Sistemas Operacionais

29/06/2012 16h12 - Atualizado em 29/06/2012 16h26

Como o iPhone mudou o rumo dos smartphones

Marlon Câmara
por
Da redação

Com mais de 100 milhões de aparelhos vendidos, o iPhone é certamente o smartphone mais popular do mundo, e vem abalando o universo dos telefones móveis desde que foi lançado, em 2007. Hoje, dia 29 de junho, o aparelho comemora cinco anos de existência, considerando a data de chegada do primeiro modelo ao mercado. Assim, o TechTudo criou um especial mostrando as principais inovações que o aparelho trouxe ao ramo da tecnologia desde seu lançamento até hoje.

Um design que virou padrão

Detalhes do design do iPhone são copiados por muitas fabricantes ainda hoje (Foto: Allan Melo / TechTudo)Detalhes do design do iPhone são copiados por muitas fabricantes ainda hoje (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Uma das grandes marcas deixada pelo iPhone foi a idealização do seu desenho como o básico dos smartphones. Com uma aparência moderna e elegante ao mesmo tempo, somado a tamanho e espessuras ideais para o conforto do usuário, o design do modelo ditou a moda de todos os vários aparelhos que viriam em seguida. Até mesmo a tendência atual de testar novos tamanhos, formas e cores vem de uma preocupação de se afastar do desenho do iPhone.

A aparência do celular foi tão acertada que a Apple se utiliza praticamente do mesmo design até hoje, em todas as gerações do smartphone, só alterando pequenos detalhes. E, como não podia deixar de ser, os concorrentes também adoram copiar...

O fim das canetas stylus

A chegada do iPhone não impressionou pela presença da Internet Wi-Fi ou de um sistema operacional próprio, pois tais funções já existiam até nos chamados palmtops e nos aparelhos BlackBerry. O grande atrativo do smartphone era a presença de uma tela multi-touch que ocupava quase toda a frente do modelo e recebia comandos diretamente dos dedos, sem a necessidade de uma caneta stylus.

O iPhone chegou a fazer as canetas Stylus sumirem do mercado por um tempo (Foto: Allan Melo / TechTudo)O iPhone chegou a fazer as canetas Stylus sumirem do mercado por um tempo (Foto: Allan Melo / TechTudo)

"Ninguém quer uma stylus. Você tem que pegá-la, guardá-la, pode perdê-la... Não. Nós vamos usar o melhor acessório de apontar do mundo, e todos nós já nascemos com 10 deles. Nós vamos usar nossos dedos", disse Steve Jobs durante o keynote de apresentação do primeiro iPhone, em janeiro de 2007.

Claro que o aparelho trazia muitas outras inovações que na eram época incríveis, como o sensor gravitacional e a interação com o Google Maps. Mas a função do iPhone que viria a ser a mais revolucionária para o progresso dos smartphones só viria depois, e fora do controle de Steve Jobs...

O surgimento dos aplicativos

O primeiro modelo do iPhone, por incrível que pareça, não contava com os aplicativos, hoje tão comuns até nos celulares mais simples. Até tinha alguns recursos, como calendário e mp3 player, mas nada parecido com a atual variedade de programas. No entanto, ao contrário do que pode se pensar, a ideia de encher o smartphone de programinhas de diversos tipos não veio de Jobs, nem de qualquer executivo da Apple. Ela surgiu de uma iniciativa dos hackers.

A disponibilidade de aplicativos é um dos requisitos básicos para definir se um celular é ou não um smartphone (Foto: Allan Melo / TechTudo)A disponibilidade de aplicativos é um dos requisitos básicos para definir se um celular é ou não um smartphone (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Quando o iPhone se popularizou, muitos usuários perceberam que aquele era muito mais que um telefone misturado com iPod e com acesso à Internet. O aparelho era praticamente um computador de mão, com sistema operacional complexo e muitas capacidades. Assim, os programadores começaram a desenvolver alguns programas específicos para o celular da Apple. O porém é que, por ter uma plataforma fechada, só era possíveis instalar tais apps quando o sistema do iPhone era desbloqueado, ou seja, sofria um jailbreak.

Os executivos da Apple, obviamente, não iam deixar uma ideia tão boa passar em branco. Assim, em 2008, a companhia da maçã lançou loja de aplicativos App Store, integrada à loja de músicas virtuais iTunes, e passou a incentivar desenvolvedores a criarem programas próprios para o telefone. A prática de baixar apps de terceiros, então, só veio a se popularizar mesmo com a chegada do iPhone 3G, modelo que contava com um atalho para a App Store e ainda possuía, pela primeira vez, a conexão móvel por pacote de dados, o 3G.

O celular substitui a máquina fotográfica

As câmeras compactas aos poucos foram substituídas pelas versões integradas nos celulares. Não faz mais sentido levar um aparelho extra para tirar fotos, já que é possível fazer ótimas imagens usando o próprio celular. No site de compartilhamento de fotografias Flickr, por exemplo, os smartphones têm tanto destaque quanto as câmeras profissionais de marcas renomadas. O iPhone vai além, e hoje figura entre os dispositivos mais utilizados para fazer fotografias. Mas nem sempre foi assim.

O mercado de compactas sofreu com a adoção de câmera em smartphones (Foto: Allan Melo / TechTudo)O mercado de compactas sofreu com a adoção de câmera em smartphones (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Em 2007, quando foi lançado o primeiro modelo do smartphone da Apple, não foi dada muita importância para a câmera do aparelho. Steve Jobs preferia investir muito mais em novas funções para o celular do que em uma câmera avançada. Ainda assim, o iPhone original chegou às lojas com uma câmera de 2 megapixels, que não fazia grandes fotos, mas marcava sua presença no aparelho e começou a ganhar o interesse dos usuários.

Atualmente, a câmera é parte fundamental de qualquer smartphone, e alguns dos aplicativos mais populares são justamente os que tratam e compartilham imagens, como o Instagram e o Pinterest. Se antes os anúncios da Apple divulgando seus celulares não davam muito destaque à câmera, hoje é fácil perceber que isso mudou, já que o sensor de 8 megapixels é um dos maiores chamarizes do iPhone 4S.

Conversando com o celular

Lançado em 2011, o iPhone 4S chegou como uma versão perfeita do celular da Apple: contava com especificações top de linha, tela Retina com imagens impressionantes e, o mais importante, com a marca do smartphone mais popular do mundo. Porém, a inovação que mais marcou o modelo foi a inclusão de um assistente pessoal virtual que obedece os comandos do usuário por meio da voz: a Siri.

A função não é só capaz de responder perguntas objetivas, como "quais os melhores restaurantes deste local?", ou comandos diretos como "ligue para alguém". Ela também tem a capacidade de interagir com mensagens mais pessoais, como "Eu te amo", por exemplo, transformando o smartphone em um verdadeiro companheiro.

As utilidades e a curiosidade de se ter um assistente virtual no telefone atingiu os demais modelos de celular também, e outros aplicativos semelhantes já foram desenvolvidos pelas empresas concorrentes para levar recursos parecidos com o Siri aos sistemas Android e Windows Phone. É possível afirmar até que a existência de um assistente virtual já seja uma função obrigatória em qualquer novo smartphone top de linha que possa vir a surgir no mercado.

A legião de fãs do iPhone

Fila de fãs para comprar o iPhone no dia do lançamento (Foto: Reprodução/Cnet)Fila de fãs para comprar o iPhone no dia do lançamento (Foto: Reprodução/Cnet)

Como havia premeditado Steve Jobs na apresentação do primeiro modelo do iPhone, o aparelho revolucionou a indústria dos celulares. O que é surpreendente, porém, é a quantidade de fãs incondicionais que o aparelho angariou. A cada novo modelo lançado, filas enormes são formadas na porta das Apple Stores, repletas de usuários que necessitam ter os aparelhos antes de todos. 

Essa devoção só fica mais forte com a chegada de outros membros da família iOS, como o iPad e a Apple TV. A empresa da maçã vem juntando fãs que compram todos os seus produtos e ainda os defendem ferrenhamente contra qualquer concorrente.

A cada nova notícia a respeito do próximo iPhone, não só estes entusiastas, mas qualquer um ligado em tecnologia fica atento para saber qual é a próxima grande inovação com a qual a Apple vai surgir.

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Starbuckson
    2012-07-02T09:20:04

    Apple é sinonimo de qualidade, funcionalidade, inovação e estilo. Ela valoriza o publico e cultiva como nenhuma a sua legião de fãs... Daí então iPhone ser o cel + popular do mundo. Só quem tem um produto desses, sabe o valor... E sim, o Galaxy SIII é um celular incrivel, surpreendente, porem isso não basta quando se tem um sistema operacional tão problematico quanto o Android. A diferença é gritante SIM, já pude comprovar. Não é a primeira vez q isso vem a acontecer, todos conhecem aquela velha historia: um iMac básico pode ser tão potente ou até mais agil que um "PC turbinado"

  • Daniel Sampaio
    2012-07-01T16:14:59

    Me siga no Instagram @thedanielsampaio :D

  • Daniel Benicio
    2012-07-01T12:46:56  

    o Iphone possui uma história grande e desde o começo fazendo sucesso pelo design depois mais sucesso ainda por ser completo!

    recentes

    populares

    • Daniel Benicio
      2012-07-01T12:46:56  

      Completo!? wtf

  • Gabriel Blmonte
    2012-07-01T12:06:46  

    Fato é que só chingam a Apple e o Iphone quem não tem ou nunca teve um, pq em questão de SMARTPHONE ele é o melhor cara, e não estou falando que o galaxy é ruim não mas apenas não é melhor que o IOS da apple e muito menos com um design mais bonito.

    recentes

    populares

    • Gabriel Blmonte
      2012-07-01T12:06:46  

      Preconceito seu. Mais pessoas já tiveram, e mesmo assim abriram mão, do que você imagina. Não volto a usar produto Apple nem de graça.

  • Eduardo Jong
    2012-07-01T10:40:47

    a apple foi a pioneira .. ok ..mas estou muito feliz com meu htc one x que não deve em nada nem pro i phone e nem pro galaxy 3

  • Tiago R.r.c.
    2012-07-01T10:26:03

    Parabéns a Apple e obrigado por toda tecnologia e pioneirismo!

  • Murilo Lima
    2012-06-30T11:43:43

    apple s2

  • Bruno Silva
    2012-06-30T10:58:15

    Lembrei da música: "Já tive mulheres, de todas as cores, de várias idades, de muitos amores...", digo isso porque já usei muitos aparelhos, N95, Milestone, I1, Xperia da Sony Ericson, porém nunca deixei de ter um Iphone ao lado, desde o Iphone 3G tive todos, hoje em dia uso Blackberry (da empresa) e Iphone 4S, sei que a apple poderia dispnibilizar mais recursos no iphone e ipad como seus concorrentes fazem, mas o Hardware da apple, é incomparável, a qualidade física é incomparável, o IOS conquistou o mundo, o Android é concorrente com qualidades, mas ainda não supera para mim!

  • Angelo Cunha
    2012-06-30T10:10:01  

    A pergunta persiste e ninguém responde, pq o iphone é melhor q o SGIII ou até como vcs falam ao meu famigerado N8. Alguém se habilita a explicações?

    recentes

    populares

    • Angelo Cunha
      2012-06-30T10:10:01  

      Obrigado Daniel Aguiar é d pessoas assim q precisamos, educadas e com visão correta. Entendido o ponto d vista. Como é o caso d eu adorar meu symbian, pelo fato d fazer as outras coisas q os 2 tops não fazem apesar d realmente c bem mais fraco em relação a processador e tal. Igual a um ponto q pelo q vi no android e nunca ter ouvido falar no ios é de poder organizar td em pastas, td msmo. Vlw cara bela resposta

    recentes

    populares

    • Angelo Cunha
      2012-06-30T10:10:01  

      ***Q tem no symbian a questão das pastas e não vi no android q já futuquei bastante e eu nunca ouvi falar no ios

  • Carlos Moncao
    2012-06-30T07:41:00

    Para mim o iPhone é o melhor celular não pelas inovações citadas acima mas por atender todas as minhas necessidades. Vejo pessoas perguntando: Ele tem rádio? Ele tem Bluetooth liberado? Ele vira pendrive quando é ligado no PC? Embora ele não faça nativamente, é possível fazer por outros meios. Enfim, pode ser o smartphone que for, o que importa é se o mesmo atende as necessidades da maioria das pessoas e isso o iPhone faz.

  • Angelo Cunha
    2012-06-30T00:03:33  

    Me digam 1 coisa pq o Iphone é o + completo e melhor, Irei m basear pelo meu nokia n8. Transfere arquivo p/ qualquer cel por bluetooth? Tem saída hdmi? Mapas offline? Roda Flash Player? Tem Tv digital? Transmissor FM? Serve como pendrive? Abre um pendrive direto nele? Tem multitarefas? Tem adobe reader, zipador e office?Leitura de msgm? E o principal uma câmera de 12mp com flash de xenon. Concordo q o acesso a net é mt melhor. Jogos e programas tem ótimos para symbian^3 q ñ deixa nada a desejar. Instalo e organizo arquivos aonde eu quiser? Então me respondam com td sinceridade pq ele é melhor?

    recentes

    populares

    • Angelo Cunha
      2012-06-30T00:03:33  

      Cara a nokia ainda fabrica celular? Que eu saiba o symbia é um sistema morto e muito ruim por sinal. A nokia tinha que ter vergonha dele. Aliás, tudo que vc citou eu consigo fazer atraves de aplicativos com o iphone(trasmissor fm, office, pen drive, etc) e te garanto que não tem comparação com qualquer celular da nokia.

    recentes

    populares

    • Angelo Cunha
      2012-06-30T00:03:33  

      Pq morto, eu simplesmente prefiro o symbian ao android q foi o q já usei, o ios realmente só futuquei e com certeza ele é infinitamente mais fluído do q até o Belle q tem no meu N8. Agora meu cel nunca travou tb e olha q tem 10 jogos em hd instalados, uns 30 programas q realmente a gente usa, e um cartão d 8gb com 6 só com música, ou seja está lotado e msmo assim não trava. A pergunta continua e ninguém responde. Pq o iphone é o melhor?

  • Ralphy Rett
    2012-06-29T23:58:56  

    Parabens iPhone, facilitou muito a minha vida. Na minha casa so' entra Apple, que venha o iPhone 5, 6. Cada vez melhor.

    recentes

    populares

    • Ralphy Rett
      2012-06-29T23:58:56  

      tenta compartilhar alguns aplicativos via Bluetooth com outros Smartphones ai tu me responde se vc consseguil. ha ha ha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Ralphy Rett
      2012-06-29T23:58:56  

      Uilian, para isso eu uso air play, compartilho entre meu mac, iphone, ipad e apple tv por wi-fi e bluetooth. A internet 3g do iphone tb pode ser compartilhada com TODOS os meu iDevices tanto por wi-fi ou bluetooth "personal HotSpot" . E Qdo quero compartilhar qualquer tipo de arquivo .exe .xls etc uso o Dropbox. U need some updates.

  • Lucio Filho
    2012-06-30T00:20:08  

    Angelo Cunha meu deus qr comparar um n8 ''nokia'' com um iphone da apple isso e qse um fusca com uma ferrari so vo dizer uma coisa q ele e melhor pq se fosse fla td meu texto seria mt exetenso ... IOS"

    recentes

    populares

    • Lucio Filho
      2012-06-30T00:20:08  

      Carlos Demóstenes Ferrari ? Hahahaha Então o Android é um Bugatti Veyron Kkkkkkkkk. Mas enfim , a ERA da APPLE graças a Deus parece estar acabando , o Android abriu a cova , e o WP8 vai se empenhar em jogar as pás de terra em cima dele. E meu , que o iPhone 5 venha realmente competitivo , poq seao , já era ! !

    recentes

    populares

    • Lucio Filho
      2012-06-30T00:20:08  

      Quase tudo que se vê hoje em dia em smartphones vem de ideias lançadas pela apple.Engraçado que ouço essa historia de que o reinado da apple está acabando faz tempo, mas o que vejo realmente são pessoas surpresas a cada novo lançamento da apple. Gosto cada um tem o seu, agora me desculpe,mas iphone é iphone.

  • André Postigo
    2012-06-29T23:52:24

    tenho um iphone 4 e ja tive o 3g amei desde o primeiro momento sao otimos aparelhos

  • FELIPE DELLAGATTI
    2012-06-29T23:25:08

    Só tenho uma coisa a dizer: Thank you Steve. A integração dos iOS Devices + OS X + Apple TV são perfeita. Todos terão algo parecido um dia, mas quem usa Apple tem hj. Qdo essa integração chegar ao Android e Windows 8 e vão chegar, entenderão. E só pra nao parecer fan boy, os melhores apps de iOS pra mim são apps do Google.

  • Leo Onan
    2012-06-29T23:03:54

    Se não existisse internet, estariamos vendo a "novidade" do I-phone" desde o inicio de 2012 e aposentando o jogo "da cobrinha"

  • Ueverson Souza
    2012-06-29T22:10:30  

    Iphone já foi um ótimo produto que revolucionou e muito, mais hoje nada demais ... Iphone está no mercado desde 2007 e foi eles quem inventou a câmera no celular? ME POUPE u.u' BlackBerry foi a 1º no Touch e a Sony Fez o 1º Smart... Só vi Market nesse Post'...

    recentes

    populares

    • Ueverson Souza
      2012-06-29T22:10:30  

      cara, não existe iphoney ok? ele tem todo o direito, pois esta com uma máquina definitivamente melhor q outras

  • Luciano Rocha
    2012-06-29T22:51:35  

    Fico espantado com quem compara o iPoderoso iPhone com o iXerox... Caia na real, os produtos da Apple são os melhores e símbolos de requinte para quem os possui! Dizer que a saboneteira chinesa (Galaxie) é melhor??? Tenham o senso do ridículo e parem de mentir para si! Esta cambada nunca teve iPhone e não sabe nem o que é iOS ou OS X!!! Apple é Apple não precisa copiar ninguém! Já a dupla desastrosa: Samsung+Android.... kkkkkkkk ... Chega a ser uma piada!

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2012-06-29T22:51:35  

      Ui...ele se acha todo requintado pq tem um iPhoney...ta toda bandida...rsrsr

    recentes

    populares

    • Luciano Rocha
      2012-06-29T22:51:35  

      kkkkkkkkk ri demais :D

  • Rodrigo Braga
    2012-07-28T15:30:27

    para vcs que falam que o Galaxy é melhor que o iphone, acho que nao sabem o que estao dizendo ja que estao todos tentando copiaa o iphone.. O dia q o Galaxy chegar em 100milhoes de aparelhos vendidos eu vou crer que ele e melhor q o iphone.

  • Marcelo Turra
    2012-07-25T02:41:44

    Já tive iphone 3gs, galaxy S. Galaxy S melhor. Já tive Iphone 4 e Galaxy S2. Galaxy S2 melhor. Ja tive 4S e hoje tenho o SIII, SIII MUITO MELHOR, o 4S ainda está no nível do Galaxy S2

  • Gustavo Amaral
    2012-06-29T17:59:38

    Muito boa matéria, Steve Jobs é mito junto com seu iPhone...adorei a fala dele sobre a caneta e o dedo, tinha um cel. com caneta e perdi ela na 1ª semana..rsrs O único problema do iPhone (no Brasil) ainda o preço, é muuitoo difícil vc comprar, aqui, quando o novo modelo é lançado. Enquanto o 5 quase está para ser lançado tem gente conseguindo comprar o 3gs ainda...Tem um Samsung Galaxy, é bom, mas assim que tiver a oportunidade comprarei um iPhone, com certeza...

  • Fabricio Nascimento
    2012-06-29T17:32:33

    A cada nova notícia a respeito do próximo iPhone cria muita espectativa no publico.

  • Junior
    2012-06-29T22:42:13

    amo essa marca a apple e 10

  • Daniel Adriano
    2012-06-29T22:13:32

    Olha, Concordo com o CARLOS HENRIQUE, so quem tem um produto da APPLE sabe o que a APPLE faz.... sou um proprietario orgulhoso de um Iphone, um Ipad e um MacBook Pro.... e ja tive varias marcas de telefones, notebooks... mas depois da Apple .... nao tem nao.... Obrigado APPLE pela tecnologia fornecida... VALEU CADA CENTAVO!!!!

  • CARLOS HENRIQUE
    2012-06-29T21:59:15

    Olá a todos! sobre iPhone (quem tem sabe) não que outros não sejam bons. Mas... Agradeço a apple pelos seus produtos. Abraços