10/07/2012 09h05 - Atualizado em 10/07/2012 09h05

Android 4.1 Jelly Bean: o que mudou?

Dario José
por
Para o TechTudo

O Google apresentou durante a conferência I/O 2012 (realizada dia 27 de junho), em San Francisco, a última versão do sistema operacional para smartphones e tablets Android. Apresentada pelo brasileiro Hugo Barra e enumerada como 4.1, de codinome Jelly Bean, esta versão trouxe muitos elementos incrementais ao antigo Ice Cream Sandwich (4.0), além de vários novos recursos a muito tempo esperados pelos fãs do Android. Entenda:

Apresentação do nova versão do Android (Foto: Reprodução)Apresentação da nova versão do Android (Foto: Reprodução)

- Projet Butter
Essa novidade trata-se de um melhor polimento que os engenheiros de software do Google deram as animações e efeitos de transição durante a navegação dos menus do Android. Agora, quando o hardware permite, o sistema roda a incríveis 60 frames por segundo, com respostas instantâneas. Além disso, essa melhoria dará fim aos engasgos e pequenas travadas que as versões anteriores do Android costumavam apresentar, mesmo em smartphones top de linha.


Google Maps Offline

Um dos maiores problemas para quem utiliza o Google Maps em um smartphone ou tablet com Android é a necessidade de ter conexão contínua com a internet, nas isso pode custar caro ou dificultado com as quedas das redes 3G, principalmente em nosso país. Porém, com o Jelly Bean será possível escolher regiões inteiras e baixar os mapas do Google Maps para utilização com o GPS, sem precisar estar conectado ao 3G em tempo integral. Será possível, por exemplo, escolher uma cidade e baixar, via Wi-Fi, o mapa completo antes de viajar.

Reconhecimento e digitação por voz off-line
Outro recurso que antes necessitava de conexão constante a internet era a digitação por voz, recurso muito útil quando se está com uma das mãos ocupadas. Antes, o software fazia uma checagem do que foi dito no servidor do Google. Agora todo o processamento é interno e essa checagem é desnecessária, pois na grande maioria dos casos o Android entenderá perfeitamente o que você disser.

Google Now
A proposta do Google Now é ajudar o usuário sem que ele peça ajuda. Através de geolocalização, o Android apresentará informações relevantes antes mesmo que você decida usar a pesquisa em seu smartphone. Está saindo de carro? O Google Now apresenta os possíveis engarrafamentos que podem estar a sua frente. Se você entra em uma estação de metrô, o Google Now já informa os horários dos trens.


Unido ao Google Now também veio um assistente virtual, semelhante ao Siri, presente no iPhone 4S. O funcionando da versão Android é muito parecido, e você pode fazer perguntas como “quem é o primeiro ministro do Japão?” que o software responderá.

Nova tela de bloqueio (Foto:Nova tela de bloqueio (Foto: Divulgação)

Nova tela de bloqueio

A nova tela de bloqueio do Jelly Bean é muito intuitiva e prática. Ao tocar a tela um círculo aparece e você arrasta o dedo por três opções: Google Now, desbloquear o aparelho ou acessar a câmera. Falando na câmera, o novo aplicativo dela trouxe novas funções. Agora, por exemplo, para apagar uma foto basta arrastá-la para cima.

Conclusões

Sem nenhuma dúvida o Jelly Bean é a melhor versão do sistema Android. A proposta do Google é oferecer um sistema cada vez menos complicativo e mais intuítivo e útil para os usuários. Com o Project Butter, finalmente temos um Android que rivaliza com iOS e Windows Phone na sensação de leveza do sistema.

Como nem tudo é doce no novo sistema do Google, a novidade que vai desagradar a quem já possui um aparelho com o sistema Android é a, já corriqueira, demora para a atualização para o novo sistema. No momento da publicação desse texto, pouco mais de 10% dos smartphones e tablets com Android estão rodando a versão anterior do sistema, Ice Cream Sandwich, lançada a um ano atrás.

Para quem possui aparelhos com telas menores que 4 polegadas e menos de 1GB de RAM, a probabilidade de receber uma versão do sistema é muito baixa.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Anderson Barros
    2012-07-12T22:12:43   , respondido respondido 2014-04-14T17:17:21

    Tenho Galaxy X e fiz atualização automática via o próprio celular usando wifi. Ele já tinha feito atualização para 4.0.4 e agora estou com o 4.1.1 q é perfeito! Para quem duvidava que o Galaxy X (Brasil) seria o primeiro a ter esta atualização (JELLY BEAN), taí... Roda perfeito... adorei o google now, o sistema é extremamente rápido e roda muito macio... Tudo q foi dito aí em cima, é verdade! Android fan!!!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Barros
      2012-07-12T22:12:43   , respondido respondido 2014-04-14T17:17:21

      Voçe achou o galaxy x mais bonito que o galaxy s3?

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Anderson Barros
      2012-07-12T22:12:43   , respondido respondido 2014-04-14T17:17:21

      Augustos Boateux Cara, o Galaxy X SEMPRE vai atualizar primeiro que o seu, além de não vir com a porcaria do Touch Whizz, o X (Nexus) é a linha de celulares da google, e quem atualiza é a google, no caso do X e de alguns Nexus lá fora, é a Samsung, mas eles simplesmente repassam, e liberam o Android sem modificações, por isso vai atualizar mais rapido, enquanto o S3 tem que receber o android, modificar, testar, modificar, testar....... esperar a anatel e lancar, o Nexus é receber, esperar a Anatel, e lançar.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Ygor Soares
    2012-07-11T08:08:18   , respondido respondido 2014-04-14T17:17:21

    Incrivel como aparelhos novos ainda rodam Android 3 e um 1 ano apos o lancamento ele esta presente em apenas 10% dos aparelhos lancados. A Apple sempre lanca suas atualizacoes sem ser interferida pelas operadoras. Lancou, baixou e pronto! Aos que ficam falando: Apple nao tem flash, android é melhor nisso, chorem! Android tambem nao tera flash da versao 4.1 em diante, pois alem do sistema nao surportar mais, a Adobe vai cancelar o desenvolvimento dele. Viva ao HTML5 ;)

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ygor Soares
      2012-07-11T08:08:18   , respondido respondido 2014-04-14T17:17:21

      Os cara parcelao telefone em 12 ou 18 x so porq tem uma maça atraz .. e ainda nao tem liberdade de usar o aparelho fala serio so no brasil tem essa briga ANDROID nao e APPLE nao e ANDROID.. A fala serio ANDROID e livre qualquer fabricante pode usar e modificar como queira .... Ainda bem imagina 5 geracoes com mesma cara nao muda nada na interface do aparelho .. ja ANDROID tem pra todos os gostos e bolsos tambem ponto pro ANDROID ++++++ .. ai quem compra APPLE defende com os dentes por que quando terminao de pagar o 3GS ja saiu o 7 kkkkkkkk..

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Ygor Soares
      2012-07-11T08:08:18   , respondido respondido 2014-04-14T17:17:21

      ah meu vai come uma maçã me diz qual a liberdade que tu tem no teu iphonezinho? tudo tem bloqueiooo!

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Elber Rocha
    2013-04-13T02:24:23

    Ótimo no Motorola RAZR HD...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Mariano
    2013-02-23T09:27:12

    no razr i fico muito bom

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Lobato
    2012-08-15T15:20:12

    anderson eu acabei de comprar o galaxy x da claro, como voce recebeu a atualização??

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • André Lima
    2012-07-11T10:25:38

    Pode não sair a versão oficial pro meu valente Xperia X10 Mini Pro, mas graças a vários desenvolvedores que existem por ai, principalmente a galera da XDA, uso o ICS 4.0.4 no meu celular, mesmo mais de 2 anos depois do aparelho. E que venha o Jelly Beans agora =D

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robisinho
    2012-07-10T19:32:57

    aff , agora veremos a bateria drenar em minutos , vem logo wp8

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Agrelli
    2012-07-10T18:48:38

    O meu vai rodar! Motorola RAZR

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gabriel Silva
    2012-07-10T16:47:45

    resumindo comprar um novo smartphone pois o seu smartphone atual nao vai rodar ele....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Xterminador Maximus
    2012-07-10T15:11:24

    Por mais que esteja se consolidando, esse mercado ainda é muito novo, muitos fatos novos ainda irão ocorrer até que o consumidor final tenha opções claras e equilibradas, para que possa fazer sua escolha com discernimento. Até o momento quem fala mais alto é o poder do dinheiro e a agenda de Marketing dos grandes poderosos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tiago Luciano
    2012-07-10T12:56:51

    Espero que essa atualização também sirva para o Xperia Neo V - vou torcer e esperar. Essa versão do Android é muito show.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Paiva
    2012-07-10T12:33:07

    Tem previsão de quando vai sair as atualizações?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Bordignon
    2012-07-10T11:23:39

    eu qerooooooooooooooooooooooooooooooooo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Vieira
    2012-07-10T14:27:01   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:38

    A diferença entre um e outro é tão irrisória em velocidade que para conseguirmos ver é preciso uma filmagem a 300 frames por segundo, idiotice achar que isso vai fazer alguma diferença no dia-a-dia! Simplesmente marketing!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Daniel Vieira
      2012-07-10T14:27:01   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:38

      Da mesma forma que a APPLE teve que usar um microscopio para mostra a diferenca entre a `` RETINA DISPLAY `` e a concorrencia .. resumindo nao deu pra perceber a olho nu... Agora tao vindo com isso de METAL LIQUIDO e os baba ovo vao ao delirio .

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luciano Gomes
    2012-07-10T16:52:04   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

    Continua o mesmo android sem graça e cheio de bug de sempre...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luciano Gomes
      2012-07-10T16:52:04   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

      Tu já tá usando ele? Ah, sim, imaginei.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luciano Gomes
      2012-07-10T16:52:04   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

      an Boy da apple?? ah sim, imaginei... manézão.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Xterminador Maximus
    2012-07-10T14:35:19   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

    É muita inocência ignorante ou loucura pensar ou supor que um sistema operacional que trabalha com diversos fabricantes e em múltiplos e diferentes tipos de hardware terá todos estes aparelhos atualizados e unificados com a versão mais recente do sistema. Seria o mesmo que desejar que todos os computadores que já operaram com qualquer versão do Windows estivessem operando hoje com o Windows 8. Acredito que haverá um salto considerável nesse mercado quando os consumidores tiverem a livre escolha do sistema operacional que irá utilizar em seu Tablet ou Smartphone.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Xterminador Maximus
      2012-07-10T14:35:19   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

      tu nao manja nada de informatica meu filho pois comparar o windows 8 com android foi o fim da picada. pc que roda win xp roda o win 8 facilmente se toca.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Xterminador Maximus
      2012-07-10T14:35:19   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

      Jose Lopes vou fingir que não li o teu comentário... #inclusaodigital

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Jeferson Santos
    2012-07-10T13:41:40   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

    Se vc não tem um celular ou tablet da seriu Nexus, esquece pois oficialmente nunca tera atualização para o seu aparelho. Se tiver vai demorar cerca de 1 ano quando a Google ja lançar um outro Android. E ainda existe aques q defende a Samsung Sony entre outras q utilizam uma versão do Android modificada e depois não tem capacidade de Atualizar o SO. Se vc quiser sempre estar a frente das ultimas tecnologias use algum aparelho da serie Nexus ou aparelhos Apple empresa ja conhecida pelo respeito aos seus consumidores.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-07-10T13:41:40   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

      O que ele falou é verdade, oficialmente só sai depois de muito tempo para os outros aparelhos fora da serie nexus.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-07-10T13:41:40   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

      Ivando, esse Jeferson aí não entende nada de tecnologia. Existem roms modificadas para o 4.0 para diversos aparelhos. A ideia do Android é ser um SO de código aberto e uns caras de mente fechada igual o Jeferson não sabe que até eu posso fazer um android que satisfaça minhas necessidades. Tem empresas sérias que já soltaram roms de procedência que rodam 100% compatíveis com diversos aparelhos. Já utilizei um IOS e o sistema não te deixa fazer nada! Não tem metade das opções de configuração personalizada que o Adroid tem. Porém, por ser um SO fechado é mais fácil deixa-lo seguro e estável.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Leandro Oliveira
    2012-07-10T13:21:43   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

    Hmmm... tem que esperar lançar um novo smarthphone que comporte o Android novo?? Que coisa! É por isso que o Android é bom! Se você comprar um smarthphone com uma versão do android, morre-se com essa!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Leandro Oliveira
      2012-07-10T13:21:43   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

      Discordo! Esqueceu que o Android tem o código aberto? Há desenvolvedores no mundo todo ajustando os androids para diversos aparelhos e postando tudo no XDA. Muitos instalaram o ICS bem antes do update oficial e esses ainda utilizam a versão dos desenvolvedores e não a oficial até por acharem melhor.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Rafael Silva
    2012-07-10T11:50:54   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

    Alguma noticia se vai sair o 4.1 pro Galaxy S II (2) ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2012-07-10T11:50:54   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

      Não saiu a oficial e nem deve sair, mas com certeza o SGS2 por ter sido um dos aparelhos mais vendidos no mundo receberá atenção especial dos desenvolvedores. Via Odin, você consegue tudo! A primeira versão do JB 4.1 para SGS2 já está no forno.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2012-07-10T11:50:54   , respondido respondido 2013-10-01T10:02:37

      é incrivel ver isso, com configurações mais potente que o Galaxy X e não receber, se isso acontecer mesmo sera meu primeiro e ultimo smartphone Android.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário