Imagens

21/05/2012 18h24 - Atualizado em 29/05/2012 18h28

O que é Lomografia?

Tunai Caldeira
por
Para o TechTudo

Lomografia é a fotografia feita com uma câmera Lomo, máquina analógica fabricada na Rússia nos anos 80 com alta sensibilidade, que proporciona cores vibrantes e saturadas, sem uso de flash.

O resultado, foto escurecida com cores centralizadas usando luz natural, foi parar no Instagram, aplicativo para smartphone que oferece o "mesmo" efeito com mais rapidez e instantaneidade. Não à toa, fotos lomo se espalharam na internet.

O estilo lomo de fotografar contraria boa parte da lista de obrigações que todo fotógafo leva em consideração, incluindo enquadramento e foco. A ideia da lomografia é justamente a de deixar as técnicas de lado e clicar.

Lomo do Instagram

Com a febre do Instagram, as fotografias com efeito lomo se tornaram moda nas redes sociais e não demorou muito para as imagens fossem para o Facebook e Instagram com muito mais cor e criatividade. 

A prática de fotografar em lomo surgiu em Praga no ano de 1991 na capital da República Checa. Para lá, dois jovens de Viena se surpreenderem com o modo fácil e rápido com que as pequenas máquinas russas poderiam registrar o cotidiano da cidade.

História da Lomografia

Toda essa febre começou com a produção da câmera Lomo, modelo contruído pelo general Igor Petrowitsch Kornitzky, da antiga URSS. Ele ficou admirado com os resultados de uma câmera japonesa chamada Cosina SX2 por ser pequena e anatômica, e resolveu pedir para que a fábrica de equipamentos militares desenvolvesse e aperfeiçoasse a pequena câmera japonesa 

Os resultados são impressionantes por causa dos valiosos 30 segundos de exposição e da alta sensibilidade do equipamento que, como consequência, garante fotos nítidas sem borrar e sem precisar de flash ou luz extra.

lomo1Fotografia Lomo (Foto: Reprodução/Revista Fotografia)

A ideia do general era que cada família tivesse uma câmera para registrar seus momentos e assim divulgar a URSS.

lomo2Fotografia Lomo (Foto: Reprodução/Revista Fotografia).

Logo, a pequena câmera ficou popular e em 1991 dois estudantes austríacos descobriram a câmera na Rússia e começaram a fotografar tudo ao seu redor, de forma despretensiosa. Aos poucos foi se moldando o que passou a representar artisticamente.

lomo3Fotografia Lomo (Foto:Foto: Reprodução/Revista Fotografia).

O sucesso da câmera foi tanto que em 1995 surgiu a Lomographic Society Internatioal, sociedade de fãs de lomografia com sede em Viena, com o objetivo de não deixar morrer a arte da fotografia analógica.

Lomo_lc-a (Foto: Lomo_lc-a)Câmera Lomo LC-A de 1988 (Foto:Reprodução/Wikipedia)

Quem pratica a arte da Lomografia gosta de diversão. É um movimento artístico que prega a liberdade na hora de registrar imagens. O cotidiano é o foco central.

As 10 regras de ouro da lomografia

1 – Leve sua câmera para todo lugar
2 – Use a toda hora – dia ou noite
3 – Lomografia não é uma interferência em sua vida, ela é parte dela
4 – Tente fotografar de todas as maneiras
5 – Se aproxime dos objetos, sua câmera lomografia deseja isso;
6 – Não pense
7 – Seja rápido
8 – Você não precisa saber de antemão o que fotografou
9 – Depois muito menos
10 – Não ligue para regra alguma

lomo5Lomografia registra o cotidiano sem se preocupar com regras e técnicas fotográficas (Foto: Reprodução).

O site brasileiro Lomography reúne artistas profissionais e amadores apaixonados pela estética da Lomografia onde trocam trabalhos e experiências.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares