Áudio e Vídeo

01/06/2012 16h36 - Atualizado em 01/06/2012 16h36

R-MIX edita músicas por meio de imagens, e até separa voz de instrumentos

André Iunes Pinto
por
Para o TechTudo

No estande da Roland no congresso de áudio profissional AES Brasil, realizado em São Paulo entre os dias 8 e 10 de maio, a fabricante japonesa de teclados e acessórios musicais deu uma chance ao público para conhecer de perto o seu novo software de edição de áudio R-MIX, capaz até de separar a voz da música.

Software de edição de áudio R-MIX, da Roland (Foto: André Iunes Pinto)Software de edição de áudio R-MIX, da Roland (Foto: André Iunes Pinto)

No primeiro momento, pela interface, digamos assim, tímida, não dei tanta atenção ao programa. Ledo engano, pois, ao ouvir melhor as explicações de um dos especialistas de produto da Roland, percebi os potencias do que é a edição de áudio baseada em elementos visuais.

O programa traz a nova tecnologia V-Remastering, desenvolvida pela Roland, e possui uma versão simplificada para o iPad que pode ser usado para isolar qualquer instrumento dentro de uma música e tocá-lo mais lento para estudos. Isso é possível graças a um recurso que diminui o andamento da música sem afetar a afinação.

Além disso, o R-MIX pode ser usado para “limpar” gravações antigas e ajustar os níveis individuais dos instrumentos, aplicando redução de ruídos e efeitos. Lembrando que o programa só trabalha com arquivos com extensão WAV. Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o software:

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vander Zulu
    2016-10-25T18:57:21

    Interessante disponibilizar uma versão gratuita pra termos noção da sua eficácia.

  • Cleber Ffigueiredo
    2012-06-03T18:32:47

    nao usei ainda so vi o video,mais achei muito util estavamos precisando muito na area de audio.