TechTudo

18/05/2012 08h00 - Atualizado em 18/05/2012 08h00

Top 10: apps para criar música no iPhone

Rafael Moco Para o TechTudo

Ouvir música no iPhone é bom, mas você já pensou em criar algumas melodias? Pode não parecer, mas o telefone multimídia da Apple tem potencial de sobra para quem deseja começar na carreira de produtor musical, mostrando um pouco da sua criatividade. Com tantos aplicativos e ferramentas capazes de criar os mais diversos tipos de música, o TechTudo resolveu trazer até vocês uma lista com os 10 melhores aplicativos desta categoria.
 

10. Beatwave

Já imaginou fazer música sem ter o mínimo conhecimento de escalas, campo harmônico ou qualquer tipo de teoria? Pois é exatamente esta a proposta do Beatwave. Aproveitando a tela sensível ao toque do iPhone, o app organiza os sons em uma espécie de grade. Tudo o que você precisa fazer é organizar as notas e samples no ritmo certo. Mas ele oferece ainda mais...

BeatwaveBeatwave (Foto: Divulgação)

O Beatwave vem com alguns recursos cruciais para a produção musical, como controle tonal em tempo real, para que você ajuste as notas sem ter que parar a música. Há também um mixer bastante completo de todos os canais sonoros e um sistema de camadas inovador. O app também é compatível com o iPad.

myDrum_pad_vmyDrum Pad (Foto: Divulgação)

9. MyDrum Pad

Esse é para quem sempre quis tocar bateria, mas nunca teve a oportunidade ou simplesmente não leva jeito. O myDrum Pad é na verdade um app no estilo Drum-Machine. Tudo o que você precisa fazer é escolher as peças para a sua bateria, organizá-las da maneira que preferir e começar o show.

Apesar de limitado, o app é indicado justamente para quem está estudando música e precisa de uma maneira prática de estudar e criar diferentes ritmos. Com suporte a multi-touch, o usuário pode treinar suas habilidades em qualquer lugar, seja você profissional ou músico iniciante.

8. Nanoloop

A interface estranha e cheia de quadradinhos pode parecer confusa a primeira vista, mas não se engane. O nanoloop é um poderoso sequenciador. O mais curioso, no entanto, é a sua origem: trata-se de um software criado para fazer músicas no antigo Game Boy, um dos primeiros portáteis da Nintendo. O app acabou se tornando bastante popular, e por isso ganhou uma versão completa para o iPhone.

nanoloopNanoloop (Foto: Divulgação)

Com um menu simples e fácil de usar, é possível criar instrumentos de três tipos diferentes: usando ondas sonoras básicas, ondas FM com melhor qualidade, e um canal de ruídos, útil para montar peças de percussão e bateria. Ele também é capaz de gravar qualquer som, como a sua própria voz! A melhor parte é que o site oficial do app está recheado de tutoriais em vídeo; uma mão na roda para quem quer dar os primeiros passos.

7. FingerBeat

Você com certeza já viu programas que simulam peças reais de bateria, mas que tal poder usar isso para fazer músicas de verdade? O FingerBeat usa uma construção estilo “drum-machine” para que você crie uma ordem para os sons, em tempo real, sem muita complicação. A vantagem é que você pode ouvir na hora como a música ficará, facilitando o processo, mas, é claro, ele vai um pouco além disso.

FingerBeatFingerBeat (Foto: Divulgação)

O programa conta já com alguns sons pré-gravados, todos de excelente qualidade, mas também é possível gravar os seus próprios samples (inclusive gravar o vocal para suas músicas). Se gostar do resultado, basta enviar sua criação para seus amigos por e-mail, pelo próprio app.

energyXT_vEnergyXT (Foto: Divulgação)

6. EnergyXT

Para quem já trabalha com produção musical e não quer correr o risco de perder nenhuma ideia, o energyXT é uma excelente pedida. O app traz o mesmo sistema de sequenciamento disponível nos mais avançados softwares musicais do mercado, permitindo que você continue seu trabalho em qualquer computador.

Seu sistema de exportação é capaz de trabalhar com os formatos Midi e Wav, compatíveis com grande parte dos programas de produção musical utilizados por músicos do mundo tudo. Outro detalhe é que ele também é integrado ao serviço de armazenamento em nuvem Dropbox. Assim você não perde o seu trabalho e ainda pode compartilhar o resultado com os amigos.

Music_Studio_v (Foto: Music_Studio_v)Music Studio (Foto: Divulgação)

5. Music Studio

Nome objetivo, assim como o próprio app. A ideia aqui é justamente simular a rotina de criação musical em um estúdio de verdade. Para isso, o usuário tem em mãos uma boa lista de instrumentos que podem ser mixados e organizados da maneira que preferir. Você pode usar um piano normal e combiná-lo com até 65 sons de qualidade profissional, em um sequenciador de nível profissional.

Para melhorar ainda mais a experiência, é possível adicionar efeitos sonoros aos sons já presentes, criando combinações ainda mais variadas. Tudo isso com uma interface simples e fácil de navegar.

4. TNR-i

Quem trabalha com música sabe a importância que a Yamaha tem no mercado de produção musical. Sempre tentando inovar, a empresa lançou no mercado um aparelho chamado Tenori-On. Apesar da aparência esquisita, o sequenciador digital ganhou rapidamente um grande número de adeptos, mas acabou esbarrando em um problema: seu preço alto. Pois esta é a sua chance de ter uma experiência bem próxima ao do instrumento original.

TNR-i (Foto: TNR-i)TNR-i (Foto: TNR-i)

Disponível no iPad e iPhone, o TNR-i mantém o formato original característico do instrumento, com sua grade de 16x16. E como é que sai som disso? Tudo o que você precisa fazer é colocar os instrumentos no ritmo certo, definindo efeitos de mudança dinâmica de tonalidade, volume, dentre outros recursos úteis.

SampleWiz_vSampleWiz (Foto: Divulgação)

3. SampleWiz

Ouvir, gravar e criar. Esta é a proposta do SampleWiz, um app simples, mas extremamente poderoso. Nele é possível utilizar três métodos de gravação diferentes, cada um com suas próprias características. Apesar de todo o seu poder de fogo, é preciso ter um pouco de conhecimento musical para tirar proveito de todos os seus recursos.

Talvez o principal problema do SampleWiz seja o seu visual. A tela é visualmente poluída, e isso pode acabar afastando àqueles que não estão habituados a este tipo de software. Mas não se engane: basta explorar um pouco suas funcionalidades para perceber seu grande potencial de criação.

Lemur_V (Foto: Lemur_V)Lemur (Foto: Divulgação)

2. Lemur

Dentre todos os softwares da lista, o Lemur é o único que não pode ser usado diretamente para criar músicas. Ele vai além: com este app você transforma seu iPhone ou iPad em um controlador Midi completo, repleto de recursos; e extremamente útil para quem compõe em casa (e até mesmo para quem faz apresentações ao vivo).

Para utilizá-lo, basta instalar um pequeno aplicativo compatível com Windows 7 ou Mac OS. A partir daí é só ligá-lo ao seu programa de produção musical preferido e mandar ver. Duvidou das capacidades do app? Pois saiba que ele é utilizado por artistas como Deadmau5, Daft Punk, Nine Inch Nails, dentre vários outros.

1. AmpliTube iRig

Baseado em um popular simulador de amplificadores para PC e Mac, o AmpliTube iRig é de longe o mais sofisticado programa da lista. Ele funciona literalmente como uma pedaleira de efeitos, um amplificador analógico e um equalizador digital (dentre outros poderosos recursos). Para utilizá-lo é necessário usar um adaptador, que de um lado permite ligar qualquer guitarra comum ao seu iPhone; e do outro traz uma saída de audio para o seu fone de ouvido (mas que pode muito bem ser usado em um mixer, para apresentações e ensaios)

Apesar de apresentar um ruído muito grande com o uso de distorções mais fortes, é possível usar perfeitamente efeitos de chorus flanger, delay e equalização. Nele, ainda, é possível até combinar outros pedais, ligado-os em sequência, como um Wha-Wha ou Whammy. É como levar vários pedais e um enorme amplificador dentro do bolso.

iRigiRig (Foto: Divulgação)

.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Ralphy Rett
    2012-05-18T22:55:15

    otima materia! Nota 10!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ralphy Rett
    2012-05-18T22:55:15

    otima materia! Nota 10!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade