Internet

16/08/2012 09h00 - Atualizado em 16/08/2012 09h00

Adolescentes navegam cada vez menos no Facebook, diz site

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Adolescentes entre 12 e 17 anos estão entediados com o Facebook e preferem cada vez mais o Tumblr e o Twitter, de acordo com uma matéria publicada pelo site Huffington Post. Na reportagem, Maxine Guttmann, de 15 anos, revela que, ultimamente, visita a página com menos frequência e apenas envia mensagens instantâneas para as amigas, além de ficar semanas sem compartilhar nada na rede social de Mark Zuckerberg . Por outro lado, a adolescente entra e atualiza seu Tumblr diariamente.

Adolescentes não estão ligando mais para o Facebook, mostra reportagem do Huffington Post (Foto: Reprodução)Adolescentes não estão ligando mais para o
Facebook, afirma site (Foto: Reprodução)

“Quando eu era mais nova, o Facebook era muito legal. Hoje estou mais velha, o site ficou mais estúpido e tenho outras coisas a fazer. No Tumblr, sinto que posso postar tudo o me interessa. No Facebook, nem todos os meus amigos estão interessados nas mesmas coisas que eu. E muitos deles nem são mais amigos próximos”, disse ao site.

Ainda de acordo com a matéria publicada no Huffington Post, os adolescentes entrevistados disseram utilizar regularmente o chat da rede social mais acessada do mundo, mas preferem escrever suas atualizações pessoais ou reflexões no Twitter e Tumblr, em razão dessas redes sociais permitirem um grau de anonimato e a flexibilidade para se conectar com pessoas que compartilham os mesmo interesses.

Tumblr e Twitter são os prediletos

Depois do Facebook, o Tumblr é o segundo site de rede social mais popular entre os adolescentes, segundo a comScore. Outros dados apontam que a participação deles no Twitter duplicou entre 2009 e 2011 para 16%, de acordo com um estudo da Pew Internet e American Life.

Para analista, Facebook precisa estar atento ao desinteresse dos adolescentes (Foto: Reprodução)Para analista, Facebook precisa estar atento ao
desinteresse dos adolescentes (Foto: Reprodução)

Pela análise da comScore, os adultos gostam bem mais do Facebook do que os adolescentes. Em maio de 2012 apenas 66% dos usuários da rede social entre 12 e 17 anos entraram no página, enquanto usuários com idade de serem seus avós (entre 55 e 64 anos) representam 69% das pessoas que mais acessam.

Para a pesquisadora Danah Boyd, da Universidade de Nova Iorque, o Facebook hoje se tornou a “versão adolescente do e-mail”.

“Isso é um grande desafio para o Facebook – não porque as pessoas não vão utilizá-lo, mas quando os usuários não estão apaixonados por ele, você vê um tipo muito diferente do comportamento”, completa Boyd.

O analista Brian Solis, da empresa de pesquisa Altimeter Group acredita que esse desinteresse dos adolescentes pelo Facebook é preocupante para a empresa de Zuckerberg. Para ele, se a rede social não descobrir maneiras de envolver esses jovens, perderá nos próximos cinco a dez anos todo esse público.

 

“O Facebook está apaixonado por este grupo, ou deveria estar porque ele é a chave para a futura relevância do site. Se eles encontrarem maneiras de manter os adolescentes envolvidos, poderão manter também as marcas envolvidas”, opinou.

Via HuffingtonPost

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leticia Lagomarcino
    2014-02-21T01:42:00

    No Facebook todo mundo é lindo, feliz e inteligente. De duzentas bilhões de fotos, a criatura escolhe a mais bonita, com direito a photoshop que retira, é claro, rugas, linhas do tempo e tudo que a sociedade considera feio para os padrões de beleza. Lá, a vida do outro é mais interessante, mais agitada, mais feliz. Será? Com todo respeito, mas prefiro gente real, com feiúra, problemas, defeitos e tudo de normal que um ser humano possa ter. Ainda sou cliente dos Correios. Gosto de falar com os amigos no telefone. Jogar conversa fora, ainda é a melhor rede social a qual escolhi pertencer.

  • Rodrigo Gomes
    2012-10-20T18:45:28

    3 porcarias

  • Fabricio Paiva
    2012-08-18T20:49:52

    tudo que é novo encanta, depois de um certo tempo perde a graça!

  • Stella Medeiros
    2012-08-18T18:25:42

    Essa é uma notícia maravilhosa!! Ainda existe salvação para o Facebook. Falta os fanáticos religiosos sair e as mulheres que postam fotos fazendo bico e o homens que postam fotos do muque inexistente. \o/.

  • Márcio Cesário
    2012-08-18T13:27:12

    Nunca vi esse tal Tumblr, facebook ta o msm destino do orkut.

  • Pedro Neres
    2012-08-18T12:23:19

    Fato '-' Entro muito mais no Tumblr.

  • Marciano Bampi
    2012-08-18T11:28:03

    Chega uma hora que cansa, comecei com orkut e agora ele está ás moscas, e o face não entro tanto como era no princípio, agora entro de vez em quando. As vezes é melhor mesmo andar na rua e ver o sol, rsrsrs

  • Esdras Rocha
    2012-08-16T14:23:35

    É..todo império tem sua queda. O orkut levou aproximadamente 6 anos. Na minha opinião o Facebook aki no Brasil não vai durar esse tempo todo. E o pq é mto simples: o mundo é mt dinâmico, td é mto rápido, a geração de tecnologia é mt veloz e as pessoas estão sempre em busca do novo, do moderno. É assim que funciona esse mundo pós-moderno. Um admirável mundo novo :)

  • Thiago Silva
    2012-08-16T14:09:46

    Hoje em dia, minha princípal rede social é o Google+.... Mantenho o Facebook para comunicar-me com os meus familiares que estão espalhados pelo o país...