Produtividade

07/05/2012 16h44 - Atualizado em 16/05/2012 13h12

O que é BitCoin?

Gabriela Viana
por
Da redação

A BitCoin (BTC), é uma unidade monetária online, criada em 2009, e que permite a transferência anônima de valores. Desenvolvida por Satoshi Nakamoto a BitCoin é uma moeda descentralizada, ou seja, não conta com nenhum órgão responsável pelo seu gerenciamento. Dessa forma, as transações de BitCoins são feitas a partir da rede de compartilhamentos P2P (ponto-a-ponto).

A BitCoin foi criada com o intuito de revolucionar a economia global (Foto: Reprodução)A BitCoin foi criada com o intuito de revolucionar a economia global (Foto: Reprodução)

A notoriedade da moeda teve início com a sua relação com o Silk Road, "um mercado negro" onde são vendidas drogas e sementes. No entanto, os criadores da BitCoin afirmam que o objetivo da criação do serviço passa longe da ligação com a ilegalidade. Segundo eles, o objetivo é criar uma economia global da moeda. A ideia é fazer com que empresas ofereçam produtos e serviços que possam ser pagos com os tokens virtuais que, posteriormente, podem ser trocados pela moeda padrão do país ou utilizados para outras compras online.

Como a BitCoin é gerada

As BitCoins são geradas por seus próprios usuários, por meio do processamento dos computadores. Basta instalar o programa necessário para participar da rede de moedas no seu PC - o programa funciona em todos os sistemas operacionais.

O sistema permite que sejam criadas cerca de 21 milhões de moedas no mundo todo. A medida é uma forma de prevenção contra uma possível crise financeira no sistema de BitCoin. Uma outra forma de evitar as crises é a compra de moedas dos usuários quando estas se encontram desvalorizadas, uma vez que as BitCoins podem sofrer os efeitos do câmbio (até o fechamento desta matéria, 1 BTC equivalia a US$ 5,05 - cerca de R$9,70).

Como transferir BitCoin para outra conta?

A partir do momento em que se torna participante da rede, os ganhos de um determinado usuário são guardados em uma espécie de "carteira virtual". Esta pasta é a responsável pela identificação das transações feitas com a moeda.

Mantendo o anonimato do usuário, a rede do sistema conta com um vasto banco de dados que se expande em blocos, o Block Explorer, onde os registros de todas as transações são apresentados feitas pelo dono da conta.

A transação de BitCoins é bem simples e funciona como uma transferência de um banco usual. Basta transferir uma quantia de suas moedas para a "carteira" do fornecedor do produto ou serviço comprado.

A comunicação da transferência será feita por meio da rede P2P, responsável também pelo processamento e validação de toda a criptografia e o valor transferidos, garantindo a segurança do sistema, através da prevenção de casos de gastos duplicados ou falsificação.

Todas as transações feitas no programa da BitCoin são armazenadas nas "carteiras" (Foto: Reprodução)Todas as transações feitas no programa da BitCoin são armazenadas nas "carteiras" (Foto: Reprodução)

Onde trocar e onde investir suas BitCoins

As BitCoins ainda não são aceitas em muitos lugares, mas já é possível comprar jogos para PC, roupas e acessórios, livros e alguns outros serviços e produtos. Confira aqui a lista completa.

Para trocar as moedas por dinheiro, basta acessar o Mt.Gox, efetuar o cadastro e seguir o passo a passo do site.

Abaixo, um vídeo explicativo feito pelos criadores da BitCoin:


Para adicionar legenda ao texto, clicar em CC (legendas) e selecionar a língua desejada.

Vantagens e Desvantagens do sistema monetário BitCoin

Vantagens Desvantagens
Ausência de arrecadação de impostos O anonimato dos usuários não garante a segurança em casos de roubos de moedas
Transações mais rápidas e práticas, livres de restrições Ausência de um órgão responsável pelo gerenciamento das contas e transações
Criação de uma espécie de "moeda global única", unificando as economias de diversos países Funcionamento do sistema de forma irregular
 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fora Lei
    2012-09-05T23:27:14  

    Essa moeda para se bem interessante, livre de imposto!!!! MARAVILHA.

    recentes

    populares

    • Fora Lei
      2012-09-05T23:27:14  

      Como assim livre de impostos? Ela é como você ganhar dólares e comprar reais com eles. Você vai continuar como uma pessoa normal, sei lá, tenho só 10 anos, mas acho que é assim. Não entendo muito de finanças.

  • Natan Lothério
    2013-04-18T09:00:17  

    O bitcoin é uma moeda assim como o dolar. Você compra bitcoins com dinheiro real, e gasta os seus bitcoins aonde forem aceitos. Existe uma rede de computadores que gerenciam todas as transações desta moeda. Qualquer pessoa pode participar dessa rede de computadores instalando um programinha ( minerador de bits ) que te paga pela quantidade de transações efetuadas pela sua maquina. Simples não? Por ser uma moeda virtual, e os registros das atransações estarem espalhadas na internet. Não há como rastrear o dinheiro. Assim, quem quer fugir dos impostos pode comprar bitcoins. ( continua ...)

    recentes

    populares

    • Natan Lothério
      2013-04-18T09:00:17  

      Você pode sim comprar Bitcoins com dinheiro real, e usar em vários locais, como a Deep Web. Você também pode "minerá-las" com um processo que vai fazer você ter que pagar muito na sua conta de luz e torrar sua CPU se você não tiver placa de vídeo boa ou não tiver nenhuma.

  • Mateus Souza
    2014-10-03T22:18:22

    Se você tem uma placa de vídeo boa, como uma Intel HD 4000 Graphics, minerar as Bitcoins só vai deixar seu PC um pouco lento para jogos. Caso você não tenha uma placa de vídeo tão poderosa ou mesmo não tiver uma, prepare-se para torrar sua CPU e pagar pra caramba na conta de luz. O processo de minerar as tais moedas virtuais gasta muitos recursos do computador.

  • Natan Lothério
    2013-04-18T09:02:50

    ( ...continuação ) Comprando bitcoins para que o governo não saiba quanto vc tem, pode ser uma boa estratégia. O problema é que existe um numero limitado dessas moedinhas virtuais. Então oque acontece é que quando a procura aumenta, o preço de cada uma delas também. Igualzinho às outras moedas, ações, e outros bens... É simples, viu?