Tablet

14/07/2012 07h35 - Atualizado em 14/07/2012 11h32

Como melhorar o desempenho do iPhone?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Há algum tempo a Apple tem disponibilizado atualizações com as versões mais recentes de seu sistema operacional móvel (iOS) aos modelos antigos de seus gadgets. No caso do iPhone, o atual sistema (versão 5) e a próxima (6) suportam tanto o iPhone 4S, como o 4 e o 3GS. Mas nos modelos mais antigos já é possível perceber uma queda no desempenho (as vezes até nos novos modelos), causados pelo aumento do tamanho do sistema e pelas limitações do hardware. Em alguns casos, até, pela falta de alguns cuidados na hora de usar os recursos do sistema.

Aprenda a fazer o seu iPhone render mais, tanto em bateria quanto em velocidade (Foto: Allan Melo / TechTudo)Aprenda a fazer o seu iPhone render mais, tanto em
bateria quanto em velocidade (Foto: Allan Melo /
TechTudo)

Para ajudá-lo, o TechTudo preparou umas dicas que podem te dar uma boa ajuda para melhora o desempenho do seu iPhone. Bastam apenas alguns pequenos ajustes. Confira:

- Feche as aplicações abertas
Depois que a Apple adicionou a capacidade de multitarefa no iOS, o fardo de ter que fechar as aplicações ficou sob a responsabilidade do usuário. Por isso, é sempre bom fechar as aplicações para liberar espaço na memória do smartphone.

Para fazer isso, pressione duas vezes o botão “Home”. Aparecerá uma barra com os apps abertos na parte inferior da tela do iPhone. Para fechá-los, pressione um dos ícones até todos começarem a tremer, e depois pressione o sinal de menos em cada um dos ícones (nesse modo o iOS aceita vários toques simultâneos, então é possível fechar várias apps ao mesmo tempo).

Fechando apps na barra de multitarefa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fechando apps na barra de multitarefa (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

- Apague as aplicações que estão ocupando mais espaço
Algumas vezes deixamos apps enormes instaladas no aparelho e quase não a usamos. Além de ocupar espaço em disco, essas apps diminuirão o desempenho do aparelho estando ou não abertas, pois como acontece em qualquer sistema operacional, quando existe pouco espaço em disco, o desempenho cai.

Para fazer uma “faxina” e se livrar desses apps gigantes, vá em “Ajustes” e depois em “Geral” e “Uso”. Nessa tela o iOS lista as aplicações a partir das que mais ocupam espaço. Analise a listagem e elimine as que não estão sendo usadas. Apagar uma app nessa listagem é bem simples: selecione a aplicação e na próxima tela pressione o botão “Apagar Aplicativo”.

Apagando as apps gigantes no iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Apagando as apps gigantes no iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

- Coloque as notificações no modo Manual
As notificações são importantes, mas se puder colocá-las para serem verificadas manualmente já economizará alguns recursos do aparelho. Para colocá-la em modo manual vá para “Ajustes”, “Notificações” e escolha a opção “Manualmente”. Ainda nessa tela, aproveite e limite os programas que participam da Central de Notificações, no item “Dentro da Central de Notificações”, selecione o app que quer retirar e desative-o na próxima tela.

Colocando as notificações no modo manual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colocando as notificações no modo manual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

- Desative a verificação automática de e-mails
Se você tem uma conta de e-mail cadastrada no iPhone que esteja usando a tecnologia push para buscar novas mensagens automaticamente, desative esta função quando não for necessária. Para fazer isso, vá em “Mail, Contatos, Calendários” e depois em “Obter Novos Dados” e então desative a opção “Push”. Na mesma tela, no item “Obter” escolha a opção “Manualmente”. Assim, seu iPhone não precisa ficar conectado para verificar se algum email chegou ou não, gastando menos bateria.

Desativando o push nos e-mails (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando o push nos e-mails (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

- Desative os recursos de rede (Wi-Fi, 3G ou Edge e Bluetooth)
Quando não estiver usando uma conexão de rede seja Wi-Fi (por exemplo, ao sair de casa), 3G ou algum dispositivos via Bluetooth, você pode desativar esses recursos para economizar a bateria, há que eles exigem certa atenção do sistema e, por isso, demandam um bom uso da memória e do processador do aparelho.

A Conexão Wi-Fi pode ser desativada indo em “Ajustes” e depois “Wi-Fi”. Já a conexão de dado de celular fica em “Ajustes”, “Geral”, “Rede”, “Dados do Celular”. Para desativar o Bluetooth vá em “Ajustes”, “Geral”, “Bluetooth”.

Desativando as conexões de dados do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando as conexões de dados do iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

- Utilize o modo Avião
Se estiver em áreas com cobertura baixa ou sem cobertura, aproveite e coloque o iPhone em modo Avião (que fica em “Ajustes”, “Modo Avião”). Assim, sobra mais recursos (e bateria) para outras atividades no aparelho.

  •  
Ativando o "Modo Avião" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o "Modo Avião" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)
Na tela de desligamento, pressione o botão Home até a tela sair dessa opção (Foto: Reprodução)Na tela de desligamento, pressione o botão Home
até o menu sair dessa opção (Foto: Reprodução)

- Recalibre o botão Home
Com o tempo, o acionamento do botão Home fica cada vez mais lento, e frequentemente você verá que o telefone demorará cada vez mais para responder ao comando de voltar a tela inicial. Mas ao contrário do que se espera, esse tempo de resposta pode ser "resetado" de uma maneira muito fácil, e você vai sentir uma grande diferença na resposta do telefone.

Para isso, acesse uma das aplicações pré-instaladas do iPhone ("Tempo" ou "Bolsa"). Uma vez carregados, pressione o botão Power como se você fosse desligar o iPhone. Ao aparecer a barra de deslize para confirmar o desligamento, pressione o botão Home e mantenha-o pressionado até que o menu de desligamento suma e você volte para a tela inicial. Feito isso, o seu botão já estará recalibrado. Para testar, abra outros aplicativos e veja o quão mais rápido está a resposta do botão.

Muitas das dicas acima estão relacionadas com a redução do consumo de bateria, e isso acontece por que quanto mais apps e serviços estão sendo executados, mais memória e processador são requisitados, resultando em maior consumo de bateria e queda de desempenho.

Algumas das dicas podem até serem consideradas exageradas, mas dependendo de como está o desempenho do seu iPhone, utilizá-las poderá tornar o uso do aparelho mais agradável. Além do mais, é sempre importante lembrar que apesar do iPhone ser um aparelho moderno, ele ainda é um dispositivo móvel, e por isso a sua memória e processador tem limitações de capacidade (assim como qualquer computador). Estando consciente das limitações do iPhone e aplicando as dicas do TechTudo, dificilmente o aparelho deixará você passar vergonha.

* Allan Melo colaborou com a última dica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Lima
    2012-07-14T22:41:40  

    iphone é um dos piores que já tive, galaxy S2 com sistema android da de 10 a 0 no iphone, comprei um iphone 4 so para ter raiva.

    recentes

    populares

    • Maria Lima
      2012-07-14T22:41:40  

      Iphone não é um celular; é um padrão de qualidade em comunicações móveis. Só quem tem um sabe o que afirmo. Não é para qualquer um. Tem de ter um padrão de qualidade na pessoa também para realmente saber o que é bom.

  • Renan Martins
    2012-07-14T12:14:24  

    kkkkkkkkkkkkkkk dica pra fracassados igual a apple que precisam de dicas e manhas pro smart não travar kkkkkkkkkkk , dale samsung

    recentes

    populares

    • Renan Martins
      2012-07-14T12:14:24  

      Não é questão de travar, o post da dicas que todo usuário de qualquer outro sistema operacional (inclusive o android) deveria saber: Manter vários programas rodando ao mesmo tempo diminui a performance. Já tive 2 samsung com Android, e sinto lhe dizer amigo, foram os piores smartphones que eu já tive, simplesmente pq travavam (algo que nunca aconteceu com o meu iPhone).

    recentes

    populares

    • Renan Martins
      2012-07-14T12:14:24  

      Nosso amigo ai não deve nem saber o que é um SmartPhone e pela capacidade que tem de postar de forma técnica e bem explicada... sei não viu...

  • Ronaldo Ribeiro
    2012-07-14T17:21:56  

    Só tem bobagem escrita do inicio ao fim. Se fizerem tudo isso que esse artigo diz, melhor comprar um Nokia de R$99 pq de smartphone seu aparelho não terá nada.

    recentes

    populares

    • Ronaldo Ribeiro
      2012-07-14T17:21:56  

      Bobagem? Pelo visto você não tem um iPhone e se tiver não sabe nem aonde fica o botão home. Agora como você deve ser super inteligente explica ai para todo mundo todas as bobagem postadas aqui e explique o porquê. É fácil falar que tem bobagem agora prova!

  • Rodrigo Lima
    2012-07-14T18:02:56  

    Paulo Ribeiro, pesquisei na net e descobri que esse tal galaxy s3 é um xing-ling da chinesa Samsung. Vá no Procon (SP)e peça a devolução do seu dinheiro. Você foi enganado! Mas não compre aparelho da Nokia! Ela faliu, mas esqueceram de avisar! Comprei um iPhone 4S de 64GB e seja feliz! Você não vai achar o iPhone no camelô, eles só vendem os aparelhos xing-ling, tipo Samsung, LG e HTC. Cuidado com os caras de olhos puxados (tipo asiáticos)! Boa sorte.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lima
      2012-07-14T18:02:56  

      Ahh, detalhe, o cara falando sobre a nokia é engraçado, porque acabaram de ser premiados com o 808 pureview, sem contar que os caras já ultrapassaram a apple na própria China, de onde provém os Iphones, com o Windows 7.5 mango. Cara, não use o Brasil como parâmetro para nada nas suas conclusões, porque somente 1/10 da população aqui usam smarts mais avançados. Pô cara, sabe nada mesmo e é a típica mula que não sabe nem usar o que tem nas mãos e só fala asneira.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Lima
      2012-07-14T18:02:56  

      Aehuehuehuehuehue. A samsung fabrica peças pro Iphone, e o Iphone é fabricado na China sua anta. Mas tem gente que é bem mula mesmo né. Aehhuehuehuehue.

  • Sara Lima
    2012-07-14T23:27:45  

    Por que eu tenho Apple? Porque acho legal, diferente e pude pagar. Ele é realmente melhor? NÃO. Uso um table samsung galaxy e nao trocaria por um ipad. Mas nao consigo usar outro cel que nao seja iphone e até tenho um laptop acer mas amo meu macbook pro. No final todos vao fazer a mesma coisa. É so questao de gosto e bolso.

    recentes

    populares

    • Sara Lima
      2012-07-14T23:27:45  

      Concordo com você. Tenho um iPhone e tive um Galaxy s II. Mesmo o Galaxy sendo melhor em configuração, acabo achando o iPhone melhor pelo conjunto da obra. Não sei o porquê, mas o iPhone tem mais a ver comigo. É questão de gosto!

  • Rodrigo Lima
    2012-07-14T14:52:09

    Todas as dicas são importante para melhorar o desempenho. Vale mais para os primeiros modelos, mas quem tem o iPhone 4S ou Novo iPad não precisa se preocupar com o desempenho. Tenho já tive o iPhone 1, 2, 3... Atualmente estou com 4S 32GB. Nunca travou, reinicializou sozinho ou fez qualquer coisa parecida! O sistema IOS 5.1 tá rodando redondinho, com jailbreak e iTunes 10.

  • Ednardo Santos
    2012-07-14T10:56:30  

    Todas a dicas são ótimas mas,se esqueceram de informar que reduzindo o brilho da tela também ajuda na redução de consumo de bateria. #Fica a dica*#

    recentes

    populares

    • Ednardo Santos
      2012-07-14T10:56:30  

      a matéria esta falando de melhorar o DESEMPENHO do iPhone e não da bateria!!

  • Marcio Paulino
    2012-07-15T04:17:14

    essa ultima dica sobre calibrar o botão home é sensacional ! já tava pensando em mandar o aparelho pra manutenção e resolvi o problema ! valeu!

  • Julio Junior
    2012-07-14T23:55:06

    A inveja é grande de quem não tem um iPhone!! O melhor DISPARADO. Quem não pode compre um android cheio de vírus aí, tem muitos!

  • Sergiobomfim
    2012-07-14T16:45:34

    tenho um 4s,moro nos US. Mes passado fui ao Brasil e me dei "mal", continuei recebendo chamada local(US) e minha conta foi pro espaco pois como usava os apps nao desliguei o cell., como evitar as chamadas na proxima vez, deixar em modo aviao ou isto inviabiliza outras opcoes(apps) do Iphone?

  • Lucas Tanaka
    2012-07-14T14:17:33

    eh melhor nem usar entao ahahaha

  • Juliane Alves
    2012-07-15T21:04:44

    Achei muito boas as dicas, eu tinha pouco conhecimento de como aperfeicoar o uso do meu Iphone e valeu...

  • Luciano Asunção
    2012-07-15T14:16:37

    Quando vão dar jeito nesse spammer que vende importados? Que saco!

  • Carlos Moncao
    2012-07-15T09:38:27

    Eu gosto de tecnologia, android, WP7, iOS, eu tenho todos e cada um tem seus pros e contras, mas acho que no caso do iPhone 4S a GPU PowerVR SGX543MP2 é o que faz a diferença. Ainda não vi um chip, nem o Tegra3, que tivesse um desempenho tão bom. Os apps e o iOS em si, não precisa nem falar, mas nos jogos o desempenho é brutal, até a sony fez uma propaganda na Inglaterra comparando o PsVita ao iPhone 4S. Só que o PsVita tem a versão de 4 núcleos da GPU do iPhone.

  • Bruno Oliveira
    2012-07-15T07:10:19

    Edivaldo, duas correções: a multitarefa do iPhone não é real. Os apps ficam na barra como se fossem apenas atalhos. Poucos apps q funcionam em background serão limitados por tempo pelo sistema e encerrados automaticamente após poucos minutos, e vc saberá quais apps estão rodando(ex: app de upload de fotos como dropbox, exige uma ação sua). 2- onde pede para alterar a parte de notificação para 'manual', significa que você estará mudando a ordem como os apps serão organizados na central de notificações e não como elas serão 'chamadas', não influenciando em nada no desempenho, economia, etc

  • Felipe Reis
    2012-07-16T08:46:30

    ai vem a samsung ou a motorola e lanca outro.. daqui a 6 meses.. ou seja... nao vai dar espaço pro aparelho sIII crescer pq logo 6 meses depois ja vai ter um aparelho melhor... o cliente vai ficar puto pq pagou 2500 conto em um celular que ja ta ultrapassado nao acha?

  • Felipe Reis
    2012-07-16T08:46:12

    o que eu acho mais engraçao cara.. é o povo criticando.. poh vamo la.. a apple DOMINA o mercado de telefonia movel. ela inovou demais quando lancou o iphone. SO A APPLE tem o IOS.. androir tem em varias operadoras.. agora realmente o sIII eh mt bom.. nao ha duvida disso.. agora burrice da samsung lançar antes da apple... pq a apple quando laçar o 5 voce pode ter certeza que vai arrebentar qualquer concorrencia..

  • Rodrigo Lima
    2012-07-15T22:13:13

    Mauricio M.m., por que comprar um aparelho tipo “xing-ling Galaxy”? A chinesa Samsung quer ter o mesmo sucesso da Apple, mas não tem seu próprio sistema operacional e nem design de qualidade. Os Asiáticos só sabem fazer copias, mas não fica nem parecido com o original (iPhone 4S) .

  • Mauricio M.m.
    2012-07-15T21:35:46

    Já falei...compra um Galaxy SII ou SIII, que esses não tem problema igual aos iPhones, que é a limitação do hardware. A linha Galaxy não precisa dessa aula toda para melhorar o desempenho, aliás, nem com essa aula toda, não chega nem aos pés do SII e SIII. :)

  • Weverton Sousa
    2013-07-25T13:49:59

    Muito bom, ajudou bastante com o meu Iphone 3gs.

  • Benedito Franco
    2012-07-24T01:53:23

    Parabéns Edivaldo pelas dicas.Além de muito úteis, foram redigidas de forma clara e didática, como deveriam ser. Ainda bem que existe profissionais assim. Estou farto de ler recomendações que simplesmente são incompreensíveis.

  • Felipe Reis
    2012-07-16T08:47:19

    countrymens stedcor

  • Amanda Crystina
    2013-01-25T22:14:15

    Tenho um Iphone 3g mais a internet não pega e ele não tem quase nada , tem algum aplicativo ou coisa assim para a internet pega ?

  • Mario Almeida
    2012-07-14T11:59:09

    O custo do aplicativo Segredo do Iphone é US$0,99. e não US$9,99. Erro de digitação.

  • Mario Almeida
    2012-07-14T11:57:41

    baixe o aplicativo segredo do iphone, da Intelligenti Ltd. Custa US$9,99. Vale apena.