09/05/2012 15h34 - Atualizado em 09/05/2012 15h34

O que é P2P?

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

P2P, ou peer-to-peer (ponto a ponto, em livre tradução) é uma rede de computadores que compartilham arquivos pela internet. Não há um servidor geral que os armazene e sim usuários que ao mesmo tempo que fazem download, os disponibilizam para que outros busquem arquivos em sua máquina. Nesse sistema cada computador funciona como servidor e cliente ao mesmo tempo.

pp

Se você já usou softwares como Kazaa, eMule, LimeWire, Shareaza, Bittorrent e outros do gênero para fazer downloads de qualquer tipo de conteúdo, você esteve conectado a uma rede P2P.

bitbit

Ao mesmo tempo que reduzem custos e permitem distribuição de conteúdo facilmente, as redes P2P proporcionam a propagação de material pirata, podendo conter malwares ou ser ilegal.

Uma das vantagens de uso de redes P2P é a possibilidade de vasculhar o hardware de um número elevado de usuários conectados, chegando a alguns milhões. É importante ressaltar que seus arquivos ficarão disponíveis para download, sendo necessário criptografar seus dados confidenciais para evitar super exposição.

Entre as redes já supra citadas ainda existem uma vasta gama de outras que operam no mesmo sistema de compartilhamento. Caso opte por usar alguma, veja aqui diversas aplicações P2P para download.

Aos usuários de redes P2P é bom lembrar de manter um bom anti-vírus, pois nunca se sabe se a origem é confiável. Outro fator importante é que grande parte do conteúdo disponibilizado é ilegal, podendo gerar punições por parte dos dententores de seus direitos autorais.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Gilberto
    2012-05-10T18:52:57   , respondido respondido 2013-10-01T15:08:16

    "É importante ressaltar que seus arquivos ficarão disponíveis para download, sendo necessário criptografar seus dados confidenciais para evitar super exposição." Teresa, de onde você copiou isto? Você quer assustar as crianças?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gilberto
      2012-05-10T18:52:57   , respondido respondido 2013-10-01T15:08:16

      Muito bem Gilberto !!! A teresa deu uma "pisadinha" legal na bola ao "afirmar" tal coisa. Assim fica difícil para principiantes acreditarem na seriedade de certos produtos e serviços, se pessoas ficarem inventando "coisas" e postando na internet. Bahhh !!!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário