TechTudo

31/05/2012 15h34 - Atualizado em 31/05/2012 16h25

Lumia 800: divórcio, dois meses depois

Elis Monteiro Para o TechTudo

Espero que vocês ainda se lembrem da última coluna que publiquei aqui, dias antes de entrar de férias (sim, depois de quatro anos eu as consegui). Pois é. Estávamos falando sobre o Nokia Lumia, mais particularmente sobre o modelo Lumia 800, que ganhei num sorteio que a Vivo realizou no dia do lançamento. Quem leu a coluna ainda deve guardar a imagem de uma mulher apaixonada pela cor, pela textura, pelo sex appeal do dito modelo. Acontece que, passados dois meses de convivência, o casamento entrou em crise. Confesso: temos diferenças inconciliáveis. O que parecia um grande amor não passava de uma paixão fugaz.

Nokia Lumia 800 (Foto: Nokia Lumia 800)Nokia Lumia 800 (Foto: Nokia Lumia 800)

Os primeiros dias foram empolgantes. Depois de anos e anos vivendo com o meu iPhone e tendo meus pensamentos adivinhados, o que, confesso, me deixou preguiçosa, resolvi encarar a mudança. O Windows Phone 7.5 parecia ser o sistema perfeito: bonito, interface simples e distribuição inteligente de funções – uma tela inicial configurável e, uma segunda, “à direita”, em lista, oferecendo as opções presentes na tela inicial e outras que não foram selecionadas para o “desktop”.

Tenho mais de dois mil contatos no Facebook, e de uma hora para outra ganhei todos estes na minha lista de contatos para “ligação” e mensagens. Simplesmente desesperador."
Elis Monteiro

No primeiro dia parti para a personalização, incluindo contas de e-mail, contatos e minhas redes sociais, que puderam ser jogadas para a tela inicial, e eran atualizadas automaticamente, no esquema push. Não encontrei grandes problemas. Mesmo sendo Windows, ele não me exigiu fidelidade absoluta ao Windows Live. Me empolguei e acabei retomando um Hotmail velho de guerra e cheguei a pensar em usá-lo. Na prática, não consegui aguentar três contas de e-mail e apaguei, ficando apenas com a conta corporativa e o meu velho Gmail.

Ainda no software, as funções são acionadas rapidamente e não encarei telas azuis nem travamentos, mas há alguns defeitinhos que podem ter aparecido tanto pela minha inabilidade em lidar com um novo sistema quanto pela incompetência do Windows (cá entre nós, está mais que provado que quanto mais simples, melhor. Mestre Steve Jobs não passou por este planeta à toa, certo?).

Um exemplo bobo: no início das configurações devo ter selecionado alguma coisa que impediu a separação posterior dos contatos. O WP acabou juntando amigos do Facebook com os contatos do SIM card. Fucei por semanas e não nenhuma mísera opção de separação. Para bater o martelo como erro irreparável, precisaria que algum usuário testasse de casa e me contasse. O resultado, para mim, ficou parecendo uma grande confusão: tenho mais de dois mil contatos no Facebook, e de uma hora para outra ganhei todos estes na minha lista de contatos para “ligação” e mensagens. Simplesmente desesperador.

O design do Lumia também é sedutor, não só pela cor (o meu é azul) mas também pelo corpo emborrachado. Ele é muito bom de “pegada”. A câmera é supervalente (8 megapixels) e a Nokia fez bem em colocar o botão de disparo físico, e não apenas no software (coisa pra lá de irritante). Mas aqui também encontrei um porém: os encaixes para o SIM card e para o carregador estão lado a lado. Ótimo que não seja necessário abrir tampa nenhuma (já era essa história de mexer na bateria, né?), mas as duas tampas deslizam e precisam se encaixar. Aqui entra um probleminha: com o manuseio, que nem foi exagerado, uma das “palhetas de encaixe” quebrou, e tive de usar um clipe para abrir e retirar o SIM card.

A bateria também não foi valente. Depois de um mês de uso, a Nokia avisou que havia uma atualização de firmware que daria 30% a mais de vida útil. Sinceramente, pra mim não fez muita diferença. No geral, ele me deixava na mão antes do horário comercial. Meu uso de redes sociais é intenso, e o de ligações, moderado. Mesmo assim não sou a mais gulosa das consumidoras de bateria. Não há motivo para tão pouca autonomia. Fiquei na mão várias vezes e acabei com a impressão de que o aparelho não é de confiança, o que é péssimo, ainda mais para mães que temem chamadas do colégio dos filhos.

Já o Facebook, quando funciona, entra todo desconfigurado. Nunca, durante os dois meses em que usei DIRETO o aparelho, consegui ter acesso ao meu status a ponto de inserir um texto, por mínimo que fosse."
Elis Monteiro

O teclado virtual não é o mais confortável, principalmente para mulheres com unhas grandes. Durante as férias, diante da diminuição da ansiedade, minhas unhas acabaram crescendo. Quanto mais isso acontecia, menos perícia eu mostrava no manuseio das teclas. No final, estava sonhando com um Siri para Windows Phone.

Quanto às redes sociais, a diferença é abissal, e acho que o fenômeno tem a ver com a pouca quantidade de aplicativos disponíveis para WP. Baixei a versão oficial do Twitter a do Facebook, e confesso que detestei muito as duas. Ao ponto de chamá-las de infelizes nas poucas vezes em que consegui atualizá-las usando o aparelho. Cheguei a ficar dias sem aparecer nas redes por conta de defeitos que podem parecer mínimos, mas para hard users (meu caso) é mortal. Um exemplo: no Twitter, quando você responde um tweet para duas pessoas ele só cola a primeira, originária da mensagem. Pior: caso você não se lembre das arrobas, babau: ele não as completa nem oferece opções usando as primeiras letras dos apelidos. Sofrível.

Já o Facebook… nossa… quando funciona, entra todo desconfigurado. Nunca, durante os dois meses em que usei DIRETO o aparelho, consegui ter acesso ao meu status a ponto de inserir um texto, por mínimo que fosse. A sensação que tenho é que tanto a Microsoft quanto o Facebook erraram na mão. Não consegui achar outros aplicativos para comparar e acabei desistindo de usar o Face no celular. Diga-se de passagem, as versões do Face para iOS e Android também não são muito completas. Mister Zucka está nos devendo essa.

Tentei, gente. Mas a sensação é de que falta alguma coisa para o Windows Phone. Parece que ainda não está pronto. Quem sabe na próxima versão, caso eu possa baixá-la no Lumia 800 (acho que não vou poder) a gente tente novamente. Por enquanto, confesso que desisti e sei que muitos vão dizer que uma vez infectada pelo vírus do iOS, nunca mais você será o mesmo. Na verdade, eu digo que o que morde e faz a diferença é o vírus da simplicidade.

Vou escrever mais uma coluna sobre o Lumia e se vocês tiverem dúvidas, mandem por favor que a gente vai fuçando juntos.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Pedro Senna
    2012-06-01T18:38:50

    Desculpa, PS3 não, X box!!! Desculpa!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Senna
    2012-06-01T18:37:48

    Temos que lutar por uma alternativa própria, que não queira imitar nada de ninguém. Inventaram o Iphone e ele mudou o smartphone. Agora, vamos torcer para que inventem outra coisa diferente e ele vire coisa do passado. WP8 e Android estão tentando, mas pra Elis não conseguiram. Ponto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Senna
    2012-06-01T18:37:31

    Eu tentei também, achei o Android uma cópia descarada do IOS. Pra mim, é violação em cima de violação de patente, a começar pelo cadeadinho do bloqueio da tela!!! Se a empresa fosse minha, eu teria vergonha... E só por ser cópia, isso já me incomoda... W8 é o sistema do PS3 do meu filho de quatro anos atrás adaptado pra celular, goste ou não, é verdade, a Microsoft assumiu isso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Senna
    2012-06-01T18:36:53

    ...prestava, era tudo lixo, ninguém sabia usar os aparelhos, navegar na internet era piada, email então, socorro!!! Era uma droga sem fim... Hoje, temos WP8 e Android se matando pra bater o IOS... enquanto o parâmetro for o Iphone, cada opinião vai gerar esse barraco. O mérito da Elis foi testar outra alternativa. Não deu certo. Fim de papo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adislan Xanchão
    2012-06-01T18:05:35

    falou besteira...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade