Sistemas Operacionais

06/06/2012 11h30 - Atualizado em 06/06/2012 11h30

As primeiras impressões (não muito boas) do Windows 8 Release Preview

Rodrigo Ghedin
por
Para o TechTudo

Devo confessar uma coisa a todos: é a primeira vez que testo pra valer o Windows 8. Com as versões anteriores, Developer Preview e Consumer Preview, só brinquei rapidamente, digo, lentamente em máquinas virtuais. Não dá para mensurar desempenho dessa forma e mesmo atividades corriqueiras se tornam extremamente dolorosas de serem realizadas.

Mas agora, com o Release Preview, tomei coragem (e deixei um pouco do meu ceticismo de lado) e fiz uma instalação real, em dual boot com o estável e inabalável Windows 7. Ainda não me convenci de que esse direcionamento que a Microsoft tomou no Windows 8 seja o melhor. Nem mesmo de que seja algo bom. Tablet é tablet, desktop é desktop, há diferenças suficientes (e gritantes) entre os dois que justificam sistemas especifícos para cada formato. É difícil imaginar que aquele papo do “sem compromisso” resulte em algo bom nos dois campos, mas mais ainda em desktops, com o uso de mouse e teclado.

A instalação foi rápida e sem sustos. Ao final, ela pede minha Conta Microsoft e personaliza o sistema em instantes com tudo o que tenho armazenado nos servidores da empresa: emails, contatos e agenda do Hotmail, fotos do SkyDrive, contatos do Messenger e por aí vai. Ao iniciar o sistema, dou de cara com a tela Inicial que substitui o menu Iniciar. É aqui que a parte boa do Windows 8 termina.

Não me leve a mal: a linguagem visual Metro é fantástica. Desde as suas primeiras iterações, no Zune HD, ela demonstrava potencial. É bonita, tem aquele ar de novidade e futuro do qual todos gostamos, é fácil de usar e a velocidade do sistema ajuda a torná-la ainda mais atraente. Mas… até que ponto ela representa um avanço no uso do sistema com teclado e mouse? Eu lhe digo: em ponto nenhum.

Tela inicial do Windows 8.Tela inicial do Windows 8. (Foto: Reprodução)

Vejo vários blocos dispersos em uma área que ocupa a tela inteira e… bom, é bonito, é interativo, mas não é nada além do que o menu Iniciar era — e se as informações em tempo real nos live tiles forem imprescindíveis, lhes apresento os gadgets, presentes desde o Windows Vista. Ou melhor, a nova tela inicial é algo a mais que o velho menu Iniciar sim: é mais intrusivo e quebra o fluxo de trabalho sempre que é chamado, ao contrário do antigo modelo que ocupava, se muito, ⅙ da tela no canto inferior esquerdo. Quando apps da Loja são instalados, a solidez visual vai para o espaço com banners, ícones feios, palavras, enfim, uma bagunça que faz com que a tela Inicial pareça um telefônico público cheio de anúncios de moto boys e táxis, ou uma geladeira entupida com ímãs do telefone do gás e da pizzaria. E o Metro revela a sua faceta desengonçada e feia.

Repito: qual a vantagem do Metro no desktop?"
Rodrigo Ghedin

A área de trabalho clássica está lá, criando um descompasso absurdo no que tange a consistência visual e modo de uso com a nova imersiva, a Metro. O simples fato de ela estar presente, ainda que relegada ao status de “app”, é um atestado de que ela ainda é importante, útil e funcional — mais do que a Metro, por sinal. Adeus botão Iniciar, olá firulas dispensáveis no Windows Explorer.

Particularmente defendia a remoção completa da área de trabalho clássica, mas após algum uso dos apps Metro, fica bem claro o porquê de a Microsoft mantê-la (além do legado): porque os apps Metro são ruins. Muito ruins. E não só pela tela cheia, um passo bem atrás no que tange a produtividade e multitarefa, mas porque são pouco práticos e extremamente limitados quando postos lado a lado com seus equivalentes “comuns”, “datados”, “antiquados”.

Novo app Notícias, da Microsoft.Novo app Notícias, da Microsoft. (Foto: Reprodução)

“Espere os desenvolvedores criarem apps,” diz alguém. Sim, eu espero, mas em qualquer sistema é dever de quem o desenvolve, no caso a Microsoft, acertar pelo menos nos apps básicos. iOS e Android, por pior que esse último seja em tablets, têm apps pré-instalados da Apple e do Google, respectivamente, excelentes. O mesmo não pode ser dito do Windows 8 e da Microsoft. Os novos apps trazidos no Release Preview são "Flipboards-wannabe" mais feios e limitados. Estendendo a crítica à Loja, todos os apps de notícias seguem a mesma linha. Nas demais categorias o nível não melhora; você instala um, abre, navega pelas telas com um risinho amarelo de constrangimento e volta para a tela Inicial para começar tudo de novo. Repito: qual a vantagem do Metro no desktop?

E nem entrei no mérito do primeiro contato mesmo, dos problemas que usuários que não testaram essas versões preliminares, nem leram ou viram nada sobre Windows 8, terão para descobrir como, sei lá… chegar ao menu Iniciar? Alternar entre apps? Desligar o computador? Tem tanta coisa errada que daria para prolongar muito mais esse post. Mas deixemos estar. Outubro está quase aí, o Windows 8 chegará enfim às massas, à sua prova de fogo definitiva. Fosse um sistema única e exclusivamente voltado a tablets, apostaria fácil em um sucesso estrondoso. Já com mouse e teclado… Quanto está custando um MacBook Air mesmo?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvano Santos
    2012-06-06T17:37:50

    Muito home, coisa pra quem gosta de aparência, ou seja para nobs, Microsoft assim ou a própria morte do windows 8 antes de ele nascer, para trabalho não presta, esses menus sem noção, vou ficar com o win 7 ate não dar mais, ai migro para linux.

  • Isaias Moresco
    2012-06-06T14:46:44  

    O Windows 8 realmente se sairá melhor nos ultrabooks com telas sensíveis ao toque, mas nos desktops também não deixa a desejar.

    recentes

    populares

    • Isaias Moresco
      2012-06-06T14:46:44  

      Pois compre um e largue de reclamar, já testou pelo menos?

  • Gabriel Barros
    2012-06-06T14:27:34  

    Se continuar desse jeito, o Windows 8 vai ser igual ao Vista: Um sistema que prometia muito, entrega pouco e dá vontade de retornar a versão anterior. Se o Windows Phone 8 e o Windows 8 (tablets) serão concorrentes de peso do iOS e Android, no PC ele não incomodará nem o Windows XP.

    recentes

    populares

    • Gabriel Barros
      2012-06-06T14:27:34  

      Não incomodará nem o Windows XP.

    recentes

    populares

    • Gabriel Barros
      2012-06-06T14:27:34  

      aff vcs são criticos burros, meu deus, larga de cranças evolutival seu tolerantes....

  • Sergio Carvalho
    2012-06-06T12:23:32

    Eu uso Ubuntu com Gnome 3, apesar da navegação ser ruim gosto muito do estilo.

  • Renato Ferreira
    2012-06-08T06:03:26

    O que achei interessante no Metro é mostrar notificações no canto superior direito, quando algum app Metro quer alertá-lo. De resto, não é tão vantajoso assim. E você está certo. Para os leigos, não saberão que movendo o mouse pro canto abre o menu Iniciar, muito menos que precisa colocar a seta no canto superior direito e arrastar para baixo até que o Charms se abra e você poder desligar. Pra gente pode ser até fácil, porque fuçamos em tudo. Mas para outras pessoas pode ser constrangedor.

  • Arroz
    2012-06-08T02:32:40

    Vou dar minha opiniao nesse novo OS da Microsoft. Primeiro o grande erro de tentar fazer um OS hybrid, q busca rodar em varios aparelhos. No final eles nao vao conseguir mostrar nada completo, sempre vai faltar algo aqui no desktop ou la no tablet. Apple q tem um otimo OS(MAC OS) nao fez, pq eles tem q inventar moda. Com tanta tecnologia e sendo Microsoft, pq nao buscou um OS q roda bem em um tablet sem mecher no OS do desktop. Deichando esses problemas de lado acho q cada um cada um, talves esse GUI do Win8 seja melhor para iniciantes. Desde nao de screen of death e melhor memory manage blz

  • Marco Brito
    2012-06-07T14:15:54

    Uso há alguns dias o W8 RP. É bastante satisfatório após a adaptação inicial. Rápido na inicialização, consumo de poucos recursos, etc, etc. Claro que para o usuário que sequer sabia da existência do MSCONFIG e deixava inúmeros aplicativos consumindo recursos do sistema no W7, bem como sequer atualizava o antivírus ou sabe configurar um firewall (a maioria), tudo será complicado.

  • GABRIEL PINHEIRO
    2012-06-07T01:53:35

    Ah gente tenha dó, o Windows 8 é tão medonho quanto o Windows Phone... sinceramente, comparado com o que se faz na apple, no android e em algumas vertentes do Linux (o novo linux Mint é sublime!) a miscrosoft vêm nos proporciona piadas de mal gosto uma atrás da outra... Sorte dela ter o mercado de jogos e ter conseguido finalmente, depois de uma década criar um sistema estável (o Windows 7), caso contrário já teria perdido uma parte muito maior do mercado... Se não fosse pelos jogos e pelo excelente MS Office, já estaria 100% linux ou Apple faz tempo (atualmente só brinco no windows).

  • Joao D
    2012-06-07T01:12:48

    Sabe o que eu acho, o W8 está muito show, eu não concordo com varias coisas descritas nessa matéria, e super rápido pra ligar pra desligar nem se fala, e tudo muito integrado;Hotmail,skydrive,contatos, para mudar de janela ate minha irmã de 8 anos consegue, além do visual "um espetáculo", tenho nada contra quem tem grana para gastar com MacBook, mais um MacOS, enjoativo e sem graça eu particularmente não tenho coragem. (Detalhe! estou usando ele agora nesse momento e apesar de ser RP não tive dor de cabeça com nada).

  • Leize Costa
    2012-06-07T00:53:56

    Nao concordo com esse texto tendencioso. Ele eh perfeito pra desktops, traz toda a facilidade dos Touch para o desk. Super facil e intuitivo pra quem esta comecando e pra quem ja eh expert. A MS trouxe o q as outras nao conseguiram uma interface atraves do Metro q integra todos os seus devices, Mobiles, Tablets, Desks, Notes e Xbox fora q os novos Ultrabooks e Desktops apresentados na CES 2012 ja estao prontos para a nova realidade Touch mista (dedo, mouse, teclado). Sei q sempre somos contra mudancas mas com 1 semana de Win8 nao consigo mais mexer no meu Win7.

  • Lucas Ananyas
    2012-06-06T18:14:37  

    Ele vai ser um sucesso! esse negoico ai de bomruim,bom,ruim num esxiste não e se o W8 não for bom o prximo vai ser né? Quem escreveu esa materia é um babão da APLLE so pode ser, amigo Steve Jobs já morreu as coisas da apple não vai ter tantas invoções fantasticas como antes. E Um espaço gigantesco para a Microsfot entrar e conquistar o mundo da Informatica. EU ACHEI O WINDOWS 8 SUPER HIPER LEGAL : RAPIDO,DSIGN BONITO,DEIXA TUDO MAIS FACIL. Eu coloquei ele em meu pc,notebook Asus, e no tablet!@ aqui meus amigos pedem todas as horas o cd do W8 para testar ele,e voltam dizendo que é fantastico

    recentes

    populares

    • Lucas Ananyas
      2012-06-06T18:14:37  

      Quem escreveu esse matéria testou o Windows 8 diferente de você, e não venha discutir eu tenho certeza.

  • Isaias Moresco
    2012-06-06T14:44:45  

    Eu realmente acho que o Windows 8 será o melhor sistema operacional da história, eu já digo por que, ele é bonito, intuitivo, fácil e rápido, a interface metro é fantástica, mesmo para desktops, sem falar do internet explorer, ou seja, "menos navegador, mais web", o sistema do Windows 8 está mais organizado, enfim, tudo o que é realmente inovador gera críticas, parabéns á MICROSOFT.

    recentes

    populares

    • Isaias Moresco
      2012-06-06T14:44:45  

      acho que tu não instalou ele ainda pra falar isso, pensa para usuário de empresas, a microsoft errou feio no layout.

    recentes

    populares

    • Isaias Moresco
      2012-06-06T14:44:45  

      Também acho.

  • Alexander Rodrigues
    2012-06-06T11:59:15  

    Instalem um Ubuntu e seja feliz

    recentes

    populares

    • Alexander Rodrigues
      2012-06-06T11:59:15  

      Como está a compatibilidade do Ubuntu para games, placas de video e afins?! Acho que o ruindows subiu no telhado.

    recentes

    populares

    • Alexander Rodrigues
      2012-06-06T11:59:15  

      Bruno Nogueira, você não quer rodar DirectX numa Distro Linux, ne ? Bom a Valve já confirmou, a EA está de olho, depois dessa duas acho que ainda vai vir um monte.

  • Eduardo Sampaio
    2012-06-06T11:50:51  

    Concordo com a matéria. testei o Consumer Preview e, acredite, tinha hora que eu metia o dedo na tela do monitor... a sensação é de um sistema para tablet! Eles tinham que criar três versões: Smartphone, Tablet e Desktop. A evolução é sensacional, no entanto, eles estão correndo atrás da APPLE - com certeza!!! Microsoft, acho que vocês podem mais!!!

    recentes

    populares

    • Eduardo Sampaio
      2012-06-06T11:50:51  

      O Windows 8 segue a mesma linha do Windows Phone. Se por um lado é sistema ótimo em smartphones e tablets ( Windows Phone 8 e Windows 8 ) em PCs fica uma droga! O sistema não se mostra interativo e o mouse limita muito o usuário

  • Jose Lopes
    2012-06-12T10:48:48

    Esta analise é de usuario bem noob e fan boy possivelmente da apple. tablet é tablet e pc é pc disse ele, experimente rodar win7 em tablet que voce vai ver que não rola. o fato é que este OS é tão bom que roda em meu netbook acer aspire one com apenas 1gb de ram e um processador Intel atom que é um lixo, mas roda! e roda bem diga-se de passagem.

  • Jose Lopes
    2012-06-12T10:31:58

    Esta analise é de usuario bem noob e fan boy possivelmente da apple. tablet é tablet e pc é pc disse ele, experimente rodar win7 em tablet que voce vai ver que não rola. o fato é que este OS é tão bom que roda em meu netbook acer aspire one com apenas 1gb de ram e um processador Intel atom que é um lixo, mas roda! e roda bem diga-se de passagem. criticar sem argumentos é algo que muita gente faz nesta área, mas eu prefiro a pratica! tem que ter argumentos melhores para criticar esta beleza de OS que sem duvida será meu proximo windows! não tem comparação, excelente OS!

  • João Longo
    2012-06-07T15:22:47  

    Dois sistemas e uma integração forçada entre eles. Pior: cada um desses sistemas é fundamentado num tipo específico de interação. Quem já usou o Windows 7 numa tela de toque sabe o quão frustrante é. A mesmíssima coisa com o Windows 8 se repete quando a interação fica a cargo da dupla teclado e mouse. Os avanços do sistema em si são notáveis, claro. Adoraria te-los incorporados ao Windows 7, porém ter que levar de brinde a bobagem da interface Metro no meu desktop é algo completamente fora de cogitação.

    recentes

    populares

    • João Longo
      2012-06-07T15:22:47  

      fale por si mesmo!

  • Rodrigo Silva
    2012-06-06T23:13:32

    Parabéns RGh,sou leitor assíduo de todos seu post. Parabéns. Daqui alguns dias meu primeiro Desk esta chegando. E recentemente venho lendo tudo sobre W8,e realmente para desktops não será (ainda) uma boa ideia. Acho que o povão esta muito deixando levar por Tablets, ifhone, Touch etc.. e esquecendo do mundoa. Aqui no trabalho temos por volta de 200 Desktops, qual a ultilidade do W8 sem um touch, se for substituir tudo .... Vou acompanhar o final de mais este Capitulo...

  • Marcelo Silva
    2012-06-06T22:00:33

    Concordo com o Rodrigo e digo mais, acho que o SO está fadado ao mesmo fracasso que ocorreu com o Windows ME e o Windows vista

  • Victor Rocha
    2012-06-06T21:44:21

    Não posso dar minha opinião sobre o SO pois ainda não usei,mas gostei de tudo que vi até agora.E acho que mesmo que não faça sucesso nos Desktops,nada impede de vencer feito água com os Tablets.

  • Alexandre Ísola
    2012-06-06T20:10:00

    Mais uma coluna destrutiva. O Release está bom elegante, rápido, eficiente e inovador, vez que mantem funções de Desktop no Tablet (alguem tem isso? Não) e oferece interface inovadora para quem usar o Tablet (alguem tem isso? Não tb). Se vc não teve "coragem" de usar de verdade, até então,será vc a melhor pessoa a escrever essa coluna? É impressionante como os colunistas que escrevem sobre produtos MS não se aprofundam, não usaram bem... mas criticam que é uma beleza!!!! Eu usei o CP por 3 meses e se eu não quero metro, uso desktop ou vice versa! É estável, excelente! Reveja seus conceitos.

  • Alexandre Ísola
    2012-06-06T20:08:09

    Mais uma coluna destrutiva. O Release está bom elegante, rápido, eficiente e inovador, vez que mantem funções de Desktop no Tablet (alguem tem isso? Não) e oferece interface inovadora para quem usar o Tablet (alguem tem isso? Não tb). Se vc não teve "coragem" de usar de verdade, até então,será vc a melhor pessoa a escrever essa coluna? É impressionante como os colunistas que escrevem sobre produtos MS não se aprofundam, não usaram bem... mas criticam que é uma beleza!!!! Eu usei o CP por 3 meses e se eu não quero metro, uso desktop ou vice versa! É estável, excelente! Reveja seus conceitos!

  • Açougueiro Gonorréia
    2012-10-26T10:27:53

    Concordo com quase tudo, mas esse comentário foi muito infeliz: "iOS e Android, por pior que esse último seja em tablets"

  • Marcos Barbosa
    2012-06-13T16:20:13

    Isto não é uma avaliação e sim uma reportagem tendenciosa. Caro Rodrigo, sugiro que você utilize um pouco mais o sistema e se realmente não gostar, cite apenas o que está sendo avaliado. O Techtudo está perdendo muito do seu crédito com uma sucessão de reportagens mal feitas como esta.

  • Waldemar Junior
    2012-06-13T02:18:19

    Troquei Windows por Mac a cerca de três anos. Também utilizo os produtos da apple que resisti ao máximo por achar caro e sem muita utilidade, mas após acostumar com o IOS, iphone, ipad, etc., realmente verifiquei que não é apenas propaganda, mas qualidade nos produtos realizados e facilidade no uso e compartilhamento entre as mídias, embora ainda ache o preço salgado. Já testei o Galax SII, mas é muito ruim em comparação aos aplicativos da apple. Não acho bom a apple liderar com folga. Este Windows 8 parece que chegou para brigar de frente com a apple. Estou gostando.