TechTudo

16/07/2012 18h35 - Atualizado em 18/07/2012 15h33

Como habilitar o celular no exterior

Marlon Câmara Da redação

Na hora de viajar para fora do país você deve ter alguns cuidados especiais, e um deles diz respeito a habilitar o celular para ser usado no exterior. O método para utilizar sua linha em outra localidade é muito simples, ainda que varie um pouco dependendo da sua operadora: basta contratar o serviço de roaming internacional da sua empresa de telefonia. Confira as dicas do TechTudo para ativar sua linha e falar tranquilamente em qualquer lugar.

Saiba como habilitar seu celular para ser utilizado no exterior (Foto: Reprodução/iLounge)Saiba como habilitar seu celular para ser utilizado no exterior (Foto: Reprodução/iLounge)

O que é roaming internacional?

O "roamingé um termo utilizado para sinalizar que seu celular está sendo utilizado fora de sua área original de cobertura. Normalmente, quando se vai para uma cidade onde o código DDD é diferente do seu, os aparelhos apresentam a mensagem "Em roam" para mostrar que você deve gastar mais para fazer ligações, enviar mensagens e utilizar a Internet com sua linha. No caso do roaming internacional, a ocorrência se dá quando há mudança de país, e passa a ser necessário contratar um serviço (gratuito) da sua operadora para utilizar sua linha de telefone.

Como habilitar o celular?

Primeiramente, você deve saber que ao habilitar o celular para o exterior, serão cobradas taxas bem maiores para efetuar ligações, enviar SMS e utilizar a Internet 3G, independente da sua empresa de telefonia. Além disso, você vai pagar uma taxa também para toda chamada e mensagem que receber de alguém. Uma opção para economizar, então, é atentar a respeito dos pacotes especiais oferecidos pelas empresas.

O serviço de roaming internacional é habilitado de forma diferente por cada operadora:

Pela Vivo, você pode liberar o roaming pelo número *8486 (se ligar de um Vivo) ou pelo 1058 (ligando de qualquer operadora). É possível habilitar o serviço também pelo site da operadora. Caso você já esteja no exterior, pode entrar em contato com a companhia pelo telefone +55 11 3056-8628, que aceita ligações a cobrar. A liberação ocorre dessa forma para contas pós-pagas, pré-pagas e controladas, e é gratuita.

Se você for cliente da Claro, deve ligar gratuitamente para 1052 (se você  usar planos pré ou controle) ou *468 (para pós) e solicitar o serviço de roaming internacional, tanto para contas pós quanto para pré-pagas. Pelo número, é possível também contratar pacotes especiais para economizar nas atividades telefônicas no exterior. Caso você já esteja fora do Brasil e queira entrar em contato com a operadora, ligue para +55 11 9199-5555.

Já a TIM libera automaticamente o roaming para todos os seus clientes pós-pagos, sem necessidade de contato prévio, caso a conta esteja em dia. Os clientes que utilizam planos pré-pagos, Conta Fixa e Infinity Controle, devem ligar para *144 e acertar a habilitação do serviço para o exterior. Não é necessário ter crédito no aparelho para chamar o número, a ligação é gratuita, assim como o serviço.

Oi também possui o roaming externo, e para ativá-lo basta ligar para *144 (de um aparelho Oi) ou para 1057 (de qualquer telefone). Caso esteja no exterior, o telefone é +55 21 2729-1301. A ativiação do serviço é totalmente gratuita e se dá da mesmo forma para cliente pós-pagos e pré-pagos.

Não se esqueça de consultar sua operadora para saber se ela cobre a área para onde você vai viajar. Embora as companhias brasileiras já estejam integradas com a maior parte dos países, há ainda algumas regiões que não possuem cobertura de algumas operadoras.

Outra questão importante é a respeito do serviço de Internet. Algumas aparelhos possuem acesso limitados à algumas redes, e não vão conseguir se conectar em certas localidades. Caso seu celular seja quad-band (cobrindo as frequências 850, 900, 1800 e 1900 MHz), como é o caso de grande parte dos modelos mais novos, isso não será problema. Mas se seu telefone for mais antigo, tendo frequência dual ou tri-band, há uma possibilidade dele não se conectar em alguns países, até mesmo destinos comuns, como Estados Unidos e Argentina. Certifique-se a respeito disto com sua operadora antes de viajar.

Dica do pré-pago

Caso você vá levar um aparelho pré-pago para o exterior, lembre-se que há uma alternativa muito mais barata e útil: adquirir uma linha do próprio país. Por um pequeno valor, você pode comprar um chip estrangeiro, colocar algum crédito nele e utilizar o telefone para ligar e enviar mensagens tranquilamente para dentro do país, utilizando as tarifas locais (certamente mais baratas que as de um aparelho brasileiro lá fora).

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Fernando Motta
    2012-07-17T10:59:35

    Pela Vivo não tive problemas, e, para ligar da Flórida para cá, usei o Nimbuzz...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Orlandy Neto
    2012-07-16T22:23:00

    Oi Lixo...viajei, pedi habilitação, disseram que estava tudo Ok em 3 linhas, chegamos lá fora e 15 dias sem sinal, sem nada.....só serviu de maquina de foto e olhe lá....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Motta
    2012-07-17T10:59:35

    Pela Vivo não tive problemas, e, para ligar da Flórida para cá, usei o Nimbuzz...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Orlandy Neto
    2012-07-16T22:23:00

    Oi Lixo...viajei, pedi habilitação, disseram que estava tudo Ok em 3 linhas, chegamos lá fora e 15 dias sem sinal, sem nada.....só serviu de maquina de foto e olhe lá....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade