TechTudo

02/06/2012 10h33 - Atualizado em 02/06/2012 10h33

Cinco invenções que foram criadas no Brasil

Jacídio Júnior
por
Da Contém Conteúdo

Invenções que mudaram o relacionamento das pessoas com o mundo. Pouca gente sabe, mas muitas ideias interessantes surgiram no Brasil, sejam elas no segmento tecnológico, de saúde ou de serviços. O TechTudo lista a seguir algumas das invenções mais bacanas que tiveram origem em terras brasileiras.

1. Urna eletrônica

Figura 01 - A máquina de votarUrna eletrônica (Foto: Reprodução)

Desenvolvida pelo juiz eleitoral Carlos Prudêncio em parceria com seu irmão Roberto Prudêncio, proprietário de uma empresa de informática, o primeiro modelo eficientemente interessante foi testado em 1988 em Santa Catarina. Após alguns anos de aperfeiçoamento, a primeira eleição computadorizada aconteceu, também em Santa Catarina, na cidade de Xaxim em 1995. A partir dessas experiências, diversas implementações foram realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para que o sistema continuasse em desenvolvimento e pudesse ser implantando em todo o país.

Atualmente, o Brasil é o país responsável pela maior eleição informatizada do mundo e, consequentemente, a com apuração proporcional mais rápida. O modelo foi criado e desenvolvido de forma satisfatória, e gerou interesse de diversos outros países na tecnologia.

Bina/Identificador de chamadas

Figura 02 - O bina e seu inventorBina e seu inventor (Foto: Reprodução)

Esta é, talvez, uma das surpresas inventivas da nação. O inventor do sistema de identificação de chamada é um brasileiro de Belo Horizonte e atende pelo nome de Nélio Nicolai. Ele criou em 1982 o Bina, aparelho identificador de chamadas.

No entanto, Nélio foi desacreditado pelo governo na época. Mesmo tendo a patente do produto, ele atualmente trava uma batalha sem precedentes contra as operadoras de telefonia fixa e celular ao redor do mundo, pois nunca ganhou nada com a invenção. O inventor estima que o valor dos royalties mensais que deveriam entrar em sua conta gira em torno de US$ 4 bilhões.

Transmissão radiofônica

Figura 03 - Landell e sua criaçãoLandell e sua criação (Foto: Reprodução)

Muito é dito sobre as primeiras transmissões da voz humana por sinal de rádio, mas atualmente o padre gaúcho Roberto Landell de Moura tem conseguido certo reconhecimento como pai da tecnologia que revolucionou a comunicação ao redor do mundo.

Isso deve-se, principalmente, ao fato de Landell já ter patenteado, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, dois equipamentos, antes do ano de 1900, devidamente testados, capazes de realizar a transmissão de sons por distâncias impensáveis à época. Um de seus testes mais famosos foi realizado em São Paulo no último ano do século XVIII, no qual ouviu-se a voz do padre a alguns quilômetros de distância. Os outros inventos do segmento desenvolvidos por outros cientistas fora do Brasil, testados em datas próximas, conseguiam apenas enviar sinais telegráficos a uma distância curta.

Porém, as descobertas de Landell não obtiveram apoio do governo brasileiro e nem mesmo da iniciativa privada, fazendo com que o padre abandonasse os experimentos algum tempo depois. Um detalhe interessante: Landell de Moura nessa época já antevia projetos ligados a transmissão de imagens e textos à distância e sem fios.

Consta ainda que o sacerdote tinha algumas ideias referentes ao desenvolvimento do controle remoto para rádio. Porém, os fatores citados anteriormente o forçaram a desistir da carreira cientifica e seu reconhecimento como pai do rádio ainda hoje não condiz com o sucesso de sua experiência.

Walkman

Figura 04 - A invenção e o inventor A invenção e o inventor (Foto: Reprodução)

Andreas Pavel é brasileiro por opção. Nasceu na Alemanha, em 1945, e mudou-se com sua família para o país tropical aos seis anos. Durante uma viagem pela Europa, em 1972, deu-se o estalo: criar um aparelho com o qual o filósofo, formado pela USP (Universidade de São Paulo), pudesse ouvir suas músicas em qualquer lugar. Durante a viagem, ele pesquisou como fazer, montou o equipamento e o patenteou na Itália, batizando-o de “Stereobelt”. Tentou vender a ideia para algumas das grandes fabricantes de produtos sonoros da época, mas não houve interesse.

Até que, em 1979, a Sony colocou no mercado o Walkman, um produto que bateu recordes de vendas ao redor do mundo. Pavel negociou os direitos sobre a invenção até 2004, quando assinou um acordo com a empresa japonesa – cujas cifras permanecem em sigilo. Pavel também é “dono” de uma patente nos Estados Unidos referente à execução de músicas no celular. Ou seja: um criador e decifrador de tendências eletrônicas musicais.

Avião e o relógio de pulso

Figura 05 - Santos Dumont e seu 14 Bis Santos Dumont e o 14 Bis

Este é, provavelmente, o nome mais conhecido da lista. Alberto Santos Dumont foi um escritor e inventor que teve como uma de suas principais conquistas a invenção do avião. No entanto, muito discute-se a respeito de quem inventou esse equipamento. Dumont levantou voo usando somente o motor de seu 14 Bis, mas os irmãos Wright, três anos antes, já haviam conseguido fazer com que seu avião voasse com a ajuda de uma catapulta. Uma discussão mais de orgulho patriótico do que racional.

Outra importante invenção do brasileiro é o relógio de pulso que, de acordo com historiadores, deveu-se a necessidade de ver as horas sem que as mãos precisassem sair do manche. Com certeza, um brasileiro especial.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Dennis Pereira
    2014-08-09T22:30:16

    A urna eletronica é feita para eles elegerem quem eles querem, sou totalmente contra esta ladroagem chamada urna eletronica.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • The Avenger
    2014-08-09T13:49:33

    Hoje em dia o grande passatempo criativo do homem é criar mundos no minecraft... Antigamente eles tinham o que fazer de útil...não, eu não me excluo destes seres, se você está pensando em me xingar....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro
    2014-08-09T13:47:42

    Lembrando que essa tecnologia da urna eletrônica foi proibida em vários países, inclusive na Alemanha e na Holanda, por não ser segura.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Manumalu
    2012-06-07T21:39:47

    Danillo Leite, verdade, errar grafia é humano.Mas, posso saber o que você tem contra as vírgulas,meu caro?Fiquei impressionado com a sua perspicácia em notar que "Manumalu" não é meu verdadeiro nome,meus parabéns "Sherlock".E quanto as suas horas a mais rodadas de mundo?Eu acho que não serviram-lhe muito para aumentar o conhecimento e diminuir sua alienação,já que se baseia na opinião de outros povos.Você, meu caro não-patriota,pois não defende nem os heróis de sua nação, é um típico caso de estrangeirismo cultural.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danillo Leite
    2012-06-03T21:36:52

    Manumalu, Não me atentei ao nome errar grafia é humano. Agora sobre o cidadão do mundo... Não conheço você (Que nem ao menos publicou o seu nome verdadeiro certo) apenas aposto que tenho mais horas rodadas ao redor do mundo que você. abs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Manumalu
    2012-06-03T21:05:44

    Danillo Leite,morou em outro país mas não sabe escrever WRIGHT.Não sei,não,esse "cidadão do mundo" não me convence muito que tem a capacidade mental de comentar ou criticar alguma coisa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danillo Leite
    2012-06-03T20:48:28

    Vamos parar com essas coisas de dizer que brasileiro é bom. O Avião NÃO É INVENÇÃO DE BRASILEIRO! ele foi feito pelos irmãos WHITE! O Santos Dumont pode até ter inventado, mas depois que já existia! Morei fora do pais e no mundo todo se estuda os IRMÃO WHITE só aqui nesse pais diz-se que foi esse tal sr. Ajuda de catapulta sim sim, faz me rir! e vão estudar. Eles decolam sem Catapulta antes do SANTOS DUMONT.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valter Menezes
    2012-06-03T13:00:04

    Também inventado no Brasil, foi o placar eletronico, usado em todos os jogos de futebol para a troca de jogadores e adição de tempo. inventado por um cearense!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Victor Silva
    2012-06-03T11:32:52

    Cadê o balão de ar quente desenvolvido inicialmente em 1709 pelo padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão? Ele chegou a apresentar o invento à corte do rei D. João V. Seus estudos só não foram adiante porque foi acusado de feitiçaria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Querino
    2012-06-02T20:32:35

    Cientistas não tem vez no Brasil! Olha só o histórico! Cultura BBB, onde os destaques são matérias sensacionalistas! Olha só a importâncias das invenções e em nada se teve apoio do governo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caio Andrade
    2012-06-03T15:49:18

    Marcelo Querino, quanto à cultura BBB que você falou a única coisa que é exclusividade brasileira é o último B, que é de Brasil. Esse tipo de gosto não é típico do Brasil, é típico das massas. Sensacionalismo não surgiu aqui também. Inglaterra, que foi o berço da primeira revolução possui em circulação um número enorme dos famosos tabloides sensacionalistas. Agora que falta incentivo governamental nas áreas de educação e pesquisas científicas é bem verdade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eliane Ferreira
    2012-06-02T14:04:42

    "...no último ano do século XVIII" - atenção redatores, não seria século XIX?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Edson Santos
    2012-06-02T14:01:06

    Elias Fernandes, falou tudo.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Caroline Dutkevicz
    2012-06-02T11:46:00

    a urna foi a unica coisa que não valeu nada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ramiro Cordeiro
    2012-06-02T11:34:02

    Inventos são extraordinários, principalmente quando são inventados visando a todos, mas em particular não acredito na URNA ELETRÔNICA, pois se fosse honesta será que os outros países não teriam interesse, assim como outros eletrônicos e até no avião de Santos Dumont. Que me desculpem os irmãos Prudêncio, a finalidade foi espetacular, mas o desenvolvimento depois é que ficou prejudicado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samuel Oliveira
    2012-06-02T11:32:12

    kkkkkkkkk' É isso mesmo Daniel Caillaux, temos o melhor e mais seguro sistema de votação para que não haja roubo pelo menos nisso... Não sábia que S.D. era Brasileiro >.>

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Amarildo Moraes
    2012-06-02T11:24:02

    Tenho um pára-lama retrátil para motocicleta, o qual, quando a pista está molhada, basta alongar o dispositivo e proteger as costas da lama ou barro. A vantagem é que não é necessário fixar aqueles lameiros horrorosos que geralmente ficam fixos até em tempos de seca. Tem duas funções: uma prática e uma estética. Pena que no Brasil não tenhamos apoio para inventores. Nem oficialmente nem de empresas que se dizem amigas dos inventores, isso por que na maioria das vezes estão apenas atrás de dinheiro dos inventores....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Caillaux
    2012-06-02T11:21:10

    So a urna msm q nao serviu pra nada de util

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Manumalu
    2012-09-09T12:10:30

    Hoje, dia 09/09/2012, a patente do Nélio Nicolai foi reconhecida pela Justiça! Parabéns, Nélio!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Inventor Invento
    2012-06-02T13:39:51

    Tem Brasileiro que inventou o DING, primeiro e unico sistema eletrônico que avisa que o gas esta acabando

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Manoel Rios
    2012-06-02T13:32:06

    o maior problema do pais ainda é esse, muita criatividade em potencial, e pouco incentivo financeiro. e pra piorar tudo isso ainda somos alienados dependentes e explorados por pessoas de foras, maior exemplo os Bancos com altas taxas de juros.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leandro Anna
    2012-06-02T13:21:58

    ...ALEM DE QUE AINDA FICAMOS LAMBENDO O R ABO DOS ESPANHÓIS PARA SERMOS ESXPULSOS E HUMILHADOS, NÃO SÓ PELOS ESPANHÓIS COMO EM QUELQUER OUTRO LUGAR DO MUNDO, FALTA VERGONHA NA CARA...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Heitor Marinho
    2012-06-02T13:19:08

    Isso é uma ignorância... Os irmãos Wright inventaram o avião. Ponto. Santos Dumont acabou se suicidando, infelizmente. Fato.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eric Oliveira
    2012-06-02T12:50:37

    o "BraZil" é uma vergonha mesmo. nunca incentivando seus inventores e criadores, tanto é que a rapadura foi patentiada na alemanha!!! acreditem a rapadura agora é alemã.. Brasil é o país da corrupção, falta de vergonha e desenvolvimento social. culpa nossa que votamos errado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Gortz
    2012-06-02T12:48:33

    Só no Brasil mesmo para se acreditar em urna eletronica........ KKKKKKKKKK

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário