19/06/2012 06h00 - Atualizado em 09/04/2014 12h01

Para que serve o estabilizador?

Julio Monteiro
por
Para o TechTudo

O estabilizador é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos eletrônicos das variações de tensão que recebe da rede elétrica. Portanto, suas tomadas devem trazer energia estabilizada, diferente da energia que vem da rua, exposta a variações.

Verdades e mitos: deixar o estabilizador sempre ligado pode causar problemas?

Os estabilizadores são equipamentos criados para controlar a tensão provida pela rede, seja em condições de subtensão, sobretensão ou transientes (Foto Divulgação)Os estabilizadores são equipamentos criados para controlar a tensão provida pela rede, seja em condições de subtensão, sobretensão ou transientes (Foto Reprodução)

As redes elétricas estão suscetíveis a inúmeros problemas que podem danificar os aparelhos, entre variações, quedas de energia etc. As redes brasileiras, em especial, são notórias por questões dessa natureza, como os famosos apagões que acontecem ao redor do país.

Em eventos assim, é muito comum que hajam prejuízos materiais, como perda de alimentos perecíveis e queima de eletroeletrônicos, por causa da brusca queda de energia. Para evitar estes e outros prejuízos, foram inventados equipamentos que têm as funções de estabilizar, limpar e manter a energia fornecida (com baterias, caso dos nobreaks) por um curto período. O estabilizador é um exemplo desse tipo de equipamento.

Como funciona

Os estabilizadores geralmente são compostos por um fusível de proteção, uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, uma chave para ligar e desligar e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.

Espera-se que os estabilizadores sejam capazes de nivelar a tensão elétrica, a voltagem da rede, e, assim, os picos de energia não afetarão diretamente os aparelhos.

No momento em que há um aumento da tensão na rede, os estabilizadores devem agir e regular a voltagem sobre cada aparelho, evitando, dessa forma, que estes sejam queimados. Já quando a rede sofre uma queda na sua tensão, o estabilizador aumenta a tensão, impedindo que os aparelhos desliguem.

Para proteger um equipamento, o estabilizador queima no seu lugar. Isso ocorre porque tais aparelhos mantém dentro de si um fusível de proteção, que é queimado em condições de grande instabilidade na tensão da rede, cortando o fornecimento de energia e impedindo que as voltagens instáveis não alcamcem o aparelho.

Devo ligar o videogame no estabilizador? É eficiente?

Atualmente, a utilidade dos estabilizadores tem sido questionada por uma série de fatores. Por isso, é muito comum ver recomendações que instruem o não uso destes para a proteção de equipamentos valiosos, principalmente aqueles que possuem fontes, como os videogames.

A Microsoft, inclusive, coloca a seguinte recomendação no seu site: “Conecte a fonte de alimentação diretamente a uma tomada de parede. A fonte de alimentação pode não funcionar corretamente se estiver conectada a um protetor contra sobretensão ou de cabo de extensão.” Esses protetores incluem o estabilizador.

O estabilizador foi destinado, desde quando se começou a fabricá-los, em 1940, à regulação da tensão de aparelhos movidos a válvulas, como os primeiros televisores e geladeiras, diferentemente dos equipamentos atuais, que possuem transistores.

Além dos transistores, novas tecnologias foram surgindo e seus circuitos diferentes abalaram a usabilidade dos estabilizadores. Os equipamentos mais modernos possuem fontes de alimentação que atuam automaticamente em redes de 127 V ou 220 V, ocupando melhor a função dos estabilizadores. É o caso das fontes dos videogames mais modernos, dos desktops e dos notebooks, que dispensam os estabilizadores.

Fontes de notebook, como esta acima, tornaram os estabilizadores dispensáveis para os eletrônicos que as possuem (Foto: Reprodução)Fontes de notebook, como esta acima, tornaram os estabilizadores dispensáveis para os eletrônicos que as possuem (Foto: Reprodução)

Outro fator que abala a utilidade deste equipamento é a ausência nele de dispositivos capazes de purificar a energia elétrica distribuída. No final, essa característica afeta a utilidade básica desse equipamento, que é a correção das tensões. Isso ocorre porque, quando há uma grande poluição da corrente, as tensões não são corrigidas.

Mais um fator que se deve destacar é o tempo de resposta destes equipamentos, que fica entre os 8,3 milissegundos. Este é ainda um período muito longo para responder a qualquer falha na rede, o que abre espaço para a ocorrência de danos em equipamentos delicados. Alguns especialistas chegam a afirmar que os estabilizadores conseguem danificar as fontes de computadores.

Os nobreaks são o mlehor tipo de equipamento disponível no mercado para manutenção da energia de equipamentos eletrônicos, pricipalmente os mondelos online (Foto: Divulgação)Os nobreaks (Foto: Reprodução)

Os equipamentos mais modernos exigiram novos recrusos de proteção e, para suprir essa demanda, tem-se os filtros de linha e os nobreaks offline e online. Tais equipamentos, de boa qualidade, resolvem grande parte das instabilidades de uma rede elétrica com eficiência muito superior ao estabilizador.

Os nobreaks offline seriam o tipo ideal para uma casa, já os online servem mais para instalações comerciais, industriais, escritórios, hospitais e servidores. No entanto, os nobreaks são muito caros, principalmente os online, o que pode levar a opção de um filtro de linha com suporte para filtragem eletromagnética, mais barato e eficiente.

Usar ou não em todos os aparelhos?

Diante de tantas questões que os estabilizadores apresentam e das opções disponíveis do mercado é mais aconselhável o uso tanto de um filtro de linha como de nobreaks para equipamentos mais valiosos e avançados.

No entanto, os estabilizadores ainda podem ser usados para aparelhos menos valiosos, mais antigos e, que não tenham fontes, como alguns equipamentos de som, rádios simples, luminárias etc.

Por que o estabilizador estala? Descubra no Fórum do TechTudo.

Outra das suas utilidades é servir como excelentes extensores de capacidade para tomadas, assim como os “benjamins”, pois podem fornecer energia para vários aparelhos ao mesmo tempo, sem risco de curto-circuito.

Filtros de linha com filtragem eletromagnética são uma alternativa boa e relativamente barata aos nobreaks (Foto: Divulgação)Filtros de linha com filtragem eletromagnética são uma alternativa boa e relativamente barata aos nobreaks (Foto: Reprodução)

Algumas modificações que certos fabricantes têm feito em seus estabilizadores também podem dar a estes uma sobrevida, por exemplo, a adição de fusíveis auto-regenerativos, proteção FX para linhas telefônicas e filtros de linha. Mas estes modelos não são os estabilizadores tradicionais e mais comuns e, acabam saindo um pouco mais caro.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Andre Rocha
    2014-03-21T16:59:41

    Tenho um nobreak de kVA e funciona muito bem na minha casa.... todos os itens eletrônicos que são bastantes estão nele.... minha casa e final de linha, tenho muita queda de tensão.....foi um bom negócio....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Souza
    2012-06-19T17:29:17   , respondido respondido 2013-11-14T11:01:57

    Mas o que eu devo fazer se meu Xbox recém-comprado é 110v e eu moro em Santos, cidade 220v? Eu uso o estabilizador. Um absurdo a fonte não ser bivolt.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gabriel Souza
      2012-06-19T17:29:17   , respondido respondido 2013-11-14T11:01:57

      se nao for bivolt vc vai comprar uma fonte e nao um estabilizador ....... uma fonte custa ums 40 r$

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Gabriel Souza
      2012-06-19T17:29:17   , respondido respondido 2013-11-14T11:01:57

      Certeza que a fonte não é bivolt? Tenho um xbox, mas uso no 110v normal, nunca parei pra olhar se é bivolt ou não...

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabricio
    2012-06-19T16:55:48

    Apesar dos erros de português, matéria muito boa. Não existe voltagem e sim tensão...ou "voltage" em inglês! E "alcamcem" se escreve com "N", mas enfim. Parabéns pela matéria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andrey Costa
    2012-06-19T13:02:51

    Matéria boa e informativa. Principalmente para os leigos que acabam de comprar um PC e o vendedor já empurra o estabilizador junto.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • ANSELMO JÚNIOR
    2012-06-20T11:16:16

    "Já quando a rede sofre uma queda na sua tensão, o estabilizador aumenta a tensão, impedindo que os aparelhos desliguem." Na boa velho, colocar um monte de palavra bonita no texto não siginifica que vc conhece do assunto e sim que sabe escrever, nem que seja asneira. É uma pena tanta coisa errada em um site de tamanha expressão.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Túlio Tadeu
    2012-06-19T18:11:25

    Parabéns pela matéria, me esclareceu muita coisa!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário