30/08/2012 14h43 - Atualizado em 30/08/2012 14h43

Galaxy Note 2: o que mudou e por que ele é melhor que o Galaxy S3

Rafael Jandre
por
Para o TechTudo

A Samsung apresentou oficialmente o Galaxy Note 2 na última quarta-feira (29), durante a sua conferência na IFA 2012, em Berlim. No evento, o presidente da divisão mobile da gigante sul-coreana, JK Shin, afirmou que o aparelho é “mais poderoso que o Galaxy S3”. Mas será verdade? Passada a empolgação da chegada do novo foblet, vamos analisar suas especificações e compará-lo ao seu antecessor e também ao seu irmão menor, o Galaxy S3.

Embate entre os três mais poderosos da Samsung (Foto: Reprodução)Embate entre os três mais poderosos da Samsung: Galaxy Note, Galaxy Note 2 e Galaxy S3 (Foto: Reprodução)

Hardware

O diferencial da linha Note continua sendo sua tela, que nesta nova versão cresceu para 5,5 polegadas. O original possui 5,3 polegadas, enquanto o Galaxy S3 tem 4,8. O display utiliza a mesma tecnologia dos seus irmãos mais velhos, a Super Amoled HD com 720p de resolução, porém com densidade de pixels menor: 267 ppi. O Note original possui 285 ppi e o S3 306 ppi. Isso, no entanto, praticamente não faz diferença a olho nu.

Super Amoled HD está presente nos três modelos (Foto: Reprodução)Super Amoled HD está presente nos três modelos: Galaxy Note, Note 2 e S3 (Foto: Reprodução)

O processador sofreu um upgrade em relação ao modelo original, que utiliza o Exynos dual-core de 1,4 Ghz. O novo Galaxy Note recebeu o mesmo processador Exynos quad-core do S3, porém operando a 1,6 Ghz, contra 1,4 Ghz do irmão menor. A memória RAM também foi aumentada, passando para 2 GB no Note 2. O primeiro Note e o S3 possuem 1 GB cada.

Já a capacidade de armazenamento interno aumentou para 64 GB no Note 2, quando o aparelho original tinha o limite de 32 GB. O foblet agora também será vendido em três versões, tal como o S3: 16, 32 e 64 GB. O suporte a memory cards microSD foi outro item no qual o Note 2 se igualou ao S3 e superou o original. Agora o smartphone trabalha com cartões de até 64 GB, contra 32 GB do antecessor.

Note 2, transmissão de dados de alta velocidade, a 41.1 Mbit/s (Foto: Reprodução)Galaxy Note 2 tem transmissão de dados a 41.1
Mbit/s (Foto: Reprodução)

No quesito velocidade de transmissão de dados (HSPA +), o Note 2 dobrou a capacidade quando comparado ao S3 e ao Note 1. O novo aparelho agora consegue trabalhar a 42.2 Mbits/s, contra 21.1 Mbit/s dos modelos anteriores.

Todas estas melhorias, no entanto, demandam uma quantidade de energia maior. Mas a Samsung não deixou por menos, e implantou uma bateria de 3100 mAh. Para efeitos comparativos, é o dobro da capacidade da bateria do iPhone 4S. Quando comparado aos irmãos mais velhos, o aumento também foi significativo: o S3 e o Note possuem baterias de 2100 e 2500 mAh, respectivamente.

Mesmo com todas estas melhorias no seu hardware, o Note 2 conseguiu uma redução na sua espessura, passando para 9,4 milímetros. Um ganho de 0,3 quando comparado ao seu antecessor, que possui 9,7 milímetros. Porém, ele continua mais “gordinho” que o Galaxy S3 e seus elegantes 8,6 milímetros de espessura.

Além disso, enquanto o design do Galaxy Note original teve como base o Galaxy S2, o novo Note é baseado no S3, com linhas mais finas, arredondadas e delicadas. As cores também são diferentes, e o aparelho estará disponível nos tons branco e cinza.

Caneta S Pen

A caneta S Pen também passou por modificações. Está maior e mais fina comparada com a original. A caneta tátil agora possui 1024 níveis de sensibilidade ao toque, um aumento monstruoso se comparado aos meros 256 níveis da original. Porém as maiores modificações estão no software.

A interação com a caneta ganhou diversas melhorias, com destaque para o Air View e o Popup Note. O Air View exibe uma pequena janela de pré-visualização das pastas ao aproximar a caneta do display, e isto ocorre para aplicativos como galeria de fotos, vídeos ou e-mails. Já o Popup Note possibilita ao usuário criar notas escritas durante a execução de um aplicativo, uma ligação ou um vídeo, sem precisar fechá-lo.

A S Pen possui novos recursos (Foto: Reprodução)A caneta S Pen do Galaxy Note 2 possui novos recursos (Foto: Reprodução)

 

Software

Olhando como um todo, o Galaxy Note 2 é uma melhoria agradável em comparação com o primeiro Note, pois a Samsung reconstruiu quase todos os elementos do dispositivo. Além do fato de que ele sairá de fábrica com o Android 4.1 Jelly Bean e com a nova interface TouchWiz UX.

Mas as mudanças não se resumem somente à nova versão do sistema operacional. Novos recursos direcionados a execução de multi-tarefas foram implementados. Estão lá também o assistente virtual S Voice - o "Siri da Samsung" - e o Smart Stay, que detecta a presença do usuário e ativa ou desativa a tela automaticamente. Além disso, a caneta S Pen agora é capaz de um novo gesto chamado Comando Rápido, que possibilita ativar com maior praticidade os apps usados ​​com maior frequência.

Mais poderoso, porém diferente (Foto: Reprodução)O Note 2 é mais poderoso que o Galaxy S3, mas é um aparelho diferente (Foto: Reprodução)

O Galaxy Note 2 é efetivamente mais poderoso do que o Galaxy S3, porém seu tamanho não é considerado prático para ser usado como celular, o que pode ser considerado um grande ponto fraco. Além disso, como o aparelho pertece ao segmento dos foblets - híbrido de tablet com smartphone -, a comparação entre os dois novos modelos da Samsung é de certa forma injusta. Em linhas gerais, o Galaxy S3 continua sendo "o melhor smartphone do mundo", e o Note 2, ao que parece, deve se tornar o "melhor tablet-smartphone".

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Ronaldo Domingos
    2012-09-11T14:59:18

    Ui! Iphone aparelho de rico e Samsung de pobre! Nossa! Quanta inteligência e babaquice! Aposto que nem sabe o que é trabalho!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio Martins
    2012-09-03T17:42:54

    To quase vendendo meu iphone só por sentir vergonha de caras tipo esse RODRIGO LIMA... Acho que esse cara sofreu bullying da Samsung e quem foi dar apoio emocional foi a Apple... Não é possível o cara ser tão chato e tão fanático por uma empresa que não está nem aí pra ele... Avisa ele que nem ele, nem todos nós aqui juntos vamos mudar o percentual de vendas de nenhuma das empresas então se mata e coloca no testamento que vc quer ser enterrado com seu iphone e vai descansar em paz pobre coitado... Iphone só é sinônimo de riqueza pra quem é pobre... 2 mil reais por ano de celular.. UAU!! kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius
    2012-09-29T13:47:58

    Beleza, ótimos em questoes de processamento, imagem, beleza... Mas o tamanho já tá absurdo! Tenho um galaxy X (Nexus) Que já tem 4.65 polegadas, e meu deus, acho horrendo de levar pra um lado e para o outro. Acho que, CELULAR maior que 4.3 polegadas, é exagero, e exagerei no meu. Já, se for considerado mais como tablet, vá em frente, mas pagar 2.300? Haha, prefiro de um Nexus 7, que também é quad...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Leal
    2012-09-10T16:10:58

    Existem pessoas tão pobres....mas tão pobres.... que só possuem dinheiro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcio Martins
    2012-09-10T15:05:36   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

    Quanta arrogância.. Essas porcarias qualquer uma delas e uma pechincha pra quem realmente nao e "pobre". Coitado de quem se acha melhor porque comprou um celular top.. Faz um plano pôs e pega quase de graça.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2012-09-10T15:05:36   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

      fica quietinho vc ganha mais

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Danillo Freitas
    2012-09-09T12:41:30   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

    Enquanto todos discutem quem é melhor ou quem copia quem, deveriam abrir os olhos para o é feito com o consumidor brasileiro em geral pois tais aparelhos la fora são vendidos pelos menos 50% a menos do que é vendido aqui no Brasil e se tiver contrato com a operadora telefônica essa porcentagem aumenta, tornando-o mais barato, não há que se discutir pobreza ou riqueza pois todos acabam sendo inflacionados pelas altas taxas de importação.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Danillo Freitas
      2012-09-09T12:41:30   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

      Isso também deve ser considerado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Roger Lima
    2012-09-04T09:52:23   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

    Aqui é um post sobre produtos da Samsung, certo? Então por quê vocês estão falando sobre a Apple? Fanatismo por marca é pura alienação, pense nisso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roger Lima
      2012-09-04T09:52:23   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

      a sansung cria a apple copia acusa os xing ling chineses de quebra de patente e assim vai o ciclo da apple

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Roger Lima
      2012-09-04T09:52:23   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

      O site chama-se Techtudo. Logo não é só da Samsung. A mim interessa ler algo comparativo. Nada incorreto de difamativo à Apple.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Tiago Costa
    2012-09-03T22:20:15

    Ok! A melhor resposta ao "Rodrigo Lima" foi a que disse que ele tem 13 anos, e não merecia argumentos! rs! Devia ter alguma idade de corte aqui, pra evitar isso acontecer! ahuhas! Obs: Tenho o S3, Acho ele MTO bom, e se o Note 2 for isso tudo mesmo, vai ser referência aos "Phoblets".

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Santos
    2012-09-03T14:15:39

    Estamos falando de aparelhos de primeira linha.... Cada um tem o seu gosto. Mas a Apple não corrigir "defeitos" bobos que o Iphone tem, nunca mais terei um. Já tive e não me arrependo. Mas para se tornar o melhor aparelho, tem que acabar com os "defeitos". Que por sinal ela não pensa assim e nunca irá corrigir. Então.... Galaxy Note I (o meu) Galaxy Note II e Galaxy III para mim são os melhores celulares do mercado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Natanael Santos
    2012-09-03T11:05:48

    Qualquer pé rapado hoje anda com iphone e s3, quem não tem R$2000,00?? Há pra usuarios Apple, quem tem R$2000,00 é rico??? kkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Natanael Santos
    2012-09-03T11:03:22

    E pra quem está falando que que Samsung é para pobre, não entendo, S3 nas operadoras brasileiras entre R$1999,00 e R$2099,00 já o iPhone 4S R$ 1799,00 e R$1999,00 alguem deve estar maluco mesmo. Tenho iPhone 4S e curto pra caramba, mas falar que é pra rico é idiotice.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabiana .
    2012-09-02T02:02:28   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

    tenho 2 um nextel e um vivo....pra ter ideia. meu vivo é um n 95...velho demais mas é bom e meu nextel é motorola i1...pensando em trocar meu n 95 velhinho, mas agora deu nó na cabeça....tava entre samsung note e um iphone, depois de toda essa discussão me perdi mais ainda.....o que me aconselham?????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabiana .
      2012-09-02T02:02:28   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

      Eu estava juntando dinheiro para comprar um iphone 3gs, ainda bem que comprei um milestone, amei o android e agora comprei um motorola xoom é muito bom e eu tambem estava com duvida se comprava o iphone porque tem alguns joguinhos, mas acho que o e muito caro para jogar compraria um ipod touch e o galaxy S3 e o melhor celular do mundo ne amigo.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fabiana .
    2012-09-02T01:55:41   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

    Nossa, qta confusão....vou ficar com meu simplinho mesmo....deu nó na cabeça.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Fabiana .
      2012-09-02T01:55:41   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:19

      Quer um conselho?? compra o S3 ou espera o note 2 ai vai do seu gosto portamanhos

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Elton Antonio
    2012-09-01T15:50:19

    Ri muito com seus comentários Rodrigo Lima, na boa cara, quer provar que é rico, vá morar em Mônaco uhauahuahauh...otário!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Eder Leando
    2012-09-01T10:32:40   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:18

    Tenho um iPhone o primeiro k foi lançado to pensando em trocar de telemóvel mas to indeciso se compro o note 2 ou espero pelo iPhone 5 o k vcs mim aconselham?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eder Leando
      2012-09-01T10:32:40   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:18

      Eder, vc parece saber o que quer rapaz, olhe só onde você postou a sua pergunta, vc não veio aqui por acaso. Tenho um Galaxy X nunca fui mais satisfeito.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Eder Leando
      2012-09-01T10:32:40   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:18

      Eder, tenho um Note e comprarei o Note 2 com certeza. Mas você pode não se acostumar com o tamanho dele. É melhor esperar sair e ir numa loja testá-lo para ver se lhe agrada. Quanto às capacidades do aparelho, não tenha dúvidas que será, por um bom tempo, o celular mais poderoso do mercado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando
    2012-09-01T11:01:52

    caro Rodrigo Lima...tem um Iphone eh como vc disse eh coisa de rico ....paga pau que tem o Smartphone só pra ligações

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rhuan Araujo
    2012-09-01T03:12:48

    Como muitos de vocês são podres! bem ridículos na realidade, desmerencendo os outros por causa de um Iphone, e quem não tem é simplesmente pobre, e que não pode ser pela justificativa de uma escolha, de um gosto, ou que seja pobre, justifica tanta estupidez? Fazem da vida de vocês uma propaganda, onde só tem que mostrar para os outros o que tem, colocam tudo na vitrine enquanto a dispensa esta vazia. Dou mais valor as pessoas que vocês acabam por diminuir, colocam um valor até em vocês mesmos, até um cachorro passa a ter mais valor! Esperimentem virar GENTE garanto que será bom, pra todos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Godinho
    2012-09-01T01:16:28

    A Apple vende muito nos EUA e Reino Unido. Fui aos EUA em Julho e não vi outra marca de celular exceto Apple na mão das pessoas. É até engraçado ver todo mundo com o mesmo aparelho. A Samsung vende no resto do mundo. Que essa briga entre as duas continue por muitos anos! Nós consumidores agradecemos pelas inovações.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Godinho
    2012-09-01T01:08:12

    Comprei o galaxy note em abril e já quero trocar pelo galaxy note 2. O único problema dele é o tamanho. Depois que me acostumei, ficou bem estranho pegar um celular menor. Parabéns à Samsung pelo excelente produto. Estou muito satisfeito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vortex Ykehara
    2012-08-31T19:49:06   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:09

    Comprei um iphone4s ate que gostei, bem intuitivo, aparencia agradavel bem mais rapido que meu ex-Xperia. A camera é otima. Porem realmente senti que é meio limitado gostava de usar o Dolphin com bem mais recursos, E que falta faz aquele botãozinho de retorno, o SDcard era tão pratico...(ja apaguei 2 vezes o iphone sem querer >_<) sem falar em ver TV no celular era show de bola. Bom agora é aprender um pouco sobre iphone e apple.Minha primeira impressão foi essa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Vortex Ykehara
      2012-08-31T19:49:06   , respondido respondido 2013-11-18T01:09:09

      Bem lembrado esse iTunes é um pé no saco.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Fernando Miranda
    2012-08-30T17:39:47

    Rodrigo Lima, vc cagou pela boca. Chinesa????kkkkkkkkkkkkkkk...aprende antes de falar

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wagner Fonseca
    2012-08-30T17:55:10

    AS ÚLTIMAS PESQUISAS TECNOLÓGICAS APONTAM O GALAXY S3 COMO O MELHOR DO MUNDO, PARA A INVEJA DOS Apple Maníacos hahahahaha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Gama
    2012-08-30T17:50:21

    Rodrigo Lima, chinesa Samsung? Ta sabendo legal eim, iguinorantão! Samsung é da Coreia do Sul.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Safian
    2012-08-30T17:45:46

    E eu com meu tijolão ainda. Pelo menos não corro risco de ser assaltado.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Robison Caliari
    2012-08-30T21:55:46

    é muito grande pra usar no bolso

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário