Internet

06/08/2012 19h03 - Atualizado em 06/08/2012 19h03

DivulgaCand: consulte os bens dos candidatos a prefeito de sua cidade

Bruna Hissae
por
Para o TechTudo

Com o objetivo de dar transparência e combater o enriquecimento ilícito, a Lei Eleitoral exige que os candidatos declarem os seus bens à Justiça Eleitoral. Sendo assim, o eleitor pode agora verificar online o que os candidatos a prefeito e a vereador declararam ao Tribunal Superior Eleitoral. Todas essas informações estão disponíveis no site de Divulgação de Registro de Candidaturas 2012, o DivulgaCand.

Na declaração de bens entram ações, contas em bancos, valores de imóveis, carros e tudo mais que o candidato tenha registrado, oficialmente, em seu nome. Os que não tiverem nada a declarar, ficam com o campo preenchido como "nenhum bem declarado".

DeclaCandO eleitor pode ter acesso a todos os bens que um candidato declarou (Foto: Reprodução)

Como acessar o DivulgaCand

Para facilitar o acesso às informações, o sistema permite a consulta do histórico de candidatos por município. Para visualizar, é muito simples. Confira abaixo:

Passo 1. Ao acessar o site, a primeira imagem a ser exibida será a do mapa do Brasil. Basta escolher o estado em que se quer fazer a pesquisa e clicar.

Divulgação de candidatosSelecione o estado onde quer fazer sua pesquisa (Foto: Reprodução)

Passo 2. Uma nova página irá abrir e todas as cidades serão listadas. Para facilitar a busca, utilize o campo "município" no canto superior direito da tela. Depois disso, aparecerá o número total de candidatos a prefeito e a vereador. É possível fazer uma busca por nomes ou por partido.

Passo 3. Ao selecionar o candidato, a ficha completa será visualizada. Informações pessoais como nome completo, estado civil, naturalidade e grau de instrução poderão ser acessadas. Já no aspecto político, também estão disponíveis informações sobre o partido, a coligação, o número de urna e a quantia que poderá ser investida em campanha. Além de tudo isso, os eleitores ainda têm acesso a certidões criminais e a situação eleitoral de cada candidato.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Helder Queiroz
    2012-08-07T23:00:57

    Gostei muito, apesar de que ainda existem meios de burlar as declarações devido a utilização de "laranjas". Enfim, merece que eu compartilhe a noticia!!!

  • Aldo Santos
    2012-08-07T07:55:26

    Gostei bastante dessa iniciativa, porém está bem claro no texto na segunda estrofe que "Na declaração de bens entram ações, contas em bancos, valores de imóveis, carros e tudo mais que o candidato tenha registrado, oficialmente, em seu nome. Os que não tiverem nada a declarar, ficam com o campo preenchido como "nenhum bem declarado". Prática que eles já fazem é registrar os bens em nome dos parentes ou associados... ai não tem como rastrear neh. Minha humilde opinião. Aldo Costa.

  • Sergio Barros
    2012-08-06T21:51:22

    Mais importante do que saber quantos bens eles têm seria saber suas produções em seus cargos anteriores. Esses dados sim, são relevantes. Aliás, quando qualquer trabalhador se candidata a uma posição, ele deve apresentar seu currículo, demonstrar que tem experiência e listar os projetos, trabalhos, estudos, e demais realizações. Engraçado que não exigimos o mesmo de nossos candidatos (Será que o Lula teria sido eleito se a população soubesse da produção dele como deputado?).