Computadores

04/06/2012 07h28 - Atualizado em 06/06/2012 19h34

Asus apresenta Tablets, tudo-em-um híbrido e notebook com tela dupla na Computex 2012

Nick Ellis
por
Da Computex 2012

Em sua apresentação hoje na Computex 2012, a Asus apresentou sua nova linha de tablets, notebooks e até mesmo um tudo-em-um híbrido que roda Windows 8 e Android, que pode ser destacado da base para ser usado como um tablet. Outra novidade bem original e interessante, é o Asus Taichi, um notebook com tela dupla que fica escondida na parte de trás da principal. Assim ele pode ser usado tanto como notebook quanto como tablet, dependendo da necessidade do usuário. 

Jonney Shih no palco da coletiva de imprensa da Asus na Computex 2012 (Foto: Nick Ellis)Jonney Shih no palco da coletiva de imprensa da Asus na Computex 2012 (Foto: Nick Ellis)

Mas antes de mostrar os seus lançamentos em hardware, a Asus dedicou a primeira parte da apresentação ao AOCC (Asus Open Cloud Computing). Para o chairman da empresa Jonney Shih, “a era da computação pessoal chegou ao fim, e que nós estamos entrando na era da computação na nuvem, com tudo conectado”. 

Apesar da sigla de nome pouco amigável, a AOCC promete ser uma solução bem simples. O conceito que a Asus idealizou é que seus usuários possam se tornar os “Home CIOs”, ou seja, aqueles especialistas em tecnologia que existem em praticamente toda as famílias, e para o qual todos os parentes ligam buscando dicas e conselhos. Shih aproveitou para dizer que a Asus tornou tudo tão simples que esta pessoa não vai precisar ser especialista em tecnologia, pois o sistema foi criado para que qualquer um possa usar sem problemas.

Diagrama mostra o funcionamento do AOCC da Asus (Foto: Reprodução)Diagrama mostra o funcionamento do AOCC da Asus (Foto: Reprodução)

O ASUS Open Cloud Computing é composto de vários serviços como o AO Help, AO Screen, AO Link, AO Cloud. Trata-se de uma plataforma aberta e bem organizada para permitir que os usuários tenham uma experiência fluida, sem interrupções.

Apesar do vídeo bem produzido, com um conceito interessante, ainda não ficou bem claro qual é o grande diferencial do serviço da Asus em relação aos seus concorrentes. Algo que chama a atenção é que o serviço é aberto e vai estar disponível gratuitamente para quem comprar um aparelho da Asus, mas usuários de desktops, tudo-em-um, tablets, notebooks e smartphones rodando outros sistemas operacionais também poderão usar o recurso, desde que comprem uma licença. 

Transformer AiO

Transformer AiO (Foto: Nick Ellis)Transformer AiO (Foto: Nick Ellis)

Agora vamos ao que realmente interessa, os lançamentos de hardware da Asus, começando pelo Transformer AiO, que é um verdadeiro sonho de consumo. Este PC tudo-em-um  conta com uma tela de 18,4 polegadas com iluminação LED que pode ser facilmente removida da base e usada como um imenso tablet, capaz de reconhecer 10 toques diferentes simultaneamente.

Transformer AiO em modo tablet (Foto: Nick Ellis)Transformer AiO em modo tablet (Foto: Nick Ellis)

Outro destaque do Transformer AiO é que ele é híbrido e pode rodar dois sistemas, Windows 8 e Android. Mas não se trata de um sistema dual boot: ele é iniciado pelo Windows e sua versão Android é opcional, e pode ser ativada por um simples toque de um botão. O mais interessante do Transformer AiO é que mesmo que o tablet esteja separado da sua base, ele vai continuar a se comunicar com ela através de uma conexão Wi-Fi. Assim você pode ter mais liberdade para trabalhar, jogar ou assistir a um filme em qualquer parte da casa. Na hora da apresentação, o chairman da Asus  Jonney Shih teve algumas dificuldades técnicas, típicas de produtos que ainda são praticamente protótipos, rodando uma versão preview do Windows 8. 

Transformer Book

Transformer Book (Foto: Reprodução)Transformer Book (Foto: Divulgação)

O Asus Transformer Book é um notebook com processador Intel Ivy Bridge (Core i7 ou i5), opção de armazenamento entre um SSD ou disco rígido e até 4GB de RAM. Assim como o Asus Transformer e o Transfomer Prime, sua tela pode ser destacada para transformá-lo em um tablet, a diferença é que no caso do Transformer Book estamos falando de um computador com processador Ivy Bridge rodando Windows 8 e não Android.

Confira um vídeo rápido do Transformer Book:

Tablet 810 e Tablet 600

Tablet 810 (Foto: Reprodução)Tablet 810 (Foto: Reprodução)

A companhia também apresentou uma nova linha de tablets. O primeiro é o 810, que roda Windows 8 e conta com um processador Intel Atom de última geração, além de 2GB de RAM e 64GB de memória em um cartão eMMC. A tela de 11,6 polegadas tem resolução de 1366 x 768 e reconhece até 10 toques diferentes, além de contar com suporte a caneta de digitalização da Wacom.

Tablet 600 (Foto: Divulgação)Tablet 600 (Foto: Divulgação)

Já o Asus Tablet 600 é o primeiro rodando Windows RT que se tem notícia no mercado. Ele conta com processador Tegra 3 da Nvidia, 2GB de RAM e 32GB de memória (eMMC). A tela de 10,1 polegadas tem resolução de 1366 x 768 pixels. A tela dos dois tablets conta com tecnologia Super IPS+. Os dois modelos contam com tecnologia de áudio Asus SonicMaster, sensores NFC e um teclado QWERTY destacável que pode transformá-los em ultrabooks.

Asus Taichi

As duas telas do Asus Taichi em ação (Foto: Nick Ellis)Asus Taichi e suas duas telas (Foto: Nick Ellis)

O ponto alto da coletiva foi a apresentação do Asus Taichi, que aparentemente é um notebook comum, mas tem uma tela escondida na parte de trás da tela principal, e pode ser transformado em um tablet ao ser fechado. Para saber mais sobre o Taichi, leia a matéria completa sobre ele

Além dos tablets, notebooks e do tudo-em-um, a Asus também apresentou outros produtos que merecem ser mencionados. 

Monitores ASUS Designo MX279H e MX239H

Monitores Asus Designo MX279H e MX239H (Foto: Nick Ellis)Monitores Asus Designo MX279H e MX239H (Foto: Nick Ellis)

A Asus também apresentou no evento os novos monitores Designo de MX279H, com tela de 27 polegadas e o Designo MX239H, com tela de 23 polegadas, que têm a missão de manter a empresa na liderança do segmento. Estes monitores IPS com iluminação LED tem um ângulo de visão de 178 graus, duas portas HDMI e tecnologia de áudio SonicMaster, criado em parceria com a Bang & Olufsen.

Roteador Asus RT-AC66U

Roteador Asus RT-AC66U (Foto: Nick Ellis)Roteador Asus RT-AC66U (Foto: Nick Ellis)

O roteador Asus RT-AC66U dual-band Gigabit tem tecnologia Wi-Fi 802.11ac de quinta geração (também chamada de Wi-Fi 5G), com velocidades até 3 vezes mais rápidas do que a 802.11n, combinando frequencias de 2.4GHz/5GHz, com banda de dual-band Gigabit. Este roteador foi criado sob medida para o AOCC (Asus Open Cloud Computing) que citamos no começo deste texto. 

Asus NAS

O novo Asus NAS (Network-Attached Storage) tem um desempenho excelente, com 200+ MB/segundo. A solução da empresa para o armazenamento de dados está sempre ligado sempre conectado e disponível para quando você precisar. O sistema tem uma interface intuitiva com suporte a múltiplos aplicativos. 

* O TechTudo viajou para a Computex a convite da Asus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Vianna
    2012-06-05T23:53:26

    Aquele Asus gigante lá é bem maneiro, só não entendi umas coisas: Posso usar o Windows 8 na forma de tablet ou sempre que o tira da base ele vira a porcaria do android? Outra coisa, ele nao tem o botao windows que os tablets de Windows 8 tem?