho.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Natanael Jesus
    2012-06-06T15:08:21

    Gregory, isto é uma coluna. Colunas não são imparciais. Sobre o aparelho... Quase peguei um desse durante uma portabilidade (HOJE!). Estava com muitas dúvidas... se tivesse lido os primeiros parágrafos da coluna teria desistido de cara. A Nokia fez muito barulho, mas tem mostrado cada vez mais as fragilidades de sistema e de hardware. E o modelo 710? Como assim não pode enviar imagens via bluetooth?? E isso de o 800 aglutinar os contatos do face aos contatos de agenda?? Puutz Nokia...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gregory Porto
    2012-06-06T06:40:37

    Acredito que houve uma parcialidade muito forte nessa reportagem as criticas estão muito fortes. Eu era usuario Android (htc desire hd) e hoje estou com ios (iphone 4s).No inicio foi dificil,afinal são diferentes,mas depois de um tempo vc percebe que o iphone é muito intuitivo.Revi meu htc e vi como era complicado a associar funções.Preste atenção,complicado associar nao digo que é dificil. Porem tem o lance do Itunes que é um saco.Não vou me adaptar nunca a isso!!!Hoje estou doido pra ter um Android o Galaxy Note,mas nao tenho coragem de abandonar o Iphone.Ele é tão estavel, a cam é d+!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gregory Porto
    2012-06-06T06:40:22

    Acredito que houve uma parcialidade muito forte nessa reportagem,mas as criticas estão muito fortes. Eu era usuario Android (htc desire hd) e hoje estou com ios (iphone 4s).No inicio foi dificil,afinal são diferentes,mas depois de um tempo vc percebe que o iphone é muito intuitivo.Revi meu htc e vi como era complicado a associar funções.Preste atenção,complicado associar nao digo que é dificil. Porem tem o lance do Itunes que é um saco.Não vou me adaptar nunca a isso!!!Hoje estou doido pra ter um Android o Galaxy Note,mas nao tenho coragem de abandonar o Iphone.Ele é tão estavel, a cam é d+!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciano Asunção
    2012-06-05T10:49:05

    Falam que o techtudo é uma piada, mas não largam o osso, né? kkkk. Há outros sites, galera... Não gostam deste? Procure outro que lhe satisfaça.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luciano Asunção
    2012-06-05T10:48:02

    Realmente precisam chama-la de burra? Precisam mesmo ser ignorantes e agir como animais? Por favor, né? Porque não dar a dica de como desvincular os contatos, ao invés de tacar pedras? Bando de idiotas..

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thaisa Almeida
    2012-06-05T00:10:29

    isso e mt comedia mesmo,ele nem chame mexe e fica ai falando do celular da Nokia um dos melhores que conheço principalmente na questão da bateria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Velasco
    2012-06-04T22:53:45

    Tipico de um usuário burro. Esse techtudo tem que sair da categoria tecnologia e ir para o humor. Eu vejo cada coisa aqui que é só pra rir mesmo. Ja vi gente fã do iOS, Android reclamar do Windows Phone com muito mais conhecimento e seriedade. Eu ja tive iOS, Android e agora o WP, todos são bons, o que muda é que cada um se agrada com que lhe parece melhor, agora falar mal por não saber usar é piada. Só largar de ser burrinha pesquisar no google ou bing (sério bing existe) que você consegue usar o WP sem problemas ta?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Lage
    2012-06-04T20:25:49

    Pois o Android é divertido é, cheio de coisas é, configurável é e até demais, onde até mesmo as empresas que criam APPs já estão reclamando pela quantidade de mudanças que cada fabricante faz no sistema. Porém tem este defeito, como consumo alto de bateria, necessidade de baixar programas para ajudar na economia e fácil de ser invadido e pegar vírus, e a Samsung passou vergonha com o Galaxy SIII onde mostrava como ele era econômico, mas ela esqueceu de apagar o aviãozinho na tela do Galaxy SIII, ou seja, ela desativou todo o sistema para conseguir economia.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Lage
    2012-06-04T20:22:55

    Bom se ela reclama da bateria do Lumia 800, ela deveria experimentar o Galaxy Y com Android 2.3. Meu sobrinho comprou um por incentivo de um amigo, e por que achou o celular bonito, porém a bateria não dura nem 2 dias, e olha que ele no máximo faz somente mandar torpedos para a namorada, isso sim é uma bomba na bateria, e o engraçado que tinha um Nokia 500 com Symbian Belle pelo mesmo preço do Galaxy Y. Comprar celular devido ao sistema operacional é o maior erro atualmente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André L.
    2012-06-04T11:53:14

    Lendo os comentários de fãs da Nokia e da Apple, não consigo evitar a tristeza com uma sociedade onde tantas pessoas são "apaixonadas" por uma EMPRESA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Igor Busch
    2012-05-31T17:18:59

    Galera taxar de burra não ! acho que isso seria agredir Elis qual sistema tem integrado o pacote office ?????? o lumia é muito bom , tem coisas a melhorar sim , mas o sistema Ios até hoje tem suas reclamações ! e mesmo aasim as pessoas preferem não criticar agora os erros do WP. enchem de criticas ( tive android e ios ) posso falar que no meu caso o WP foi o meio termo dentre estes dois sistemas !!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elis Monteiro
    2012-05-31T17:14:30

    E olhem que nem contei que o sinal ficou péssimo durante os dois meses e que precisei gritar várias vezes para as pessoas ouvirem minha voz. Peguei o chip, coloquei em outro aparelho e tudo voltou ao normal.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Alves
    2012-05-31T17:08:00

    Elis gostei da coluna, obrigado esclareceu minha duvida vou ficar com o meu android por enquanto

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elis Monteiro
    2012-05-31T17:07:33

    Sergio, não sou a única mulher do mundo e tenho as mãos pequenas. Todas as mulheres com unhas terão o mesmo problema.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sérgio Cavalcante
    2012-05-31T17:02:42

    Facebook é ruim em todas as plataformas. recebeu Update recente...mas eu uso mesmo o App Hub. Menos pro TT que uso o Rowi, que é a melhor aplicação quejá usei pra TT mobile. E olha que usei iOS por 4 anos. Minha bateria chegou a durar 2 dias e 6 horas sem carga, mas eu já tinha me acostumado desde a época do iOS em deixar sempre carregando no PC com cabo USB. De resto, problemas bem pessoais mesmo, como o lance das unhas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Orkut
    2012-05-31T16:54:01

    A respeito do TellMe, rival do Siri, você a de convir que caso o mesmo não deve funcionar em celular com linguagem Brasileira já que a aplicação é toda feita para suportar a lingua inglesa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Orkut
    2012-05-31T16:52:53

    Esse é meu primeiro comentário no techtudo assim como o colega Igor Busch, também tenho um Lumia 800 pela vivo, e particularmente o celular me agradou e muito, primeiro ponto a se analisar a respeito do mercado dos smartphones é que o mínimo que se pode fazer ao escolher um é analisar os prós e os contras do aparelho, sob o ponto de vista do seu uso, particularmente creio que a alta integração encontrada nos aparelhos equipados com windows phone facilitam o uso do mesmo em todas as redes sociais disponíveis. Outro ponto interessante é que para se usar o TellMe é necessário conta americana.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Anne Pessoa
    2012-05-31T16:44:56

    Pergunta pra Siri qual o melhor smartphone pra gente ver o que ela acha :D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Igor Busch
    2012-05-31T16:38:47

    Senhorita Elis , é a primeira vez que estou postando no techtudo , só pelo fato deste seu post. minha querida vc simplismente acabou com o lumia 800 de fato vc acabau com tudo em seu comentário . VENHO TENTAR SALVAR O LUMIA ! era usuario do Iphone , e me aventurei no lumia sistema WP, resumindo um otimo sistema excelente , integração com as redes sociais de forma rápida ( ESTA SINCRONIZAÇÃO É OPÇÃO ) estou gostando muito deste Luimia , o por sinal comente um pouco sobre o pacote OFFICE qual plataforma tem isso ???? não lembro ....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Estima
    2012-05-31T16:15:36

    Elis, usei o HTC Ultimate com a mesma versão de S.O. apenas por um final de semana e já deu pra perceber a diferença em relação ao iOS e ao Android. A simplicidade é a chave do negócio e tá difícil de um pessoal entender isso. O mercado é vasto e não pode ser voltado para os mais entendidos e sim para a massa comum. À época gostei pois interagi com as redes sem precisar de app. Você conseguiu fazer isso? Os apps de fato são péssimos. Beijos e welcome back to iOS darling. =)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elis Monteiro
    2012-05-31T16:11:39

    Luis Fernando, as dificuldades de interação são culpa do sistema. Se fosse fácil qq um entenderia, até eu (risos)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Cruzeiro
    2012-05-31T17:52:14

    Renato Alves, concordo plenamente quando diz que o WP necessita (e muito, vai) de melhorias. Não gosto, nem nunca gostei dos produtos da Microsoft, e quando defendi o WP, foi pq vi, de verdade, um potencial neste sistema. Talvez, sem a interferência do Bill, a equipe tenha conseguido pôr todas suas boas idéias em prática. E o que quis dizer quanto a "estar aberto", é pq o WP é realmente diferente de qualquer SmartOS atual e, para alguns, essa diferença pode dar a impressão de que o sistema é ruim.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Elis Monteiro
    2012-05-31T17:47:51

    Igor, eu achei ÓTIMO o Office no aparelho, embora eu use muito pouco.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário