Internet

06/08/2012 15h38 - Atualizado em 06/08/2012 15h52

Mussum Forévis: entenda esse engraçado meme

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O personagem Mussum, do seriado “Os Trapalhões”, é a nova moda do momento nas redes sociais. O meme “Mussum Forevis” se tornou uma grande mania entre os usuários de Facebook, Twitter e companhia. A brincadeira nasceu em 2009 com uma paródia do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas voltou com enorme força em 2012. As montagens colocam o rosto de Mussum no lugar de faces famosas e adicionam um “is”, marca registrada do personagem em suas aparições na série de TV, aos nomes das celebridades.

Steve Jobis é uma das montagens mais compartilhadas na Internet (Foto: Reprodução)Steve Jobis é uma das montagens mais compartilhadas na Internet (Foto: Reprodução)

Nascido em 7 de abril de 1941, Antônio Carlos Bernardes Gomes (conhecido como Mussum) se tornou uma lenda do humor brasileiro entre o fim dos anos 80 e o início dos anos 90. No programa “Os Trapalhões”, ele ficou famoso pelo gosto do seu personagem por um bom “mé” (bebida alcoólica), além da adição dos sufixos “is” ou “évis” a algumas palavras. Entre as expressões mais famosas, ficaram o “cacildis” e o “forévis”.

Mussum como 'Anderson Silvis' (Foto: Reprodução)Mussum como 'Anderson Silvis' (Foto: Reprodução)

O humorista faleceu em 1994 e, 15 anos depois da sua morte, em 2009 ganhou homenagens na Internet. Foi a partir daí que começaram a nascer os memes – e até uma conta paródia de Mussum no Twitter (@MussumAlive). Mas só neste ano, as montagens se popularizaram intensamente com o compartilhamento de diversas imagens nas redes sociais – especialmente no Facebook.

As montagens colocam o rosto de Mussum no lugar das mais variadas celebridades e programas de televisão: atletas, cantores, atores, seriados, filmes, games… Entre os principais exemplos estão o herói “Spider Mé”, o fundador da Apple “Steve Jobis”, o jogo “Battlefieldis 3", o lutador “Anderson Silvis” e muitos outros. As brincadeiras são tantas que até uma cena do filme “Sexto Sentido” foi editada para ironizar a situação.

Montagem com o rosto de Mussum no filme Sexto Sentido (Foto: Reprodução)Montagem com o rosto de Mussum em uma cena do filme 'Sexto Sentido' (Foto: Reprodução)

Via Know Your Meme

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Éderson Silva
    2012-08-07T15:30:24

    EU AMAVA 4 TRAPALHOES, ETERNIZADOS.

  • Regina Lopes
    2012-08-07T15:06:21

    parabens, repararam so agora que existe este meme. trofeu OLD pra vcs kkkkkk.

  • Valter Carvalho
    2012-08-07T14:30:45

    Ta certo que assuntos mais importantes passam despercebidos, concordo e muito, mas também acho que está faltando bom humor em muita gente aqui.

  • Israel Alcantara
    2012-08-07T16:03:30

    Mussum - Eterno

  • Valter Carvalho
    2012-08-07T14:30:08

    Ta certo que assuntos mais importantes passam despercebido, concordo e muito, mas acho que também está faltando bom humor em muita gente aqui.

  • Eduardo Carvalho
    2012-08-07T09:38:06

    Pessoal, o Face é pra isto mesmo, postar o que quiser, dizer o que quiser, é anárquico, é democrático, quem quer assuntos específicos , procure um blog referente ao assunto que deseja...e tenho dito

  • Carlos Marques
    2012-08-07T10:08:17  

    Para aqueles que acham que isso e imbecilidade ou coias do gênero voltem pro seus funk's, Restart e bandas idem, Michel Telo e cantores idem, seus cachimbos, e não bebam tanta aguá do vaso!

    recentes

    populares

    • Carlos Marques
      2012-08-07T10:08:17  

      Apoiado Carlos Marques

  • Marcos Pereira
    2012-08-07T09:54:06

    Mussum! O melhor Trapalhão!!!

  • Marina Pontes
    2012-08-07T11:34:59

    é bom dar umas risadas sem maldade :D

  • Gustavo
    2012-08-07T10:34:22

    Elietis Dardes, o Zukenberg NÃO disse que o brasileiro estragou o Facebook. Esta notícia é comprovadamente falsa.

  • Rodrigo Cezar
    2012-08-07T10:10:15

    muito fodis

  • Adriano Souza
    2012-08-07T13:01:49

    Modinha é ficar nessa onda de ficar nessa palhaçada de orkut x facebook... quanta besteira...em termos de comunidades, o facebook continua anos luz atrás do orkut. Escrever em mural é muito chato... a dinâmica é bem diferente de vc estar assistindo uma corrida de formula um, por exemplo, e ficar comentando em tempo real com 10 ou 12 pessoas ao mesmo tempo em uma comunidade específica. Mas para assuntos profissionais... o facebook é infinitamente superior.

  • Plinio Santos
    2012-08-06T17:35:39

    no começo era engraçado, mas se transformou em modinha e virou palhaçada... a obra do mussum nao se resume apenas em plurais distorcidos, foi um grande comediante e sambista, gostaria de ver pessoas compartilhando seus videos em rodas de samba com os originais do samba ou videos com os trapalhoes

  • Eunice Macedo
    2012-08-07T13:46:55

    Acho incrível que em um Pais como o Brasil, que faz tanta apologia ao sistema Caboclo. A legítima moda Caipira que tomou conta dos programas de tv como:novelas, Humorísticos,Filmes,etc e todos acham o máximo!!! Ainda encontre gente pra criticar o que se Escreve certo ou errado. Pelo Amor de Deus!!!

  • Alessandro Silva
    2012-08-07T13:25:30

    É CHATO PRA BARALHO ISSO... MEU DEUS... SABE O QUE EU FAÇO??? VOU NA PESSOA QUE ESTA COMPARTILHANDO ISSO [PODE SER ATÉ A MINHA MÃE] E COLOCO PRA "RECEBER SOMENTE ATUALIZAÇÕES IMPORTANTES"... FICOU MTO MAIS LEGAL O MEU FACE... MAIS CLEAN... ADOTEM ISSO E PAREM DE CRITICAR QM QUER COMPARTILHAR ESSAS COISAS...

  • Milton Silva
    2012-08-07T13:20:29

    KD UM NA SUA. VC NÃO CURTE MODINHA. O PROBLEMA É SO SEU. VAI LER UM LIVRO.

  • Eduardo Carmo
    2012-08-07T08:19:35

    to juntis...vamos pedis...trapalhoes na globis....quero um méeeeeeeee

  • Jose Verçosa
    2012-08-07T08:17:33

    Gostei da criatividade das pessoas que criaram essas montagens. É uma forma de relembrar o incomparável Mussum. E para as pessoas que criticam essas montagens, pelo amor de Deus ponham um pouco mais de alegria em suas vidas e deixem de ser pessoas tão amarguradas. A vida é bela e temos que a vê-la como ela realmente é: formada por pessoas bem e mal humoradas. De qual lado você está?

  • Fabio Oliveira
    2012-08-07T08:10:05  

    O SBT PASSA O CHAVES A 500 ANOS,PORQUE A GLOBO NUM PODE PASSAR DE 2° A 6°,MEIA HORA PELO MENOS DOS TRAPALHÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Fabio Oliveira
      2012-08-07T08:10:05  

      Acontece que o povo brasileiro passou a gostar de humor com bunda ou com safadeza... entao o humor pastelao e infantil dos trapalhoes nao tem mais vez

    recentes

    populares

    • Fabio Oliveira
      2012-08-07T08:10:05  

      Ta ai um comentário que merece meu apoio(Emerson Santos), concordo com você, cara como me divertia com os trapalhões, comprei até a serie completa pra reviver esse momentos históricos!!

  • Livio Bessa
    2012-08-07T07:58:52

    MUSSUM FOREVIS!!!!!

  • Rodrigo Patricio
    2012-08-07T07:54:54

    Esse é o cara....meu ídolo !!! Cacildissss.....

  • Tayna Lins
    2012-08-07T08:19:45

    Querido Carlos Moreira, antes de corrigir os outros vc deveria estudar um pouco MAIS(com "I" pois me refiro a quantidade). A escrita da Eliete "de mais" com o "i" está corretíssima, pois é o contrário de "de menos". MAS sem o "i" é uma conjunção adversativa ou aditiva, que definitivamente não se encaixa na frase de nossa colega!

  • Breno Conceição
    2012-08-06T22:00:15

    Elietis, minha querida. O Kid Mumu da Mangueira é o ídolo de muita gente. Se não achas engraçado, tem quem ache e se divirta com isso. Afinal está sendo uma brincadeira boa e sem mau gosto. Vamos deixar de criticar só por criticar criatura.

  • Carlos Moreira
    2012-08-06T21:57:45  

    Eliete querida. "Mas" nesse caso se escreve sem o "i". Vai ver é por isso que os brasileiros acabaram com o Facebook. Não sabe nem escrever!

    recentes

    populares

    • Carlos Moreira
      2012-08-06T21:57:45  

      O mussum é excelente, e os memes são muito legais, mais nem todo mundo tem capacidade de entender e achar graça, nesse caso acima, tem que ter conhecido os trapalhões e ter visto ao filme o sexto sentido no minimo pra entender

  • João Viana