Internet

03/08/2012 15h22 - Atualizado em 03/08/2012 15h22

O que é Silp?

Pedro Pisa
por
Para o TechTudo

O Silp é um serviço de anúncio e busca de empregos, que pretende modificar esse processo. Ao contrário do formato tradicional, no qual os empregados buscam em listas de vagas disponíveis, o serviço se integra a redes sociais como o Facebook para descobrir suas habilidades e oferece aos usuários as melhores oportunidades de carreira para cada usuário. No entanto, após ser lançado, o serviço tem recebido muitas críticas por enviar muitas requisições aos usuários do Facebook. Embora o TechTudo já tenha explicado como bloquear as notificações do Silp, neste artigo, vamos explicar os objetivos desse serviço, quem são seus fundadores e porque geraram essa propaganda negativa.

Página explicando as principais funcionalidades do Silp (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Página explicando as principais funcionalidades do Silp (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

O Silp é uma empresa com sede em Zurique, na Suíça, fundada por um mestre em ciência da computação, um designer e dois engenheiros de software. O objetivo da empresa é oferecer para os empregados, chamados de talentos, os empregos que mais se encaixam com seu perfil pessoal e profissional. Para isso, após receberem ofertas de empregos de empresas todo o mundo, buscam os melhores talentos para esse emprego.

A coleta de dados sobre o perfil dos usuários é feita de acordo com o perfil do usuário no Facebook. Por isso a integração com a rede social. Na busca do melhor emprego, seus amigos e toda a informação adicionada no seu perfil do Facebook são considerados. Além disso, o aplicativo ainda oferece para que você adicione suas habilidades e interesses diretamente. Dessa forma, o serviço tenta encontrar os melhores talentos para cada um dos anúncios de empregos cadastrados. Outra funcionalidade do serviço é a interface para os recrutadores, que podem buscar pelos candidatos cadastrados que melhor se adequam as requisitos de seus clientes.

Foto dos quatro fundadores do Silp (Foto: Reprodução / Pedro Pisa)Foto dos quatro fundadores do Silp (Foto: Reprodução/Pedro Pisa)

Apesar da ideia interessante por trás do serviço, os seus desenvolvedores acabaram por errar na sua política de notificações no Facebook. Assim que o usuário entra no aplicativo, todos os seus amigos são notificados instantaneamente, causando uma enxurrada de notificações para todos os usuários da rede.

Esse excesso de notificações, contudo, teve um papel duplo. Por um lado causou irritação em diversos usuários do Facebook, que buscaram por formas de bloquear novas notificações. Mas se tomarmos o ocorrido do ponto de vista da visibilidade do serviço, pode-se afirmar que a política de notificações foi bem sucedida. Sem esse excesso de notificações, provavelmente o serviço não seria tão conhecido e essa matéria provavelmente não existiria.

E se você quiser saber mais sobre o serviço, acompanhe, abaixo, o vídeo de divulgação do serviço, (em inglês):

E você leitor? O que acha de serviços como o Silp? Acredita que ele pode oferecer o melhor emprego para você? Deixando de lado um pouco o erro deles em enviar notificações demais, você usaria um serviço como esse? O espaço de comentários é seu. Gostaríamos de ler suas opiniões.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares