Sistemas Operacionais

22/06/2012 12h26 - Atualizado em 22/06/2012 12h26

O que é Windows RT?

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

O Windows RT é um sistema operacional elaborado para rodar aparelhos com processadores ARM. Mas ele é tão diferente do Windows 8 e dos seus irmãos mais velhos, que não é exatamente um Windows como o conhecemos.

O Windows RT foi projetado para rodar nos novos tablets ARM da Microsoft (Foto Divulgação)O Windows RT foi projetado para rodar nos novos tablets ARM da Microsoft (Foto Divulgação)

A diferença essencial entre os Windows comuns e o RT é o fato de que este último só é capaz de rodar aplicativos da interface Metro. Esse sistema, inicialmente, está previsto somente para o novo tablet da Microsoft o Surface, anunciado recentemente, mas sem previsão de lançamento. E não será possível comprá-lo separadamente, como se faz com os sistemas operacionais da Microsoft normalmente.

É bom lembrar que ainda existirão no mercado tablets que rodam Windows 8. Isto é, os tablets em Windows RT são apenas uma alternativa dinamizada para o mundo dos portáteis.

Por que RT?

Esse novo sistema é tão diferente que recebeu uma nomenclatura a parte, onde o RT do seu nome quer dizer RunTime. Isso porque ele não oferece uma experiência completa do Windows 8, mas se concentra na interface Metro e seus aplicativos.

Uma melhor forma de entender o RunTime é compará-lo com o Windows Phone. O RT está mais próximo do que seria uma versão do Windows Phone para os tablets.

O novo tablet da Microsoft, o Surface, irá conter um sistema operacional dedicado a ele, o Windows RT (Foto: Divulgação)O novo tablet da Microsoft, o Surface, irá conter um sistema operacional dedicado a ele, o Windows RT (Foto: Divulgação)

Algumas das outras diferenças que este modelo de Windows traz são: a ausência da famosa Área de Trabalho na sua forma conhecida e o não suporte a inúmeros programas bastante conhecidos e utilizados por aqueles que possuem o sistema da Microsoft, como o Photoshop.

Os usuários que adquirirem o Windows RT terão de se contentar com aplicativos para a interface Metro, bem como acontece com o iPad, que trabalha com os aplicativos oferecidos pela sua loja exclusiva.

O que é ARM?

Explicando de maneira bem direta, os ARM são chips feitos para aparelhos móveis, como celulares. Principalmente os poderosos smartphones que inundam o mercado. Estes chips são produzidos por fabricantes como a Qualcomm e a Nvidia.

Os ARM são os chips que rodarão com o Windows RT, um exemplo deles é a linha Tegra, da Nvidia, que já se encontra na sua terceira geração.

A utilização desses chips mostra-se significativa, devido à experiência que os produtores dessas peças já acumulam na área de portáteis. A maioria deles é capaz de manter, em um espaço mínimo, uma peça extremamente poderosa e, ao mesmo tempo, econômica.

A dinamização do Windows RT para processadores ARM trouxe restrições de software (Foto: Divulgação)A dinamização do Windows RT para processadores ARM trouxe restrições de software (Foto: Divulgação)

Isso significa que deve se esperar uma performance próxima a muitos dos aparelhos com Android, no entanto, esta questão dependerá bastante das configurações do aparelho.

Esse sistema anunciado pela Microsoft foi otimizado para esse tipo de processador, em oposição aqueles que rodam com os x86, da Intel, que são os núcleos de processamento padrão dos notebooks e desktops atualmente. Em razão dessa otimização, o que se espera é um produto com maior economia de bateria e fluidez no funcionamento.

Restrições

Através dessa perspectiva dos processadores, o Windows RT também poderia ser visto como um port (adaptação) do Windows para processadores ARM, mas essa transformação, como já foi dito, traz pontos negativos, pois o faz incompatível com os softwares usados nos sistemas Windows normais.

O RunTime não possui muitos dos recursos e programas que fizeram do Windows uma plataforma bem-sucedida, como suporte para política de grupo, sistema de arquivos encriptados, hospedagem de usuários remotos, entre outros.

Mas as limitações não param por aqui. As companhias que quiserem por um programa, qualquer que seja, à disposição dos usuários dos Windows RT, não terão simplesmente que adaptá-lo para os padrões da nova arquitetura ARM. É necessário também ter o aval da Microsoft. Fato que novamente remonta à política da Apple com o iPad.

As implicações disso não são simples, pois, por exemplo, no quesito navegadores, o Internet Explorer terá exclusividade, impedindo que o Mozilla, o Google ou outras empesas lancem suas versões para o novo sistema.

Especificações

Assim como no Windows Phone, a Microsoft estabeleceu uma lista com configurações mínimas que todos os tablets com o RunTime devem ter. Fato extremamente positivo, pois isto significa mais similaridades nas performances dos tablets de diferentes fabricantes.

As especificações mínimas incluem uma tela com resolução de 1366×768 pixels, um espaço mínimo de armazenagem de 10GB, uma entrada USB 2.0, Wifi e Bluetooth 4.0. Deve haver também uma câmera com resolução de 720p e sensor de luz ambiente, um acelerômetro, um giroscópio e um magnetômetro. Foram exigidos ainda botões para a Windows Key, ligar e desligar, o volume e uma trava de rotação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henrique
    2012-10-26T13:50:21

    Quanto ao surface com windows pro, também não será, por agora, algo preocupante. Ele tem 13.5 mm de espessura e quase 1 kg e vai ser ainda mais caro ( preço de Ultrabook ) ! Isso é inadmissível num tablet! Se você estiver disposto a carregar um tablet grosso e pesado ( para fazer musculação é uma boa ), que ainda não é muito potente e precisa da case pra digitar decentemtente, com certeza pensará melhor e comprará um ANDROID ou IPAD.

  • Henrique
    2012-10-26T13:49:55

    O Microsoft surface, a meu ver, ainda está longe de representar uma ameaça aos produtos já existentes no mercado. O surface com windows RT é similar aos tablets android e ios, pois conta com um hardware e design semelhantes, mas sai perdento muito por ter um sistema operacional muito novo, portanto com pouquíssimos aplicativos disponíveis (não, não dá pra instalar coisa alguma do windows 7 no winows RT!) além de ter o mesmo preço do Ipad 4 ( o mais novo ).

  • Carlos Mello
    2012-06-26T15:31:01

    Bom so quero saber um item. O RT vai rodar o office completamente (como formatar um trabalho no word)?

  • Igor Moreira
    2012-06-22T13:13:36  

    Cara não fala bobagem, a mozilla já esta terminando o navegador na versão metro para windows 8 RT. A Google também vai lançar e já pode ser baixado a versão beta.

    recentes

    populares

    • Igor Moreira
      2012-06-22T13:13:36  

      Olá Igor, tudo bom? Essas versões do Chrome e do Firefox são para a versão desktop do Windows 8.