Internet

10/07/2012 18h09 - Atualizado em 10/07/2012 18h48

O que é FTP e como usar?

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Muito antes dos sistemas de armazenamento em nuvem, nasceu o FTP (File Transfer Protocol). Desde os primórdios da Internet, ele é o responsável por enviar arquivos para a web. Forma prática e versátil de transferência de arquivos, ela serve basicamente para que usuários possam enviar ou receber documentos da Grande Rede por meio de um endereço no navegador ou um software instalado no PC.

Representação simples do que é um FTP: pasta hospedada por servidor para acesso do cliente (Foto: Reprodução)Representação simples do que é um FTP: pasta
hospedada por servidor para acesso do
cliente (Foto: Reprodução)

A transferência é feita entre um servidor e um cliente. O primeiro é o local onde os arquivos ficam hospedados, enquanto o segundo é quem realiza a operação. A conexão é sempre autenticada por um nome de usuário e servidor em um determinado endereço de IP. Normalmente, o FTP é bastante útil para pessoas que possuem discos virtuais na rede e para quem criou um site e tem um sistema de hospedagem.

É possível criar um FTP em uma máquina ou ter acesso a algum disco já criado e que tenha sido compartilhado com você. Para criar, é preciso usar um programa como o Guild FTP. O procedimento é simples e não leva mais do que alguns passos. Caso você necessite apenas acessar um servidor de FTP existente, há a possibilidade de fazê-lo via software, mas também somente acessando a Internet.

Entre os softwares mais famosos estão o Filezilla e o SmartFTP (Windows), Cyberduck (Mac) e Kasablanca (Linux). Cada um tem suas particularidades e funcionalidades, porém o básico é sempre o mesmo: basta inserir o IP do servidor, seu login e senha e ele automaticamente fará a conexão. Assim será possível ter acesso a todos os arquivos hospedados no local e também fazer o envio de outros documentos para o mesmo.

Caso você deseje somente entrar no FTP sem usar um programa para isso, digite “ftp://número do ip” em seu navegador. Um prompt pedirá seu login e senha e, pronto. Você terá o mesmo acesso ao disco virtual que teria em qualquer software.

A transferência de arquivos é bem simples, semelhante a que o usuário faz entre pastas no próprio PC, por exemplo. Porém, demora um pouco mais por se tratar de uma operação na Internet, é claro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Leite
    2016-01-05T08:26:48

    Muito bom. Bem claro e acessível, parabéns! Raro isso hoje em dia.

  • Antonio Mauro
    2014-10-18T05:44:50

    muito bom