05/07/2012 10h03 - Atualizado em 05/07/2012 10h03

Esta coluna e o transistor

B. Piropo
por
Para o TechTudo

Como ave que volta ao ninho antigo depois de um longo e tenebroso inverno, eis-me aqui de volta ao TechTudo.

Na verdade, a vontade de citar a abertura do belíssimo soneto de Luiz Guimarães me fez exagerar. O inverno não foi tão longo assim, não passou de um mês. E menos ainda tenebroso, muito pelo contrário: apenas as justas e merecidas férias do colunista após a extenuante cobertura de uma feira no exterior. Mas o fato é que, findas as férias, estou de volta. E com um novo tema e não com mais uma coluna sobre a COMPUTEX, como inadvertidamente prometi no final da coluna anterior, que o assunto já caducou (mas quem quiser mais informações sobre ele pode encontra-las na seção “Escritos / Coluna em ForumPCs” do Sítio do Piropo).

Antes, porém, já que mencionei como encontrar colunas e atendendo às reclamações de alguns leitores que alegam dificuldades para encontrar as deste velho colunista em virtude das alterações efetuadas recentemente nas páginas do TechTudo, uma observação que poderá ser útil para quem pretende acompanhá-las.

De fato ocorreram mudanças visando adaptar as páginas à nova estrutura do sítio e, por isto, os locais habituais de alguns artigos e colunas sofreram alterações. Então vamos fornecer um guia para chegar às próximas colunas deste vosso amigo (assim como às anteriores, para quem as desejar) sem grandes dificuldades.

Primeiro, como chegar ao TechTudo caso você entre pela página principal do Globo.Com, porto seguro que abriga todas as demais seções. É simples: basta clicar diretamente na entrada “Tecnologia” do menu horizontal no alto da página.

Chegando ao TechTudo (o que também pode ser feito entrando diretamente com seu URL, < www.techtudo.com.br/ >, na caixa de entrada de endereços de seu programa navegador), você tem pelo menos dois caminhos para alcançar a página “Colunistas”. Um deles é clicar sobre o atalho “Colunas” (ou ainda no “Ver Todos” situado a seu lado) na extrema direita da seção “Destaques”, a primeira logo abaixo do menu principal situado no topo da página. Mas, como este atalho nem sempre aparece, há uma alternativa mais segura e sempre disponível: clicar na opção “Colunistas” da entrada “Últimas” do próprio menu principal do TechTudo. E, finalmente, também há a possibilidade de ir diretamente para a página dos colunistas entrando com seu URL, < http://www.techtudo.com.br/blogs/ > na caixa de entrada de endereços de seu programa navegador.

Pronto. Em lá chegando, basta clicar sobre a cara feia deste que vos escreve, ao lado dos atalhos “Hardware” e “B.Piropo” para, afinal, alcançar a coluna mais recente.

Por último, mas não menos importante: se você deseja consultar a lista de todas as colunas deste vosso amigo publicadas depois das mudanças acima citadas (no momento, 14 colunas, mas prometo incrementar este número regularmente toda quinta-feira) , basta entrar com o URL < http://www.techtudo.com.br/colaborador/b-piropo.html > na caixa de endereços de seu programa navegador, o que pode facilitar bastante a vida de quem, por exemplo, está acompanhando uma série de colunas e perdeu um exemplar. E, para fechar este tópico maçante: para quem porventura estiver interessado em uma das colunas mais antigas (já passam de setenta, quem diria) aqui publicadas desde nove de dezembro de 2010, sempre há a possibilidade de recorrer à seção “Escritos” do Sítio do Piropo e clicar no atalho “Globo.Com / TechTudo” do conjunto de atalhos à esquerda da página. Lá encontrará atalhos para todas elas.

Agora, vamos ao que interessa.

Transistor “trigate” (microfotografia da Intel)Transistor “trigate” (microfotografia da Intel)

Dia destes recebi a mensagem de um leitor interessado em compreender o funcionamento dos novos transistores tipo “trigate”. Ele alega que leu um artigo sobre o assunto mas não logrou entendê-lo. E como acha que eu “consigo explicar as coisas de uma maneira que ele sempre entende”, sugere que eu aborde o assunto em uma coluna.

A ideia é interessante. O tema, ainda mais interessante: estes pequenos dispositivos são quase revolucionários e representam um enorme avanço na eletrônica digital por usarem uma tecnologia de fabricação desenvolvida pela Intel capaz de estender a vigência da Lei de Moore ainda por alguns anos.

O problema é que a razão do leitor não haver compreendido o funcionamento dos transistores trigates após a leitura do artigo por ele citado não se deve a qualquer dificuldade de compreensão da parte dele, mas à própria complexidade do tema. Pois para entender a razão pela qual a indústria foi levada a desenvolver esta nova tecnologia é preciso conhecer as dificuldades aparentemente intransponíveis criadas pela contínua redução da espessura da camada se silício usada na fabricação dos transistores que compõem o núcleo dos microprocessadores modernos. E para conhecer estas dificuldades é preciso entender as razões que levaram à necessidade de reduzir cada vez mais esta espessura e como esta redução afeta o funcionamento dos microprocessadores. E isto tem a vem com a já citada Lei de Moore, que também precisa ser explicada. Sem mencionar que nada disto faz sentido para quem desconhece o papel desempenhado pelos transistores na eletrônica digital.

Ora, explicar tudo isto em um artigo é impossível. Como igualmente impossível é fazê-lo em uma coluna. Logo, atender ao pedido do leitor abordando o tema em uma coluna não dá…

Mas e em uma série de colunas?

Bem, aí a coisa é diferente. Se começarmos explicando, ainda que superficialmente, o que é um transistor e como ele funciona, dá para prosseguir passo a passo, sempre usando uma linguagem simples e despida de tecnicismos desnecessários para mantê-la ao alcance da compreensão dos leigos, até chegarmos à tecnologia de fabricação trigate e sua importância para os microprocessadores modernos…

Então por que não fazê-lo? Afinal esta coluna está enquadrada no tópico “Hardware”. E nada se encaixa melhor aí do que os transistores.

Então, mãos à obra.

A partir da próxima coluna, naturalmente…

B. Piropo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Benito Piropo
    2012-07-07T13:29:24  

    Abaixo, leitores antigos saúdam meu “retorno” e novos reclamam de eu usar metade da coluna para ajudar a encontrar as próximas. Não houve retorno. Exceto pelas breves férias, desde 2010 publico aqui uma coluna por semana. O problema é que devido a alterações no TechTudo, elas mudaram de lugar, o que justifica não apenas o fato de alguns leitores acharem que “faz anos” que eu não publico colunas como a necessidade de eu informar onde encontrá-las. Uma informação útil a todos: agora, quem gosta sabe aonde ir para ler as próximas. E quem não gosta sabe como evitá-las. É simples assim...

    recentes

    populares

    • Benito Piropo
      2012-07-07T13:29:24  

      É possível publicar uma lista de links das suas colunas que falam a respeito do transístor?

  • WALTER
    2012-07-06T13:23:59

    Faz anos que não vejo um comentario do Benito Piropo. Seja bem vindo novamente!!Bom retorno! Abs, WW

  • Filipe Garrett
    2012-07-05T14:33:58

    Ficamos todos felizes com seu retorno às coisas profundamente técnicas e interessantes. Faz falta esse tipo de conteúdo no Brasil.

  • Eduardo Rocha
    2012-07-06T09:19:45  

    Desculpe, é a primeira vez que leio uma coluna de sua autoria e talvez não tenha entendido direito a sua proposta de texto. Como ela se encontra na seção de hardware pensei que fosse um texto informativo sobre a tecnologia de transistor trigate. Não gostei da sua coluna, sinceramente achei que você usa uma forma de escrever que "enrola" muito e não diz nada. Mas talvez, como supracitei, não tenha entendido qual é a proposta da coluna. Abraços.

    recentes

    populares

    • Eduardo Rocha
      2012-07-06T09:19:45  

      Gosto não se discute e, colunista há duas décadas, aprendi que há quem goste ou não do que escrevo, o que é natural. Já quanto ao propósito da coluna: ela de fato deveria abordar mais o trigate. Porém, recentemente, mudou a estrutura do TechTudo e os leitores habituais tinham dificuldades em localizar a coluna. O propósito desta foi ajudá-los a achá-la na nova posição. Isto feito, as próximas tentarão explicar o que são transistores, sua importância na eletrônica digital e, afinal, o porquê da necessidade de desenvolver os trigates. Talvez atendam suas expectativas. Talvez não. É da vida...