18/05/2012 12h14 - Atualizado em 18/05/2015 17h08

O que é upload?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Já fez um upload hoje? Por mais incrível que possa parecer, certamente você já transferiu dados de um computador para um servidor, conscientemente ou não. Mas, se ainda tem dúvidas sobre o termo, confira os tópicos e descubra alguns aspectos interessantes dessa atividade. 

O que é flood?

Entenda melhor o que é upload (Foto: Montagem/Edivaldo Brito) (Foto: Entenda melhor o que é upload (Foto: Montagem/Edivaldo Brito))Entenda melhor o que é upload (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)





O que é?

O upload (ou carregamento) é o simples ato de transferir dados de um computador local para um servidor. A palavra é bastante utilizada pelos clientes que hospedam arquivos e serviços de e-mail. Um exemplo prático do termo é o envio de um anexo para um webmail, ou quando você está postando uma foto na sua rede social favorita.

Upload vs Download

O termo é bem genérico e vai além do simples envio de um arquivo. Ele abrange o envio de qualquer tipo de dado, ou seja, além de arquivos, o envio de requisições também é considerado um upload. Assim, ao acessar uma página, o computador local envia uma solicitação ao servidor para baixar os arquivos da mesma, e isso já é um upload. Na prática, quando você navega pela Internet, está o tempo todo fazendo downloads e uploads, ou melhor, enviando e recebendo arquivos e informações.

Curiosamente, quando contratamos um serviço de conexão à Internet, a velocidade de upload quase sempre é inferior à de download. Isso na maior parte do tempo não costuma gerar nenhum contratempo. Entretanto, quando é preciso enviar um arquivo grande, o problema fica bastante perceptível, pois o envio é muito mais lento que o recebimento.

Taxa de upload por conexão

Para não sofrer depois de contratar um serviço de acesso à Internet, é preciso entender alguns termos relacionados ao conceito de upload. Para ter uma ideia mais realista do problema, imagine que você está jogando uma partida online e está tendo alguns “atrasos”. A causa possivelmente é a taxa de upload de sua conexão.

Entender essa taxa é um dos item mais importantes na hora de contratar uma conexão. Mas, apesar de como foi afirmado antes, ela sempre será menor que a taxa de download.

Taxa de transferência de dados

Outro item importante é a taxa de transferência de dados. Ela informa o número médio de bits, caracteres ou blocos por unidade de tempo que passam entre equipamentos em um sistema de transmissão de dados. Isso pode ajudar um administrador de rede ou até mesmo um usuário comum a localizar "gargalos" de uma rede.

Quando sua conexão não estiver se comportando como deveria, é nessa informação que você encontrará o argumento para questionar o seu provedor de Internet. Para visualizar essa e outras informações importantes sobre a sua conexão, basta usar o Velocímetro do TechTudo.

Descubra as informações de sua conexão como o Velocímetro do TechTudo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Descubra as informações de sua conexão como o Velocímetro do TechTudo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Descubra as informações de sua conexão como o Velocímetro do TechTudo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Upload para site/servidor/nuvem

Com o advento dos serviços de hospedagem de arquivos, servidores de e-mail online com grande capacidade (Gmail, Hotmail, Yahoo) e outros serviços de armazenamento tornou-se cada dia mais comum fazer um upload.

Outro evento importante para o aumento da transferência foi o surgimento dos chamados serviços de “nuvem”. Apesar do nome bonito, a nuvem continua sendo apenas o velho e bom upload de um computador local para servidores remotos que ficam o tempo todo online.

O mais importante nisso tudo é que essa nova tendência de massificação do uso do upload poderá forçar os provedores de Internet a oferecerem taxas de upload maiores. 

Dropbox com upload muito lento, o que fazer? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ozinaldo Barros
    2012-06-10T16:41:47

    eu pago 5 megas e consegui uma velocidade de dowload de 3,95mbps,será que ta bom assim?

  • Alexandrina Silva
    2012-05-31T07:30:39

    Velocidade de download 10 Mbps e velocidade de upload 0,76 Mbps, estariam compatíveis? Entendo que eu pago pelos serviços de download e não upload, correto?

  • Laura
    2012-05-25T16:57:26

    Como sei oq significa 0,21Mbps ??? E se oq pago é compatível com que recebo??