TechTudo

02/06/2012 10h33 - Atualizado em 02/06/2012 10h33

Cinco invenções que foram criadas no Brasil

Jacídio Júnior Da Contém Conteúdo

Invenções que mudaram o relacionamento das pessoas com o mundo. Pouca gente sabe, mas muitas ideias interessantes surgiram no Brasil, sejam elas no segmento tecnológico, de saúde ou de serviços. O TechTudo lista a seguir algumas das invenções mais bacanas que tiveram origem em terras brasileiras.

1. Urna eletrônica

Figura 01 - A máquina de votarUrna eletrônica (Foto: Reprodução)

Desenvolvida pelo juiz eleitoral Carlos Prudêncio em parceria com seu irmão Roberto Prudêncio, proprietário de uma empresa de informática, o primeiro modelo eficientemente interessante foi testado em 1988 em Santa Catarina. Após alguns anos de aperfeiçoamento, a primeira eleição computadorizada aconteceu, também em Santa Catarina, na cidade de Xaxim em 1995. A partir dessas experiências, diversas implementações foram realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para que o sistema continuasse em desenvolvimento e pudesse ser implantando em todo o país.

Atualmente, o Brasil é o país responsável pela maior eleição informatizada do mundo e, consequentemente, a com apuração proporcional mais rápida. O modelo foi criado e desenvolvido de forma satisfatória, e gerou interesse de diversos outros países na tecnologia.

Bina/Identificador de chamadas

Figura 02 - O bina e seu inventorBina e seu inventor (Foto: Reprodução)

Esta é, talvez, uma das surpresas inventivas da nação. O inventor do sistema de identificação de chamada é um brasileiro de Belo Horizonte e atende pelo nome de Nélio Nicolai. Ele criou em 1982 o Bina, aparelho identificador de chamadas.

No entanto, Nélio foi desacreditado pelo governo na época. Mesmo tendo a patente do produto, ele atualmente trava uma batalha sem precedentes contra as operadoras de telefonia fixa e celular ao redor do mundo, pois nunca ganhou nada com a invenção. O inventor estima que o valor dos royalties mensais que deveriam entrar em sua conta gira em torno de US$ 4 bilhões.

Transmissão radiofônica

Figura 03 - Landell e sua criaçãoLandell e sua criação (Foto: Reprodução)

Muito é dito sobre as primeiras transmissões da voz humana por sinal de rádio, mas atualmente o padre gaúcho Roberto Landell de Moura tem conseguido certo reconhecimento como pai da tecnologia que revolucionou a comunicação ao redor do mundo.

Isso deve-se, principalmente, ao fato de Landell já ter patenteado, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, dois equipamentos, antes do ano de 1900, devidamente testados, capazes de realizar a transmissão de sons por distâncias impensáveis à época. Um de seus testes mais famosos foi realizado em São Paulo no último ano do século XVIII, no qual ouviu-se a voz do padre a alguns quilômetros de distância. Os outros inventos do segmento desenvolvidos por outros cientistas fora do Brasil, testados em datas próximas, conseguiam apenas enviar sinais telegráficos a uma distância curta.

Porém, as descobertas de Landell não obtiveram apoio do governo brasileiro e nem mesmo da iniciativa privada, fazendo com que o padre abandonasse os experimentos algum tempo depois. Um detalhe interessante: Landell de Moura nessa época já antevia projetos ligados a transmissão de imagens e textos à distância e sem fios.

Consta ainda que o sacerdote tinha algumas ideias referentes ao desenvolvimento do controle remoto para rádio. Porém, os fatores citados anteriormente o forçaram a desistir da carreira cientifica e seu reconhecimento como pai do rádio ainda hoje não condiz com o sucesso de sua experiência.

Walkman

Figura 04 - A invenção e o inventor A invenção e o inventor (Foto: Reprodução)

Andreas Pavel é brasileiro por opção. Nasceu na Alemanha, em 1945, e mudou-se com sua família para o país tropical aos seis anos. Durante uma viagem pela Europa, em 1972, deu-se o estalo: criar um aparelho com o qual o filósofo, formado pela USP (Universidade de São Paulo), pudesse ouvir suas músicas em qualquer lugar. Durante a viagem, ele pesquisou como fazer, montou o equipamento e o patenteou na Itália, batizando-o de “Stereobelt”. Tentou vender a ideia para algumas das grandes fabricantes de produtos sonoros da época, mas não houve interesse.

Até que, em 1979, a Sony colocou no mercado o Walkman, um produto que bateu recordes de vendas ao redor do mundo. Pavel negociou os direitos sobre a invenção até 2004, quando assinou um acordo com a empresa japonesa – cujas cifras permanecem em sigilo. Pavel também é “dono” de uma patente nos Estados Unidos referente à execução de músicas no celular. Ou seja: um criador e decifrador de tendências eletrônicas musicais.

Avião e o relógio de pulso

Figura 05 - Santos Dumont e seu 14 Bis Santos Dumont e o 14 Bis

Este é, provavelmente, o nome mais conhecido da lista. Alberto Santos Dumont foi um escritor e inventor que teve como uma de suas principais conquistas a invenção do avião. No entanto, muito discute-se a respeito de quem inventou esse equipamento. Dumont levantou voo usando somente o motor de seu 14 Bis, mas os irmãos Wright, três anos antes, já haviam conseguido fazer com que seu avião voasse com a ajuda de uma catapulta. Uma discussão mais de orgulho patriótico do que racional.

Outra importante invenção do brasileiro é o relógio de pulso que, de acordo com historiadores, deveu-se a necessidade de ver as horas sem que as mãos precisassem sair do manche. Com certeza, um brasileiro especial.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Manumalu
    2012-06-07T21:39:47

    Danillo Leite, verdade, errar grafia é humano.Mas, posso saber o que você tem contra as vírgulas,meu caro?Fiquei impressionado com a sua perspicácia em notar que "Manumalu" não é meu verdadeiro nome,meus parabéns "Sherlock".E quanto as suas horas a mais rodadas de mundo?Eu acho que não serviram-lhe muito para aumentar o conhecimento e diminuir sua alienação,já que se baseia na opinião de outros povos.Você, meu caro não-patriota,pois não defende nem os heróis de sua nação, é um típico caso de estrangeirismo cultural.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danillo Leite
    2012-06-03T21:36:52

    Manumalu, Não me atentei ao nome errar grafia é humano. Agora sobre o cidadão do mundo... Não conheço você (Que nem ao menos publicou o seu nome verdadeiro certo) apenas aposto que tenho mais horas rodadas ao redor do mundo que você. abs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Manumalu
    2012-06-03T21:05:44

    Danillo Leite,morou em outro país mas não sabe escrever WRIGHT.Não sei,não,esse "cidadão do mundo" não me convence muito que tem a capacidade mental de comentar ou criticar alguma coisa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danillo Leite
    2012-06-03T20:48:28

    Vamos parar com essas coisas de dizer que brasileiro é bom. O Avião NÃO É INVENÇÃO DE BRASILEIRO! ele foi feito pelos irmãos WHITE! O Santos Dumont pode até ter inventado, mas depois que já existia! Morei fora do pais e no mundo todo se estuda os IRMÃO WHITE só aqui nesse pais diz-se que foi esse tal sr. Ajuda de catapulta sim sim, faz me rir! e vão estudar. Eles decolam sem Catapulta antes do SANTOS DUMONT.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valter Menezes
    2012-06-03T13:00:04

    Também inventado no Brasil, foi o placar eletronico, usado em todos os jogos de futebol para a troca de jogadores e adição de tempo. inventado por um cearense!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade