Jogos de RPG

30/08/2012 14h48 - Atualizado em 30/08/2012 14h49

O que é MMORPG?

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

MMORPG é um dos gêneros de videogame mais populares e lucrativos dos últimos anos. Como muitos destes jogos são desenvolvidos para serem jogados durante anos, graças a constantes atualizações, eles possuem uma enorme capacidade de fidelização de jogadores. A sigla MMORPG significa “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game” (ou “jogo de representação de papéis online, multijogador em massa”, em tradução livre).

World of Warcraft (Foto: Divulgação)World of Warcraft é um dos MMORPG mais conhecidos de todos os tempos (Foto: Divulgação)

O termo “MMORPG” foi usado pela primeira vez em 1997, por Richard Garriott, o criador de Ultima Online – até hoje um dos melhores exemplos do gênero. Como nos RPGs “offline”, os jogadores assumem o papel de um personagem em um mundo virtual, geralmente medieval e/ou mágico, e controlam todas as suas ações, incluindo interação com outros personagens e combate armado.

A diferença entre os RPGs comuns e os MMOs está no número de jogadores envolvidos simultaneamente, muitas vezes na casa dos milhares. Por causa disso, muitos eventos ocorrem dentro do universo do game mesmo quando vários jogadores estão longe dele. Os demais continuam a promover mudanças no jogo, e a desenvolvedora do título cria eventos e missões que podem ser explorados em diferentes momentos.

Por ser um jogo sempre ativo, o MMORPG exige manutenção constante dos seus produtores. Não somente com servidores físicos que mantenham o jogo no ar, mas com conteúdo novo lançado periodicamente. Assim, praticamente todos estes jogos cobram mensalidades dos seus jogadores. Mais do que isso, a grande maioria destes jogos também apresenta “micro-transações”: compra, troca e venda de itens dentro do jogo (inclusive entre jogadores), por dinheiro de verdade.

Ultima Online (Foto: Divulgação)Ultima Online foi o primeiro jogo de MMORPG, criado em 1997 (Foto: Divulgação)

Por causa disso, o faturamento anual do gênero chega aos dois bilhões de dólares (aproximadamente quatro bilhões de reais) por ano! World of Warcraft, um dos MMORPGs mais populares de todos os tempos, possui atualmente mais de 10 milhões de assinantes. Star Wars: The Old Republic, lançado no ano passado, foi o jogo que teve o crescimento mais rápido do gênero, atingindo 1 milhão de assinantes nos primeiros três dias após o lançamento.

O progresso da história e das habilidades dos personagens em um MMORPG é o principal objetivo do jogo. Cada jogo possui suas próprias regras, mas o método básico é o acúmulo de “pontos de experiência”, obtidos através de ações bem-sucedidas. Após um determinado número de pontos de experiência, o personagem sobe de “nível”, ganhando e/ou aumentando poderes e habilidades.

Cada personagem é criado a partir de uma “classe”, que apresenta características distintas das demais, com mais ou menos atributos como força, velocidade, ataque, defesa e poder mágico, se for o caso. MMORPGs costumam ter inúmeros elementos de customização para que os personagens dos jogadores sejam os mais distintos possíveis um dos outros.

Star Wars: The Old Republic (Foto: Divulgação)Star Wars: The Old Republic: em três dias, um milhão de assinantes (Foto: Divulgação)

Para se diferenciarem, estes personagens devem cumprir missões (as chamadas “quests”), sozinhos ou em grupo, enfrentando monstros ou fazendo favores para NPCs – “non-player characters”, ou “personagens não-controlados pelo jogador”, ou seja, controlados pelo computador. Com estas missões, ganham pontos de experiência e dinheiro. Acumular riquezas, inclusive, é outro grande objetivo dos jogadores, que lhes permite comprar itens melhores, para cumprir objetivos mais difíceis, e ganhar mais dinheiro e experiência.

MMORPGs, mais uma vez, assim como RPGs tradicionais, possuem um nível máximo que os jogadores podem atingir. Para que eles continuem jogando, os produtores de cada franquia geralmente criam expansões, com novas regiões para explorar, novos NPCs e, principalmente, novos inimigos para derrotar. World of Warcraft é também um excelente exemplo desta prática: já possui três grandes pacotes de expansão, e lançará mais um ainda este ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Lima
    2015-03-07T17:11:16

    tb achava WoW melhor mas agora vi que SWTOR é melhor

  • Wellington Gomes
    2012-09-02T11:02:48

    Wow, o melhor lol, viciante.

  • Roronoa Zoro
    2012-08-30T17:46:12

    Wow *-*